sábado, 7 de março de 2015

Zeyr de Souza Porto + 1929 - 2015

Uma triste perda para a sociedade e a política gonçalense e fluminense!.
Faleceu no último dia 03 de março de 2015, quarta-feira, pela manhã, em sua residência, em Niterói, aos 86 anos de idade, o advogado e fiscal de rendas aposentado, Zeyr de Souza Porto, que foi vereador, deputado estadual, vice-prefeito e prefeito em nossa cidade.
Zeyr nasceu em 25 de janeiro de 1929, no bairro Monjolos, em São Gonçalo. Deixou viúva, a sra. Marlene Rachid Porto, com quem teve três filhos: Marcos Rachid Porto, José de Souza Porto Neto e Márcia Rachid Porto.. E, um filho adotivo, Marcos Canto.
Entre outros familiares, os netos Diogo, Bernardo, Vitor Eduardo, João Pedro e Carolyna.
Foi sepultado no Cemitério de São Gonçalo, em jazigo perpétuo da família, após seu corpo ter sido velado no Centro Cultural Joaquim Lavoura, por determinação do prefeito Neilton Mulim, que decretou três dias de luto oficial e acompanhou as homenagens post-mortem, ao lado do deputado estadual Nivaldo Mulim.
POLÍTICA
Zeyr de Souza Porto deixou um rastro de honestidade no trato com a coisa pública. Integrante do tradicional Grupo Político "Joaquim Lavoura", foi Vereador de 1951 a 1959; Deputado Estadual, de 1960 a 1971; Vice-Prefeito de 1973 a 1975; Prefeito de 1975 a 1977; Deputado Estadual de 1979 a 1987. Ocupou, ainda, outros cargos de destaque na Administração Pública.
Foi, ainda, fundador da Academia Gonçalense de Letras, Artes e Ciências, ocupando a Cadeira do escritor Machado de Assis, tendo sido presidente da entidade, por três vezes. 
No velório e no sepultamento, estiveram presentes, velhos companheiros da política, como o ex-deputado federal e prefeito Osmar Leitão Rosa; ex-deputado estadual Josias Ávila Jpunior; ex-vereadores Liodene Lopes; ex-vice-prefeito Antonio Maia; vereadorJorge Mariola; advogado Evaldo Palmar; jornalista Jorge Nunes.
À beira do túmulo, a última homenagem:ao ser baixado o caixão: o toque de silêncio. 
No dia 10 de março, na Igreja de Nossa Senhora das Graças, no Porto Velho, foi celebrada missa em sufrágio de sua alma,

N.R. Tive a honra de ser seu Assessor de Cerimonial, quando ele assumiu em 1975, o cargo de prefeito, quando do falecimento do então prefeito Joaquim Lavoura. E, o desprazer de fazer a cerimônia de despedida do meu Amigo Zeyr Porto, dessa terra,
Só agora, tive condições de postar essa matéria...
Descurtir ·  · 

Nenhum comentário:

Postar um comentário