terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

WHITNEY HOUSTON - Série Grandes Cantores

                                                   
                                                     Whitney (Rachel) e Kevin (Frank)
                                                     
                                                     Foto: Wikipédia: 

Whitney Elizabeth Houston, foi uma cantora norte-americana pop, gospel, modelo  e atriz, que nasceu em Newark, Nova Jérsia, no dia 09 de agosto de 1963 e, faleceu em Beverly Hills, Califórnia, aos 49 anos de idade, no dia 11 de fevereiro de 2012.
Entre os filmes dos quais participou, sem dúvida alguma, o que a consagrou, foi "O Guarda Costas", onde contracenou com o ator Kevi Costner. Seu personagem, a cantora Rachel Marron, vivia recebendo cartas ameaçadoras anônimas, e o ex-agente do Serviço Secreto Frank Farmer (Kevin) foi contratado para protegê-la.
A canção "I Will Always Love You", música principal da trilha sonora do filme, alcançou invulgar sucesso e vendeu milhões de cópias em todo o mundo. Whitney gravou 270 músicas durante a sua carreira, podendo serem citadas: "Impossible", "My Love", "I Look To You", "I Have Nothing" e "Greatest Love Of All (que em 1985, vendeu 25 milhões de discos).
O seu sucesso lhe rendeu 2 Emmys, 6 Grammys, 30 Bilboard e 22 American Musics. Obteve 425 prêmios e vendeu 200 milhões de discos. 
Sua morte não ficou muito bem explicada, pois inicialmente dado o seu envolvimento com bebidas e drogas, aventou-se a possibilidade de que fosse por ingestão de crack. Porém, a autópsia realizada não chegou à nenhuma conclusão, a não ser problemas respiratórios.
De qualquer modo, a sua morte não empana o brilho da carreira de Whitney Houston, certamente, uma das maiores cantoras de todos os tempos. E, muito bela, por sinal.

NAT KING COLE - Série Grandes Cantores



                                                                 
                                                                    Nat King Cole
                                                 Foto: wikipedia.org/wikipedia/nat king cole

Nathaniel Adams Coles!. Pelo nome verdadeiro, ninguém conhece. Mas, o cantor norte-americano de jazz, swing, blues e de boleros, NAT KING COLE foi (e é, até hoje), referência maior para que gosta da boa música.
Nat, que tocava com enorme categoria, piano, baixo, guitarra e que com a sua voz melodiosa interpretava belas páginas musicais, nasceu em 17 de março de 1919, em Montgomery, Alabama, nos Estados Unidos e, faleceu em 15 de fevereiro de 1965, em Santa Mônica, Alabama, vitima de um câncer.
Seu apelido foi oriundo de uma antiga cantiga de roda inglesa, "Old King Cole". Filho do açougueiro, que era pastor de uma Igreja Batista, Don Edwards Coles, tomou gosto pela música, muito bem cedo.
Casou-se duas vezes: com Nadine Robinson (1937/1948) e com Maria Cole (1948/1965). Teve uma  filha, a cantora Natalie Cole. Após a sua morte, os técnicos em computação gravaram a música "Unforgettable", um dueto maravilhoso entre ele e a sua filha.
Trabalhou em diversos filmes, entre os quais "Cat Balou", "Kiss Me Deadly", "Istambul" e "Citizen Kane" e, gravou 600 músicas, com destaque para "Straighten Uo And Fly Right' (que em 1943, vendeu 500 mil cópias). E, mais sucessos, como: "Smile", "Sain´t Louís Blues", "Fascination", "Bailerina", "Too Young", "All The Way", "When Fall In Love", "Love", "Mona Lisa", "Nature Boy".
Obteve enorme sucesso, quando gravou um disco em espanhol, com as músicas "Cachito Mio", "Quizás, Quizás, Quizás", "Perfídia", "Ansiedad", "El Bodeguero".
Nat King Cole teve uma vida tumultuada, no combate ao racismo. Foi impedido de se hospedar no Hotel nacional, em Cuba, e no Alabama, a Klu Klux Klan impediu que realizasse shows. Hoje, em Cuba, exkiste um busto em sua homenagem.
Pontos altos de sua carreira: quando apresentou na NBC -TV, em 1956, o programa "The Nat King Cole Show"; quando se apresentou em abril de 1959, no Maranãzinho, para 11 mil pessoas, e no ginásio do Tijuca Tênis Clube; em 1960, no antigo Teatro Paramount, em São Paulo e no Golden Room do Copacabana  Palace, e em um almoço com o então presidente Juscelino Kubitschek, no Palácio Laranjeiras.

N.R. Também estive no show de Nat King Cole, no Maracãzinho. Uma recordação maravilhosa. No meu celular, está a canção "Unforgettable"com Nat e sua filha Natalie.

FRANK SINATRA - Série Grandes Cantores


                                                                       
                                                      Frank Sinatra - 1980 - Maracanã
                                                Foto: www.folha.uol.com.br/fsp/ilustrada

Frank Sinatra - Francis Albert - foi um grande ator e cantor norte-americano, nascido em Los Angeles, em 12 de dezembro de 1915 e falecido em 14 de maio de 1998, na Califórnia - Hollywood.
Iniciou a sua carreira, cantando em boates, até que a sua fama de excelente cantor o consagrou como "The Voice" - A Voz -. Foi crooner da Orquestra de Tommy Dorsey e do conjunto de Harry James, famosos na época.
No cinema, Frank estrelou 50 filmes, entre os quais: " High Society", "Marujos do Amor", "O Poderoso Chefão". Mas, foi o seu desempenho magistral em "A um passo da eternidade" que lhe rendeu um Oscar.
Como cantor, gravou 1.161 músicas, que até hoje são relembradas, entre as quais, as de maior destaque: "New York, New York"; "My Way"; "Let Me Tray Again"; "All The Way"; "I Left My Heart In San Francisco"; "The Shadow Of Your Smile"; "Night And Day". Com o compositor brasileiro Tom Jobim, interpretou "Garota de Ipanema" e "Corcovado".
Sua carreira famosa foi recheada de acusações de envolvimento com a Máfia, que teria ajudado no desenvolvimento de sua carreira. Foi casado com Nanci Barbato, com as atrizes Ava Gardner e Mia Farrow, mas terminou os seus dias com Bárbara Marx. Teve três filhos: Frank Sinatra Jr, e as cantoras Nanci Sinatra e Tina Sinatra.
Amigo pessoal do então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, falou-se num envolvimento amoroso de Sinatra com a atriz Marylin Monroe, apontada na época, como namorada de Kennedy.
Um dos pontos altos da carreira artística de Frank Sinatra, foi a sua apresentação no Maracanã (Rio de Janeiro), em 26 de janeiro de 1980, perante um público de 170 mil pessoas (recorde incluído no Guiness Book). O show foi organizado pela empresa Art Plan, do empresário musical Roberto Medina.

N.R. Compareci ao show de Frank Sinatra, naquela noite memorável. Também, com as músicas de Sinatra, dancei desde aprendi os primeiros passos, e danço até hoje, principalmente com a famosa Orquestra Tabajara, do saudoso Maestro Severino Araújo.
Minha música preferida é "New York, New York", que é o toque de chamada do meu celular, que me relembra um amor do passado.