quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Obrigado, prefeita Aparecida Panisset!


A professora de História, Aparecida Panisset desde que assumiu a Prefeitura Municipal de São Gonçalo, tem dado mostras de uma enorme consideração com esse modesto jornalista. Assim que foi eleita em outubro de 2004, em primeiro turno, convidou-me a participar do seu governo e, pediu-me que ajudasse a organizar a solenidade de sua posse. E, foi o que fiz no dia 1º de janeiro de 2005, como Mestre de Cerimonial da PMSG.
Mas, o que mais emocionou-me foram suas palavras: "não estou convidando-o pelo nosso antigo conhecimento!. Por nossa antiga amizade! Mas, sim, pela sua credibilidade como jornalista em nossa cidade". O professor Eugênio Abreu, atual secretário-chefe de Gabinete, foi testemunha do fato.
Mais tarde, já prefeita, Aparecida Panisset nomearia meu filho Fabrício Rodrigues da Silva para o Departamento de Fiscalização Urbana (DFU), ele, filho de sua antiga colega (e minha ex-esposa) no Curso Normal do Colégio Paraiso, Maria da Conceição (falecida). Fabrício, hoje, reside em Manaus, onde trabalha e cursa História na Universidade do Norte (UNINORTE).
Em outubro de 2007, Aparecida foi reeleita prefeita de São Gonçalo, em outubro, em primeiro noturno, com uma votação de mais de 240 mil votos. Mais, uma vez, em 1º de janeiro de 2009, voltei a apresentar a sua solenidade de posse.
Recentemente, em 23 de setembro de 2010, a prefeita Aparecida Panisset mandou o Cerimonial organizar uma festa em comemoração aos meus 50 anos de jornalismo e locução no Estado do Rio de Janeiro, dos quais, 40 anos em SG. Uma fina recepção oferecida por ela e seu irmão, o deputado estadual Márcio Panisset, com direito a coquetel, apresentação da Orquestra Municipal e entrega de um belissimo Cartão de Prata, com os dizeres: "Assueres Barbosa da Silva: "Com o seu trabalho, a notícia rompe barreiras e voa pelo mundo levando a todos o bem mais precioso da atualidade: a informação".
No último dia 12 de novembro, quando a prefeita Aparecida Panisset comemorou mais uma data natalícia, determinou que eu fosse a sua festa, embora o evento fosse reservado para secretários, vereadores e subsecretários. E recebeu-me carinhosamente! Foto: Sandro Seixas.

Lembrança
A minha amizade com a prefeita Aparecida Panisset data de muito tempo. Ao longo dos anos, sempre estivemos juntos, trabalhando: quando coordenadora no Colégio Célia Peniche; quando chefe de gabinete da Presidência da Câmara Municipal de São Gonçalo; subsecretária de Educação; vereadora por dois mandatos legislativos; deputada estadual; prefeita por dois mandatos consecutivos.
Sinto-me honrado por essa amizade e muito grato por tudo que fez (e, faz) por mim!

domingo, 14 de novembro de 2010

Rancho dos Sonhos










O Rancho dos Sonhos, localizado em Rio do Ouro, São Gonçalo, na antiga Estrada de Ferro, atual Rodovia Amaral Peixoto, pertence à família do proprietário, Dr. Jarbas Câmara Pache de Faria, desde 1958, tendo como objetivos: oferecer área de lazer para eventos, criar cabras e produzir queijos. Com 70.000m² e espaço para reunir até 250 pessoas, o Rancho tem ainda uma grande piscina, campo de futebol, sauna, vestiário, churrasqueira, cozinha e salão coberto.

Novidade! Para quem gosta de aventura, a tirolesa do Rancho dos Sonhos já foi inaugurada. Ela conta com uma equipe de três bombeiros capacitados a dar suporte e segurança aos praticantes.

Um dos seus pontos altos é a criação de cabras que produz leite para venda, do qual são feitos também queijos, cujos benefícios são os seguintes: contendo pequenos glóbulos de lipídios e a ausência de aglutinina, substância que une as partículas gordurosas, o leite caprino facilita o processo digestivo de crianças e idosos.Os glóbulos de lipídios do leite caprino têm em sua composição duas vezes mais ácidos capróico, caprílico e cáprico do que o leite bovino. Estes ácidos são eficazes nos tratamentos de pacientes com síndrome de má-absorção de alimentos e distúrbios intestinais.

Diabetes: À presença da substância bio-ativa, IGF-1, no leite caprino, é um estimulante natural de produção de insulina (hormônio responsável pela metabolização do áçucar no organismo).Intolerância: Nos casos de crianças sensíveis ao consumo do leite bovino, o leite caprino é indicado devido a sua estrutura diferenciada, pois possui caseína-b, caseína alfa-s2.

Alergia: Um satisfatório substituto do leite bovino, o leite de cabra é indicado em casos de crianças e adultos alérgicos às proteínas do leite de vaca. Pois possui baixíssimas taxas de caseína alfa-s1 e lacto-albumina em sua composição.ulos de lipídios e a ausência de aglutinina, substância que une as partículas gordurosas, o leite caprino facilita o processo digestivo.

Os glóbulos de lipídios do leite caprino têm em sua composição duas vezes mais ácidos capróico, caprílico e cáprico do que o leite bovino. Estes ácidos são eficazes nos tratamentos de pacientes com síndrome de má-absorção de alimentos e distúrbios intestinais.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Uma mulher na presidência do Brasil: Dilma

Dilma Rousseff (PT) é a primeira mulher eleita presidente do Brasil. A candidata do presidente Lula, na eleição do último dia 31, em segundo turno, obteve nas urnas 55 milhões, 752 mil e 529 votos (56,0%), e derrotou José Serra (PSDB), que recebeu 43 milhões, 711 mil e 388 votos (44,0%). 106 milhões, 572 mil e 829 eleitores foram às urnas, enquanto 29 milhões, 181 mil e 634 (21,49%) deixaram de votar. No primeiro turno, abstiveram-se de votar, 18,12%.
Dilma, nascida em 14 de dezembro de 1947, em Belo Horizonte, Minas Gerais, na década de 70, foi presa por combater a ditadura militar e ficou três anos presa, sendo torturada. Na carreira pública: secretária municipal de Fazenda, de Porto Alegre (1986/1988); presidente da Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul (1991/1993); secretária de Energia, Minas e Comunicação do Rio Grande do Sul (1993/1994 e (1999/2002).
No Governo Lula, foi ministra da Casa Civil, até sair para se candidatar à presidência.

Transição
Dilma Rousseff, após a sua vitória, já definiu a equipe de transição de governo: o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci e o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, cuidarão da parte institucional; o presidente do PT, José Eduardo Dutra e o deputado José Eduardo Cardozo (PT/SP) vão coversar com os partidos da coligação que apoiou Dilma; e, o assessor especial da presidência, Marco Aurélio Garcia, se incumbirá da área internacional, com Clara Ant, responsável pelo banco de dados da campanha.