quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Auto Relíquias - carros antigos - raridades

O Auto Relíquias Clube de São Gonçalo foi fundado em 22 de setembro de 1990, com o objetivo de reunir os proprietários de carros antigos que circulavam na cidade, e também, para resgatar a história esquecida do "Circuito de São Gonçalo" - 1909 -, a 1ª Corrida Oficial de Automóveis no Brasil, cujo resultado foi divulgado no Jornal Le Auto de Paris, pela repórter internacional Lucien Lousson. A 1ª Corrida de Automóveis, não oficial, ocorreu em São Paulo.
O filme da corrida de 1909, foi recuperado. Hoje, faz parte do acervo do Auto Relíquias - é considerado o filme mais antigo e preservado no Brasil -. Recebeu dois títulos importantes na Câmara Municipal de São Gonçalo: PATRIMÔNIO CULTURAL - Lei  nº 174- 80, de autoria do então vereador-professor José Augusto Abreu Nunes e UTILIDADE PÚBLICA - Lei nº 010/99, de autoria da então vereadora-professora Aparecida Panisset.
O Auto Relíquias Clube, presidido por Luiz Paiva, tradicionalmente, desfila pelas ruas de São Gonçalo no dia 22 de setembro, quando se comemora a passagem de aniversário de emancipação político-administrativa do município. Esse ano, mais uma vez estará presente.
Esse ano, o clube vai comemorar os seus 22 anos de fundação e, como no ano passado, realizará uma exposição dos seus carros antigos, no dia 23 de setembro, das 09h às 16 horas, no Comando da Tropa de Reforço dos Fuzileiros Navais, sediado na Ilha das Flores, às margens da Rodovia Niterói-Manilha (BR-101).
O preço cobrado pela entrada será de um quilo de alimento não perecível e, toda a arrecadação será destinada à uma instituição filantrópica de São Gonçalo.

ALGUNS VEÍCULOS

FORD 1929 - Participou de todas as novelas de época das TVs. Globo e Record. Atualmente aparece na novela "Gabriela", da TV Globo.
São Gonçalo, hoje, tem o maior acervo de carros Ford 29, do Estado do Rio de Janeiro.

UIRAPURU 66 - Veículo raríssimo, com mecânica e desenhos brasileiros. Foram produzidas apenas 90 unidades nos anos 60, sendo considerado o carro mais veloz construído em série no Brasil, tendo atingido 207 km horários de velocidade nos testes da Revista Quatro Rodas, na época.

IMPALA 59 - Veículo Artista. Participou de diversos filmes, clips e novelas, entre os quais, Xuxa Gêmeas, Cupido Trapalhão, BBB-12 - Festa do Cupido -. Do Encarte de Modas das Lojas Leader, com a atriz Juliana Paes. 
Recentemente, participou do Clip da Banda U2 - Walk On -, do cantor Bono Vox. Antes, havia participado do Clip da Banda Paralamas Hoje (na pista).

FORD FALAINE 59 - Participou dos filmes "Reis e Ratos"; "Madame de Cedro" e dos seriados da TV GLobo, "Engraçadinha" e "JK".

A CORRIDA - 1909

A primeira corrida oficial de automóveis no Brasil, foi realizada no município de São Gonçalo, no dia 19 de setembro de 1909. O percurso de 72 quilômetros foi percorrido por 16 automóveis, divididos em diversas categorias. Na principal, saiu vencedor o piloto Gastão de Almeida, com o carro Berliet AK 14, de fabricação francesa, no tempo de uma hora e quatro minutos.

O carro - o piloto Gastão de Almeida



Texto: Assueres Barbosa

Fonte: Auto Relíquias Clube de São Gonçalo

Fotos: Pedro de Albuquerque Maranhão - bisneto do mecânico do carro vencedor, Carlos Nunes Ferreira.  




terça-feira, 4 de setembro de 2012

Santiago de Compostela: um sonho realizado!.

  
                                                               Apóstolo Thiago  
                                                              Capela de Pedras


                                                        Escritor e poeta gonçalense
                                                                 Nelson Moreira          

Um sonho que durou 25 anos, foi finalmente realizado em 2007. O escritor e poeta gonçalense Nelson Moreira, membro da Igreja Nossa Senhora da Conceição, sediada no bairro Pachecos, percorreu a pé, durante 35 dias, os 800 kms do Caminho Santiago de Compostela, saindo de avião do Rio de Janeiro, com destino à Madrid, na Espanha, de onde seguiu viagem para Pamplona e a seguir para San Jean Pied de Port, na França.
O seu caminhar em direção a Santiago de Compostela começou, ao atravessar os Montes Pireneus, até chegar na primeira etapa de sua viagem, na cidade de Roncesvales, na Espanha, totalizando 25,07 kms, onde pernoitou pela primeira vez. 
Daí em diante, sempre caminhando, passou pelas cidades de Larrasoña, Pamplona, Puente de La Reina x Eunate, Estella, Los Arcos, Logroño, Nájera, Santo Domingo de Calzada, Belorado, San Juan de Ortega, Burgos, Hontanas, Boadilla Del Camino, Carrion de Lon Condes, Terradillo dos Templários, El Burgo Ranero, Leon Villar de Mazante, Astorga, Foncebadon, Ponterradam, O Cedreiro, Sarria, Portomarim, Palas do Rei, Aruzua, Arca e, por  fim, Santiago de Compostela.
O Caminho de Santiago de Compostela atravessa antigas calçadas romanas, pontes e cidades medievais, povoados e ermidas, além das mais grandiosas Catedrais da Europa. É aberto a todas as religiões seitas. Hoje, é um dos principais roteiros turísticos da espanha.

O Peregrino Nelson
Filiado à Associação Brasileira dos Amigos do Caminho de Santiago, Nelson Moreira, com a Credencial de Peregrino, pernoitou em albergues pelas cidades que passou, pagando um custo mínimo por hospedagem. Recebeu a primeira benção do Peregrino, em Roncesvales, após missa rezada em latim por padres locais, ao som de cânticos gregorianos. 
Depois, em Santiago de Compostela, no término de sua peregrinação, recebeu outra benção e a "Compostelana", um documento fornecido pela Igreja Católica a todos que cumprem o percurso. Para voltar ao Rio de Janeiro, Nelson viajou de trem, de Santiago à Madrid e depois, de avião.
Feliz, Nelson afirmou que "realizei um sonho que acalentei durante 25 anos. Fui em busca do auto-conhecimento, ao encontro da natureza, de outras línguas e culturas. Mas, o meu desenvolvimento interior só se completou, quando cheguei ao túmulo do Apóstolo Thiago, o Pescador".

História
Logo após a crucificação de Jesús, em Jerusalém, no início de Era Cristã, o Apóstolo Thiago, pescador do lago Tiberíades, irmão de João Evangelista, filho de Zebedeu e Salomé, escolheu a região da Ibéria, para pregar a palavra de Deus. Retornando à Palestina, sua terra natal, foi perseguido, preso e decapitado em Cesaréia,  a mando do Rei judaico Heródes Agripa, que não deixou que seu corpo fosse enterrado. 
Seus restos mortais, jogados fora dos muros da cidade, foram recolhidos pelos seus discípulos Atanásio e Theodoro, e levados para a cidade de Iria Flávia, hoje Padrón, às margens do Rio Ulla. Foi sepultado no bosque Libredón, hoje, região da Galícia, no ano 44 D.C.
Dez séculos depois, em 813, o seu jazigo foi descoberto, com o seu corpo totalmente intacto dentro de uma arca branca, totalmente coberta por conchas (vieiras). O local passou a ser conhecido como "El Campo de La Estrella" e ali, o Rei da Espanha, Afonso II, o "Casto", mandou erigir uma Capela de pedras e um Monastério. A partir de 951, começaram as  peregrinações ao túmulo de Thiago, e um guia de acesso foi escrito em 1131, pelo sacerdote francês Aymeric Picaud, por encomenda do Papa Calixto II.

Nota do Redator: 
Em um artigo anterior nesse blog, abordei o tema Santiago de Compostela. Lembrei-me depois, dessa viagem do escritor e poeta Nelson Moreira, que trouxe-me de Santiago, uma Vieira (concha branca), que guardo com carinho. 
Resolvi, então, republicar a matéria que escrevi no "Nosso Jornal de Notícias", em 2007.
Agradeço ao Mestre em Computação, Anderson Nunes, o envio das fotos que ilustram a matéria, bem como a minha Amiga, Márcia Sibélia, ambos do setor de Diagramação do Centro Cultural Joaquim Lavoura.
E, a professora Eliane, diretora da Biblioteca Municipal, e seus funcionários, que me possibilitaram a pesquisa em busca do antigo exemplar do jornal.
                                                                               

domingo, 2 de setembro de 2012

Minha bisneta Luciana: primeiro aniversário natalício

No último sábado, dia 1º de setembro de 2012, compareci a festa do primeiro aninho de vida, da minha bisneta, a bela e fofinha Luciana, filha de minha neta Luciana e seu esposo, Vitor, em uma casa de festas no Mutuá. Minha outra neta, Rayane Mary, recepcionou-me com muito carinho. 



                                                      Juliana, o bebê Luciana, Rayane e eu.

                                         
                                                            Minha bisneta Luciana


                                           Minha neta Juliana, a bisneta Luciana e a outra neta
                                            Rayane Mary.
                                         

                                       
                                          Fotos: Rayane Mary