segunda-feira, 24 de junho de 2013

Nelson Mandela segue lutando pela vida! - Falecimento

Líder negro e estadista da África do Sul

Nelson Mandela

18/07/1918, Mvezo, Transkei
Da Página 3 Pedagogia & Comunicação
[creditofoto]

Nelson Mandela foi um líder rebelde e, posteriormente, presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Seu nome verdadeiro é Rolihlahla Madiba Mandela. Principal representante do movimento antiapartheid, considerado pelo povo um guerreiro em luta pela liberdade, era tido pelo governo sul-africano como um terrorista e passou quase três décadas na cadeia.

De etnia Xhosa, Mandela nasceu num pequeno vilarejo na região do Transkei. Aos sete anos, Mandela tornou-se o primeiro membro da família a frequentar a escola, onde lhe foi dado o nome inglês "Nelson". Seu pai morreu logo depois e Nelson seguiu para uma escola próxima ao palácio do Regente. Seguindo as tradições Xhosa, ele foi iniciado na sociedade aos 16 anos, seguindo para o Instituto Clarkebury, onde estudou cultura ocidental.

Em 1934, Mandela mudou-se para Fort Beaufort, cidade com escolas que recebiam a maior parte da realeza Thembu, e ali se interessou pelo boxe e por corridas. Após se matricular, começou o curso para se tornar bacharel em direito na Universidade de Fort Hare, onde conheceu Oliver Tambo e iniciou uma longa amizade.

Ao final do primeiro ano, Mandela se envolveu com o movimento estudantil, num boicote contra as políticas universitárias, sendo expulso da universidade. Dali foi para Johanesburgo, onde terminou sua graduação na Universidade da África do Sul (UNISA) por correspondência. Continuou seus estudos de direito na Universidade de Witwatersrand.

Como jovem estudante do direito, Mandela se envolveu na oposição ao regime do apartheid, que negava aos negros (maioria da população), mestiços e indianos (uma expressiva colônia de imigrantes) direitos políticos, sociais e econômicos. Uniu-se ao Congresso Nacional Africano em 1942 e dois anos depois fundou, com Walter Sisulu e Oliver Tambo, entre outros, a Liga Jovem do CNA.

Depois da eleição de 1948 dar a vitória aos afrikaners (Partido Nacional), que apoiavam a política de segregação racial, Mandela tornou-se mais ativo no CNA, tomando parte do Congresso do Povo (1955) que divulgou a Carta da Liberdade – documento contendo um programa fundamental para a causa antiapartheid.

Comprometido de início apenas com atos não violentos, Mandela e seus colegas aceitaram recorrer às armas após o massacre de Sharpeville, em março de 1960, quando a polícia sul-africana atirou em manifestantes negros, matando 69 pessoas e ferindo 180.

Em 1961, ele se tornou comandante do braço armado do CNA, o chamado Umkhonto we Sizwe ("Lança da Nação", ou MK), fundado por ele e outros militantes. Mandela coordenou uma campanha de sabotagem contra alvos militares e do governo e viajou para o Marrocos e Etiópia para treinamento paramilitar.

Em agosto de 1962 Nelson Mandela foi preso após informes da CIA à polícia sul-africana, sendo sentenciado a cinco anos de prisão por viajar ilegalmente ao exterior e incentivar greves. Em 1964 foi condenado a prisão perpétua por sabotagem (o que Mandela admitiu) e por conspirar para ajudar outros países a invadir a África do Sul (o que Mandela nega).

No decorrer dos 27 anos que ficou preso, Mandela se tornou de tal modo associado à oposição ao apartheid que o clamor "Libertem Nelson Mandela" se tornou o lema das campanhas antiapartheid em vários países.

Durante os anos 1970, ele recusou uma revisão da pena e, em 1985, não aceitou a liberdade condicional em troca de não incentivar a luta armada. Mandela continuou na prisão até fevereiro de 1990, quando a campanha do CNA e a pressão internacional conseguiram que ele fosse libertado em 11 de fevereiro, aos 72 anos, por ordem do presidente Frederik Willem de Klerk.

Nelson Mandela e Frederik de Klerk dividiram o Prêmio Nobel da paz em 1993.

Como presidente do CNA (de julho de 1991 a dezembro de 1997) e primeiro presidente negro da África do Sul (de maio de 1994 a junho de 1999), Mandela comandou a transição do regime de minoria no comando, o apartheid, ganhando respeito internacional por sua luta em prol da reconciliação interna e externa.

Ele se casou três vezes. A primeira esposa de Mandela foi Evelyn Ntoko Mase, da qual se divorciou em 1957 após 13 anos de casamento. Depois se casou com Winnie Madikizela, e com ela ficou 38 anos, divorciando-se em 1996, com as divergências políticas entre o casal vindo a público. No seu 80º aniversário, Mandela casou-se com Graça Machel, viúva de Samora Machel, antigo presidente moçambicano.

Após o fim do mandato de presidente, em 1999, Mandela voltou-se para a causa de diversas organizações sociais e de direitos humanos. Ele recebeu muitas distinções no exterior, incluindo a Ordem de St. John, da rainha Elizabeth 2ª., a medalha presidencial da Liberdade, de George W. Bush, o Bharat Ratna (a distinção mais alta da Índia) e a Ordem do Canadá.

Em 2003, Mandela fez alguns pronunciamentos atacando a política externa do presidente norte-americano Bush. Ao mesmo tempo, ele anunciou seu apoio à campanha de arrecadação de fundos contra a AIDS chamada "46664" - seu número na época em que esteve na prisão.

Em junho de 2004, aos 85 anos, Mandela anunciou que se retiraria da vida pública. Fez uma exceção, no entanto, por seu compromisso em lutar contra a AIDS.

A comemoração de seu aniversário de 90 anos foi um ato público com shows, que ocorreu em Londres, em julho de 2008, e contou com a presença de artistas e celebridades engajadas nessa luta.
Texto e foto: Pedagogia & Comunicação - Uol.
N.R. Nelson Mandela segue internado em hospital e seu estado é crítico.

N.R. Infelizmente, perdemos o nosso querido lider Mandela, no último dia 5 de dezembro de 2013. As homenagens de todo o mundo foram infinitamente pequenas para a grandiosidade de sua trajetória de vida.

sábado, 15 de junho de 2013

Fotos antigas - São Gonçalo - 1985 - Governo Municipal Hairson Monteiro

São Gonçalo, 22 de setembro de 985

Desfile de aniversário da cidade, na Rua Dr. Feliciano Sodré
Show de Artistas, apresentado pelo radialista Waldir Vieira
Inauguração das obras de asfaltamento da Estrada de Santa Izabel
Eleição da Mais Bela Estudante Gonçalense


                                               Desfile Cívico-Colegial - Militar -
                                               Prefeito Hairson Monteiro e autoridades
                                               civis e militares e convidados no palanque      
                                               oficial - 22 de setembro -1985

                                                     
                                           Show de artistas, apresentado pelo radialista
                                           Waldir Vieira. Na última foto, o cantor
                                           Nelson Ned.

                                            Grande carreata no inauguração das obras
                                            de asfaltamento da Estrada de Santa Izabel

                                            Inauguração do asfaltamento da Estrada de
                                            Santa Izabel pelo Prefeito Hairson Monteiro

                                             Eleição de A Mais Bela Estudante Gonçalense
                                                 Andréa Rosa, do Colégio Paraiso -
                                                     Ginásio do Embaixadores.




                                  Nota do Redator: matérias publicadas na Revista A Gaivota        

Seminário de Língua Portuguesa tem Evanildo Bechara como conferencista

A Faculdade de Formação de Professores, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), campus São Gonçalo, será palco na próxima segunda-feira, dia 17, a partir das 10 horas, de um Seminário de Língua Portuguesa, cujo conferencista será o professor, gramático e filólogo brasileiro, Evanildo Cavalcante Bechara, Professor Titular e Emérito da Uerj e da Universidade Federal Fluminense (UFF); Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra; membro correspondente da Academia de Ciências de Lisboa; titular da Cadeira 16, da Academia Brasileira de Filologia; titular da Cadeira 33, da Academia Brasileira de Letras; É, ainda, o editor da Revista Confluência, dedicada a temas linguísticos, editada pelo Liceu Literário Português.
O professor Evanildo Bechara, é autor de várias das principais gramáticas da Língua Portuguesa, destinadas tanto ao público leigo, quanto a profissionais da área.
O Seminário, tem o objetivo geral de fornecer subsídios para aprimorar o desempenho funcional do servidor, quanto à escrita em Língua Portuguesa. Visa auxiliar o professor na execução do seu trabalho.
É uma realização da Prefeitura Municipal de São Gonçalo, através das Secretarias de Educação e do Trabalho, do Centro Municipal de Referência em Formação Continuada Prefeito Hairson Monteiro dos Santos, do Centro de Integração Empresa/Escola, da Academia Brasileira de Letras (ABL), da Academia Gonçalense de Letras, Artes e Ciências (Aglac), e, da UERJ/campus Patronato.
.

Complementando:

O Seminário realizado no auditório da UERJ-Patronato, constituiu-se em amplo sucesso. O conferencista, professor doutor Evanildo Bechara é realmente dono de inteligência incomum e vasto conhecimento da matéria. Durante mais de duas horas, prendeu a atenção de uma platéia, explicando as mudanças recentes na Língua Portuguesa. 
O tempo passou rapidamente e quem assistia o evento, ficou pesaroso (a) quando tudo terminou. 
Aplausos para a Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo e seus parceiros, por terem possibilitado a oportunidade de muitos ampliarem os seus conhecimentos, através de tão ilustre educador.

Nota do Redator
Senti-me honrado por ter sido o Mestre de Cerimônias de tão importante acontecimento.

terça-feira, 11 de junho de 2013

DIA DOS NAMORADOS - 12 de Junho.

O Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim, marca a união entre os casais enamorados, com a troca habitual de cartões e presentes, entre os quais, os mais habituais são bombons, perfumes, roupas, CD´s. Mas, nada mais romântico do que um jantar à luz de velas com o oferecimento, antes, de rosas vermelhas. Sem esquecer de um fino contreau... Hoje, esse romantismo quase não existe mais.
Voltemos a São Valentim. Era um bispo francês no final da Idade Média, que ousou contrariar as ordens do Imperador Cládio II que proibira o casamento dos jovens soldados para que eles fossem à guerra. Para piorar a situação, o bispo Valentim também casou-se. Foi, então, condenado a morte. A Igreja Católica considerou-o mártir. Muitos historiadores, porém, dizem que ele nunca foi canonizado.
O amor é simbolizado por um coração com a figura de Cupido,com asas. Mas, as lendas falam de Juno, a deusa do amor e do matrimônio.
Os ingleses e os franceses iniciaram as comemorações do Dia dos Namorados no Século XVII e nos Estados Unidos no Século XVIII.
A data é comemorada no Brasil no dia 12 de junho,véspera do Dia de Santo Antônio, considerado o Santo Casamenteiro. Crendices populares como colocar nomes em uma bacia de água para que saia o nome do futuro marido, furar com uma faca um pé de bananeira e amarrar a imagem de Santo Antônio, existem há muitos anos no Brasil. Se dão resultado, ninguém sabe...
Entre os amores célebres, podemos lembrar Adão e Eva, Sansão e Dalila, Isolda e Tristão, Romeu e Julieta, Cleópatra e Marco Antônio, Paulo e Virgínia.

Uma frase

"Nunca devemos julgar as pessoas que amamos. O amor que não é cego, não é amor".- Honoré de Balzac.

Nota do Redator.
Na minha modesta opinião, Dia dos Namorados (quando existe sentimento sincero) é todo dia. E, mesmo contando todos os relacionamentos e todas as comemorações, certamente haverá uma lembrança de alguém que foi especial, de alguém que por mais que tentemos, não conseguimos expulsar de nossa mente. Nem sempre a comemoração atual, supera uma que marcou momentos felizes e que são inesquecíveis.

Relembrando Emílio Santiago!.


                                                                           

                                                    Emilio Santiago 
                                                   Foto - Bol Noticias

Emílio Vitalino Santiago, foi um cantor da Música Popular Brasileira (MPB), de voz aveludada, postura em sua maneira de ser e educação refinada, que também cantou músicas internacionais dos mais variados ritmos, e que não pensava em ser cantor. 
Nasceu em 06 de dezembro de 1946, no Rio, e faleceu em 20 de março de 2013, aos 66 anos, vitima de acidente vascular cerebral, no Hospital Samaritano, onde estava internado desde o dia 07 de marco. Seu corpo foi velado na Camara Municipal e sepultado no Memorial do Carmo, no Rio.
Emilio, ingressou em 1970, na Faculdade Nacional de Direito, porque queria seguir a carreira diplomática, já que nos quadros do Itamaraty, não havia um só negro. Tornou-se cantor, porque colegas da faculdade o inscreveram, sem ele saber, no Festival de Música local. Obteve o primeiro lugar e daí prá frente, a sua carreira deslanchou, atingindo o auge inicial, quando chegou as finais do programa de tevê Flávio Cavalcanti. Venceu todos os concursos de música nos quais participou. 
Tornou-se, então, crooner da famosa Orquestra de Ed Lincoln e se apresentava, tambem, em boates e casas noturnas do Rio de Janeiro. Seu primeiro compacto foi lançado em 1973, pela Polydor, com as músicas "Transa de Amor" e "Saravá Nega", aparecendo nas paradas de sucesso.
Em 1975, na gravadora CID, o primeiro LP, com músicas de Ivan Lins, Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle. Foi para a Polygram e foi eleito Melhor Intérprete do Festival dos Festivais da Rede Globo, com a canção "Elís, Elís". Em 1988, seu LP Aquarela Brasileira, já pela Som Livre, vendeu 4 milhões de cópias. Também, em 1988, gravou o album "O Melhor das Aquarelas, ao vivo e o seu segundo DVD. Com o Aquarela Brasileira II, outro sucesso de vendagem com a música "Saigon", em destaque.
Gravou em 1995, "Perdido de Amor", do compositor Dick Farney e em 1996, um LP de Boleros (Dias de Luna). Em 2000, transferiu-se para a Sony Music e gravou um LP de Bossa Nova e um DVD, "Tributo a Gonzaguinha". Em 2001, o LP "Sorriso nos Lábios". Em 2003, "Tributo a João Donato".
Em 2012, Emílio Santiago ganhou o Prêmio "Grammy Latino", com o CD e o DVD, "Só danço o Samba" lançado pelo selo de sua propriedade, o "Santiago Music". 
Durante toda sua carreira, ganhou diversos prêmios, entre os quais, o Festival de MPB-Shell - Melhor Canção (1982); em 1985, o Festival dos Festivais da Rede Globo - Melhor Intérprete -, com a canção "Elis, Elis"; Prêmios "Sharp" de Música, em 1990 e 1991; Prêmio "Tim", , em 2003 e em 2008; Melhor cantor da MPB, em 2011; 
Gravou em toda a sua carreira, 273 músicas, entre as quais: A Lua e Eu, Insensatez, Lança Perfume, Liberdade, Liberdade, Alguém como Tu, Alguém Me Disse, Marina, Manhã de carnaval, Andança, Anos Dourados, As Rosas Não Falam, Meu Bem, Meu Mal, Assim Caminha a Humanidade, Blue Gardênia, My Way, Chão de Estrelas, Chove Lá Fora, Papel Machê, Strangers In The Night, Tereza da Praia, Wave, Verdade Chinesa, Universo no Teu Corpo, Eu e a Brisa e Eu Não Existo Sem Você.

 

sábado, 8 de junho de 2013

Vultos ilustres do município de São Gonçalo - RJ- (segundo o escritor Luiz Palmier).

 Personagens da história do município de São Gonçalo de Amarante -RJ

Visconde de Beaurepaire Rohan - Henrique de Beaurepaire-Rohan (francês)


Vice-Almirante Teodoro de Beaurepaire-Rohan - francês)

General de Exército Luiz de Beaurepaire-Rohan (francês)

Gonçalo Gonçalves - Dono de uma sesmaria, às margens do Rio Guaxindiba, construiu ali a primeira Capela do município.

Cônego Goulart - João Ferreira Goulart - Senador e Deputado Estadual

Genserico Ribeiro - médico- jornalista

Domingos Marques de Gouveia - professor - coletor federal

Manoel Antonio da Costa - médico - vereador geral -

Francisco Tavares - médico-

Orlando Rangel - médico - 

Barão de São Gonçalo - Belarmino Ricardo Siqueira -

Irmãos Gianelli - Carlos e Leopoldo - Carlos conseguiu a concessão para uma linha de bondes, fazendo o percurso Neves - Alcântara (doze quilômetros). E, Leopoldo deu continuidade ao trabalho do seu irmão.

José Alves de Azevedo - Zé Garoto - comerciante. Seu apelido tornou popular a Praça 

Estephânia de Carvalho, e até hoje, todos a chamam de Praça do Zé Garoto.

Luiz Palmier - médico, escritor ( é dele, a mais importante obra literária sobre o município de São Gonçalo), jornalista, historiador, vereador, deputado estadual. Catedrático de Microbiologia da Faculdade de Farmácia e Odontologia do Estado do Rio.

Belarmino de Mattos - o Velho Capitão -- jornalista, fundou os Jornais A Gazeta e O São Gonçalo, bem como o Hospital da cidade, o Centro de Puericultura, Asilo Amor ao Próximo, Academia Fluminense de Cultura, Liga Gonçalense de Desportos, Sociedade Musical Santa Cecília e a Associação Comercial.

Estephânia de Carvalho - professora, foi a pioneira do ensino secundário no município, fundando o Colégio São Gonçalo, um dos mais tradicionais da cidade. Participava de todos os movimentos filantrópicos e sociais.

Nicanor Ferreira Nunes - vereador, prefeito, fundador do Lions Clube São Gonçalo.

Aécio Nanci - médico, diretor-presidente da Casa de Saúde São José - a primeira do gênero no município ´-, deputado estadual por diversas legislaturas e prefeito. Fundador do Tamoio Futebol Clube, um dos mais importantes clubes sócios-recreativos da cidade.

Geremias de Mattos Fontes - vereador, prefeito, deputado federal, presidente da ARENA nacional, governador. Fundador da S-8, clínica de apoio a dependentes de drogas.

Hairson Monteiro dos Santos - prefeito, deputado estadual, diretor da LBA-SG, construiu o Centro Cultural Joaquim Lavoura e promoveu o asfaltamento da Estrada de Santa Izabel e da Avenida Albino Imparato.

Outros nomes
Podem ainda serem citados como grandes benfeitores de São Gonçalo: Armando Gonçalves (professor, advogado, poeta e jornalista; 
Edival Ramosa (artista plástico);
Alberto Silva (poeta); 
Joaquim Peixoto (poeta e jornalista); 
Aureliano de Souza e Oliveira Coutinho, o Visconde de Sepetiba; 
General Antonio Luiz Rodrigues; 
Mariano Garcia (operário, jornalista, líder trabalhista); 
Euclides Pereira Ninho (advogado); 
Walter Orlandini (Escrivão de Paz, deputado estadual; 
José Newton Batista Pereira (que foi Arcebispo de Brasília); 
José Mariano Gonçalves (fazendeiro em Santa Izabel, político); 
Vicente Sodré (major, poeta, jornalista, pintor, inventor); 
Vicente Licínio Cardoso, foi prefeito, engenheiro, construiu o Grupo Escolar Nilo Peçanha; 
Felício Palmier, pai do escritor Luiz Palmier, foi chefe de obras na construção do Hospital São Gonçalo, sem nenhuma remuneração financeira. Seu nome está colocado em uma das enfermarias do hospital; 
Manoel Antunes, Juiz de Paz do 3º Distrito, farmacêutico; 
Samuel Cardoso, farmacêutico no Alcântara. Terminou por se eleger prefeito do município de Cachoeiras de Macacu; 
Anísio Monteiro, médico, farmacêutico, jornalista, poeta. Residiu no Alcântara; 
Professor José Joaquim de Assiz Silva - participou de todos os movimentos cívico-culturais de São Gonçalo, na segunda metade do século XIX; 
Antenor Martins - fazendeiro no 2º Distrito, (Fazenda de Ipiíba), vereador;
Jayme dos Santos Figueiredo - advogado, vereador, deputado estadual, foi um dos fundadores do bairro Paraíso, um dos mais importantes do município;
Vicente de Lima Cleto - Agricultor, desportista, político. Fundou o Clube Atlético Mutondo; 
Oscar Martins Silvares - Político, vereador, fundador da Liga Gonçalense de Desportos. Albertina Campos - professora, diretora por diversos anos do Grupo Escola Nilo Peçanha, presidente da Associação do Hospital São Gonçalo; 
Armando Leão Ferreira- o médico dos pobres, vereador, vice-prefeito.
Aída de Souza Faria - professora, jornalista, advogada, escritora, a primeira mulher eleita vereadora em São Gonçalo.

A completar...



º 









São Gonçalo - Estado do Rio de Janeiro - Brasil - 2013

                                                      Município de São Gonçalo - RJ

Padroeiro - São Gonçalo do Amarante.

                                                        Desenvolvimento

Paróquia - Alvará de 10 de fevereiro de 1647

Distrito da Vila Real da Praia Grande - 10 de maio de 1819

Vila e Município - (criação) - 22 de setembro de 1890

Instalação do Município - 12 de outubro de 1890

Supressão do Município - 8 de maio de 1892

Comarca - 23 de agosto de 1921

Restauração - 17 de dezembro de 1922

Cidade - 20 de novembro de 1922

Área - 248,4 km² - Ano 2010-

2º município mais populoso do RJ - 2012 - 1.016.128 habitantes

14º município mais populoso do Brasil - 1.016.128 habitantes

Total de eleitores (2012) - 665.326 - 2º Colégio Eleitoral do RJ.

Distritos

São Gonçalo - 1º 

Ipiíba - 2º

Monjolos - 3º

Neves - 4º

Sete Pontes - 5º

Limites

Norte e Nordeste - Itaboraí

Sul - Niterói e Maricá

Leste - Maricá e Itaboraí

Oeste - Niterói - Baía de Guanabara - Rio 

Sudoeste - Niterói

terça-feira, 4 de junho de 2013

Relembrando MAYSA...


                                                                           

                                                                    Maysa
                                                  Foto: famosos que partiram.com


Maysa Figueira Monjardim, neta do Barão de Monjardim, que se tornou Maysa Matarazzo, ao casar-se aos 17 anos (1953), com o conde e empresário André Matarazzo, de tradicional família italiana, foi uma cantora de voz aveludada na qual exprimia enorme romantismo, compositora e atriz, que nasceu em 06 de  junho de 1936 - uns dizem que no Rio, outros que em São Paulo -,que faleceu em um desastre automobilístico, às 17 horas, em 22 de janeiro de 1977, na Ponte Rio-Niterói, ao bater com seu carro, uma Brasília Azul, na mureta,  próxima à Praça do Pedágio.
Maysa começou a sua carreira, após o empresário musical, Roberto Côrte Real, tê-la visto cantar em uma reunião familiar. Seu primeiro disco, gravado em 1956, teve a sua renda revertida para causas beneficentes. Com o sucesso, o seu casamento naufragou, porque seu marido não concordava com a carreira de cantora. Assim, ocorreu o desquite em 1957, após o grande sucesso da canção "Ouça" -letra e música de sua autoria-. Seguiu-se outro grande sucesso de vendas, a música "Meu Mundo Caiu", em 1958, também de sua autoria.
Sua carreira deslanchou, e ainda em 1958, foi eleita a melhor cantora do Brasil, pelo Jornal O Gobo e o Clube dos Cronistas de de Discos, recebendo ainda os Troféus Roquete Pinto e Chico Viola, tornando-se a mais bem paga cantora do país. Gravou no total, 264 músicas, 18 albuns de Estúdio e 2 álbuns ao Vivo, entre 1964 e 1969.
Ao se casar, outra vez, com o empresário espanhol Miguel Azanza, foi residir na Espanha, onde viveu durante algum tempo até que a união terminou. Voltou ao Brasil e, reiniciou a sua carreira. Em 1960, fez uma excursão vitoriosa no Japão, e em 1963, apresentou-se em um Concerto no Olimpiá de Paris, a mais famosa casa de shows, do país. Em 1966, participou do II Festival de MPB, da TV Record.
Seguiram-se, a partir daí, shows de muito sucesso em casas noturnas, como o Canecão, Teatro do Copacabana Palace e o Number One, no Rio, e, Cave e Oásis, em São Paulo.
Em 1970, Maysa passou a atuar como atriz, em tele-novelas, como "O Cafona", da TV Globo e "Bel Ami", da TV Tupi.
Maysa casou-se, ainda, vezes: com o maestro Júlio Medaglia. com o compositor Ronaldo Bôscoli; quando de sua morte, estava casada com o ator Carlos Alberto, que foi Secretário de Turismo de Maricá. Mas, só teve um filho: o hoje, diretor de TV, Jayme Monjardim, no seu primeiro casamento.
Em 1972,  Maysa, desgostosa com as críticas que a apontavam como dependente de anfetaminas e do álcool, entrou em depressão, e abandonou a carreira, indo morar no município de Maricá, com o seu marido, Carlos Alberto. Quando do desastre, dirigia-se para a sua residência...
Entre as músicas que cantou com muito sucesso, podem ser citadas: "Ouça" (1956); "Meu Mundo Caiu" (1958); "Água de Beber" (1959),de Tom Jobim; "Hino Amor", uma versão de autoria da cantora e compositora francesa, Edith Piaf e da compositora Marguerite Monnot; "Alguém Me Disse" (1960), de Evaldo Gouvêa e Jair Amorim; "O Barquinho" (1964), de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli.

N.R. Maysa foi um dos maiores nomes da música popular brasileira. Uma perda lamentável!. Mas, a sua voz, o seu carisma, a sua beleza, jamais serão esquecidos pelos seus milhares de admiradores.
Tive a oportunidade de conhecê-la e até mesmo de visitá-la em sua casa, no município de Maricá. Também,  cheguei no local do acidente, na Ponte Rio-Niterói, e fiz a cobertura (infelizmente) de sua morte.