terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Turismo pelo Estado do Rio de Janeiro - Municípios fluminenses - Parte III -

No sábado, dia 14 de janeiro de 2012, pegamos mais uma vez a estrada. Eu, Assuéres, Fabrício, Carol, Felipe e Clarinha. Dessa vez em direção à Região Serrana e o Centro-Norte Fluminense visitando os municípios de Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo, (Banquete, 3º Distrito de Bom Jardim), Bom Jardim, Cordeiro, Cantagalo, Macuco, Santa Maria Madalena e Conceição de Macabu.
No domingo, dia 15 de janeiro de 2012, São Vicente de Paulo, distrito do município de Araruama e Barra de Maricá, distrito do município de Maricá, encerrando a nossa tournée. Dias agradáveis, durante os quais, conhecemos as belezas do nosso Estado do Rio de Janeiro, como praças, cachoeiras, museus e pontos turísticos e nos divertimos prá valer.
Cachoeiras de Macacu - Portal
Fundado em 15 de maio de 1679, o município vai completar esse ano, 333 anos. É banhado pelo Rio Macacu, o maior rio que deságua na Baía de Guanabara, tanto em extensão, como em volume d´água. Sua economia está assentada na pecuária bovina e na agricultura (coco, inhame, milho, aipim, goiaba). Seus principais pontos turísticos são a Pedra do Colégio (símbolo do município), Pedra do Faraó, Pedra do Oratório, Pedra de Mariquita.
N.R. Em Cachoeiras de Macacu namorei e tomei banho no Rio Castália, frequentei os bailes do Clube Recreativo Cavaleiros do Luar, Piratas e Caçadores, o cinema na praça, e, tomei o famoso Bana Drink (uísque destilado de banana). Bons amigos, ali, o ex´prefeito e poeta Cezar de Almeida e o ex-craque da seleção de futebol, Caíco.


Avenida Floriano Peixoto -Cachoeiras de Macacu



Avenida Alberto Braune - Nova Friburgo
Minha nora Carol

Praça Getúlio Vargas - Nova Friburgo
Considerado a Suiça brasileira, ou segundo um poeta, "uma parada a caminho do céu", foi fundado em 16 de maio de 1818 - Foi um dos municípios mais atingidos pelas chuvas que caíram na região em 13 de janeiro de 2011. Um ano se passou e praticamente nada foi feito pela administração municipal.
N.R. Em Nova Friburgo, passei minha segunda lua-de-mel. Também frequentei bailes no Clube Xadrez e na Sociedade Esportiva Friburguense. 
Parque de Exposições Raul Veiga - Cordeiro
Praça Coronel Antonio Pinto - Cordeiro



       Praça João XXII - Cantagalo -
 Praça dos Melros
Carol, Clarinha e Felipe




O município de Cantagalo foi fundado em 9 de março de 1814. Sua principal atividade econômica é a extração de calcários cristalinos, mas produz, ainda, cimento e cal. Atrações turísticas são o Palacete do Gavião, suas cachoeiras, corredeiras e grutas. É banhado pelo Rio Negro. 
Seu mais famoso filho é o escritor, sociólogo, geógrafo, engenheiro e poeta, Euclides da Cunha, nascido na Fazenda da Saudade, em Euclidelândia (onde existe um Memorial em sua homenagem), em 20 de janeiro de 1866, autor de uma das mais famosas obras da literatura brasileira, "Os Sertões", que retrata a Guerra dos Canudos, em, 1897, no nordeste da Bahia. 
Euclides foi morto em 15 de agosto de 1909, na denominada Tragédia da Piedade, ao duelar a tiros, com o amante de sua esposa, Ana de Assis. o jovem tenente Dilermando de Assis.
Foto: a praça principal, onde existe um belo Coreto e o famoso Toco (foto) que jorra água mineral, e, que segundo uma lenda popular modifica o sexo masculino.

N.R. Ao visitar Cantagalo, lembrei-me de saudosos amigos, como o ex-prefeito Antonio Carlos Tontal e o jornalista Luiz Carlos Falcão, o Calufa. Também namorei no coreto e no jardim florido, e participei de concurso de misses. Só não bebi da água do toco.

Portal do município de Macuco (que anteriormente foi distrito de Cantagalo), onde estão assinaladas as suas principais atividades econômicas:  água, calcário e leite.  Foi fundado em 10 de setembro de 1890. Ali, está instalada a maior segunda processadora de leite do Estado do Rio de Janeiro, a Cooperativa Regional Agro-Pecuária.
Em Macuco, bons momentos na Fazenda Maravilha, com a cortesia do amigo empresário Altineu Coutinho. A tradicional corrida rústica e os movimentados churrascos e bailes. 
Clarinha, na praça principal de Macuco

Uma bela montanha.com muita vegetação, na rodovia RJ-146, que segue em direção ao município de Santa Maria Madalena. 



Portal da entrada do município de Santa Maria Madalena
Fundado em 8 de junho de 1862, Santa Maria Madalena vai completar 150 anos de sua emancipação, esse ano. É um dos maiores municípios do do Estado do Rio de Janeiro e sua história remonta ao ano de 1835. Anteriormente, era um dos maiores produtores de café do país, mas hoje suas principais atividades econômicas são a agropecuária e o turismo. Seu clima é considerado o 3º melhor do país e um dos melhores do mundo. Situa-se no final da Serra do Mar, a 632 metros de altitude em relação ao nível do mar.

Santa Maria Madalena
Igreja Matriz
É conhecida como a "terra de Dercy Gonçalves", em alusão à sua famosa filha, a atriz, humorista, cantora Dercy Gonçalves, que morreu aos 101 anos de idade (ou 103, porque demorou dois anos para ser registrada) no Hospital São Lucas, no Rio, vitima de pneumonia. Participou de dezenas de filmes, de peças teatrais, e participou de programas importantes na tevê.

Roupas usadas em aparições (com faixas em homenagem) em novelas e programas de tevê

O seu museu, aberto diariamente à visitação, mostra documentos, fotos, troféus, títulos e roupas da artista. Recentemente, a TV Globo mostrou a vida de Dercy em uma mini-série intitulada "Dercy de verdade", de autoria de Maria Adelaide Amaral, sob a direção do produtor Jorge Fernando.


Foi sepultada em uma área exclusiva, ao lado do cemitério municipal da cidade, em um mausoléu que é uma pirâmide de cristal (foto) projetada por ela, em 2003, quando estive visitando o seu museu, semelhante a uma existente no Museu do Louvre, em París. Por sua exigência, seu caixão foi colocado de pé no interior da sepultura.

E, uma estátua em bronze (foto) foi erigida na Praça Celso Braz, pela prefeitura, a fim de homenagear sua ilustre filha. Voltei, feliz, à cidade. No Departamento de Turismo, fui muito bem acolhido pela assessora Sandra Portugal, que deu-me explicações importantes. Por telefone, ainda, a simpatia, no atendimento, da assessora Ynêz Coelho.
Agora, a administração do prefeito Arthur Garcia se prepara para festejar os 150 anos do município, no próximo mês de junho, com um calendário de grandes atrações.

Igreja Matriz - Praça principal
O município de Conceição de Macabu, criado em 15 de março de 1952, foi o primeiro a ser emancipado por plebiscito popular no Brasil, mas sua origem data de 6 de outubro de 1855, quando foi elevado à categoria de Freguesia. Foi a cidade que abrigou a primeira colônia japonesa no país. Sua manteiga é famosa em todo território brasileiro.
Foi, ali, que ocorreu o maior erro judiciário da Justiça brasileira: a condenação de um rico fazendeiro, Manoel da Mota Coqueiro, a "Fera de Macabu", acusado de ter mandado matar um grupo de colonos. Dom Pedro II poderia ter indultado Manoel, mas negou-lhe a graça e ele terminou enforcado em 6 de março de 1855. Mais tarde, apareceram indícios de sua inocência e em consequência, a pena de morte terminou por ser abolida.

N.R. Ali, estudei na Colônia Agrícola Rego Barros. Promovi o concurso "Senhorita Encanto" no Clube Recreativo Macabuense e tive uma grande amiga: a professora de religião, Celina Bellas.

O herói de tudo: o Fiat-Uno 2012 percorreu durante três fins de semana, quase 2 mil quilômetros:
com um excelente motorista: meu filho Fabrício.

Barra de Maricá - Felipe, Fabrício, Clarinha, Carol, Tati e Alex






Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Textos: Assueres Barbosa

Fotos: Fabrício Rodrigues da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário