domingo, 17 de outubro de 2010

Igreja Católica tem seis novos santos

Cidade do Vaticano, 17 out (EFE).- O papa Bento XVI proclamou hoje seis novos santos, entre eles a australiana Mary Hellen Mackillop (1842-1909) e o canadense Alfred Bessette (1845-1937), os primeiros de seus países, em cerimônia na qual ressaltou a necessidade de rezar sempre, "sem se cansar".
Os outros santos são a freira espanhola Cándida María de Jesús (1845-1912), fundadora das Filhas de Jesus, o polonês Stanislaw Soltys Kazimierczyk (1433-1489), sacerdote dos Canônicos Regulares Lateranenses, e as freiras Giulia Salzano (1846-1929), fundadora da Congregação das Irmãs Catequistas do Sagrado Coração, e Camilla Battista da Varano (1458-1524), da Ordem de Santa Clara.
Diante de aproximadamente 100 mil pessoas, Bento XVI celebrou a oitava cerimônia de canonizações em seus cinco anos de Pontificado, das quais sete foram no Vaticano e uma no Brasil, em maio de 2007, quando Frei Galvão foi proclamado santo.
Com os seis de hoje, já são 34 os santos canonizados desde 2005, período no qual o papa também beatificou 600 fiéis, em sua maioria, espanhóis.
O papa Ratzinger disse que hoje foi renovada a festa da santidade e que os seis novos santos lembram que, diante de uma ofensa "deve haver justiça, mas sobretudo rezar, sempre, sem se cansar".
"Muitas vezes nos cansamos de rezar, temos a impressão de que prece não ser útil para a vida, que é pouco eficaz. Por isso, muitas vezes estamos tentados a empregar todos os meios humanos para alcançar nossos objetivos e não recorremos a Deus. Jesus, pelo contrário, afirma que é necessário rezar sempre", afirmou.
Bento XVI ressaltou, ainda: "Deus é a generosidade personificada e é misericordioso, sempre está disposto a escutar as preces, e não é preciso se desesperar. Temos de insistir sempre na reza".
Sobre os novos santos, o pontífice os pôs como modelo a seguir. Sobre Cándida María de Jesús, destacou sua vida voltada somente para Deus e destacou a criação das Filhas de Jesus, presentes em 17 países e que contam com 1.500 irmãs.
De Mary Hellen Mackillop, exaltou sua dedicação à educação das jovens pobres em uma Austrália rural. A nova santa chegou a enfrentar a hierarquia católica de seu país e foi excomungada, embora apenas temporariamente, pelo bispo de Adelaide por denunciar um padre pedófilo. O papa não citou esse episódio, mas ressaltou os inúmeros desafios que as freiras têm que enfrentar.
Do primeiro santo canadense, da Congregação da Santa Cruz, que foi porteiro do colégio Notre Dame, em Montreal, destacou que conheceu o sofrimento e a fome, manifestou uma caridade ilimitada e se dedicou a aliviar o sofrimento de pessoas que se aproximavam dele.
Por fim, sobre o santo polonês, salientou que toda sua vida esteve ligada à eucaristia, enquanto, das santas italianas, exaltou a união da preparação pedagógica ao fervor espiritual de Giulia Salzano e o trabalho para reformar a espiritualidade feminina de Camilla Battista de Varano.
A missa teve a presença de 185 prelados do Oriente Médio que assistem no Vaticano ao Sínodo de Bispos para essa região do mundo, onde os cristãos são 1,6 % da população.
A delegação da Polônia foi liderada pelo presidente do país, Bronislaw Komorowski; a espanhola, pelo Secretário de Estado de Justiça, Juan Carlos Campo Moreno; a do Canadá, pelo ministro de Assuntos Exteriores, Lawrence Cannon; a da Austrália, também pelo titular de Exteriores, Kevind Rudd, e a italiana, pelo subsecretário da Presidência do Governo, Gianni Letta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário