domingo, 20 de julho de 2014

DIA DO AMIGO!.

Por generosidade de meus Amigos jornalistas Ary Lopes (Diretor de Redação) e Dayse Alvarenga Alvarenga, o Jornal O SÃO GONÇALO publicou matéria alusiva ao DIA DO AMIGO, focalizando este amigo de vocês, e o meu Irmão, Josias Avila Junior. Sinto-me agradecido e honrado!. — 

Jornal O SÃO GONÇALO

Edição do dia 20 de Julho de 2014

                                         DIA DO AMIGO                                                               
                         ASSUERES BARBOSA E JOSIAS ÁVILA


AMIGOS PARA SEMPRE


NOTA DO REDATOR
Texto chamada na primeira página. Reportagem de Marcela Freitas. Fotos: repórter fotográfico Alex Ramos, aos quais agradeço.


sexta-feira, 18 de julho de 2014

CAREQUINHA: 100 ANOS DE IDADE. Se vivo fosse...


                                                                 
                                                                     
                                                                  CAREQUINHA


100 Anos de idade!.
Conhecido em todo o País e no exterior, como o Palhaço Carequinha, o cidadão George Savalla Gomes, nasceu no município de Rio Bonito, em 18 de julho de 1914, mas só foi registrado no município de São Gonçalo, em 18 de julho de 1915, e faleceu em 5 de abril de 2006). Sua fama atingiu níveis muito altos, pela sua capacidade de divertir adultos e crianças, durante várias gerações.
Carequinha foi filho de uma família circense. Seus pais eram os trapezistas Elisa Savalla e Lázaro Gomes. Ele nasceu em plena apresentação de sua mãe, exibindo-se em um trapézio e, aos 5 anos de idade, já trabalhava como palhaço, em Carangola, Minas Gerais.
Aos 12 anos, já era um perfeito profissional. Sua carreira como artista, no entanto, começou como cantor na extinta Rádio Maurink Veiga. Depois, estreou na Tv Tupi, no programa "Circo Bombril" (mais tarde, Circo do Carequinha), ficando no ar por 16 anos, nas décadas 1950 e 1960.
Trabalhou também na Tv Piratini, Tv Gaúcha e na Tv Difusora, em Porto Alegre, e na Tv Curitiba, no Paraná. Sua troupe era integrada pelos palhaços Fred, Zumbi, Meio Quilo, entre outros. Na TV Globo, fez parte do programa "Escolinha do Professor Raimundo", de Chico Anísio e da novela "As Três Marias".
Gravou 26 discos, fez filmes e colocou sua marca em diversos produtos infantis.
Seu vasto repertório musical, quase integralmente formado por cantigas de roda, constitui hoje, clássicos da música infanto-juvenil, folclórica e carnavalesca. Dentre elas, destacam-se "O bom menino não faz pipi na cama", "Sapo Cururu", "Marcha Soldado", "Escravos de Jó", "Samba Lelê", e dezenas de outros.
Seu principal bordão, entre acrobacias e saltos, era a frase "Tá certo ou não tá",
Faleceu em sua casa, vitima de problemas cardíacos, no bairro Zé Garoto, em São Gonçalo, aos 90 anos de idade, sendo seu corpo velado no Centro Cultural Joaquim Lavoura, e foi sepultado no Cemitério de São Gonçalo.
Sua frase mais famosa: "Gosto daqui (bairro Zé Garoto), E, além do mais, moro perto do cemitério. Quando eu morrer não vou dar trabalho a ninguém. Vou a pé para lá".
Carequinha atravessou diversas gerações como ídolo das crianças e até mesmo dos adultos. Fez shows para diversos presidentes, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e João Goulart e Fernando Henrique Cardoso, de quem recebeu uma condecoração.
Nota do Redator: Tive a honra de ser seu Amigo pessoal, de ter apresentado diversos dos seus shows e de ter conduzido o Cerimonial de sua despedida dessa Terra.