sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Fortaleza de Santa Cruz da Barra - História


A Fortaleza de Santa Cruz da Barra tem sua origem em 1555, com a instalação, por Nicolau Durand de Villegaignon, de dois canhões em uma fortificação rudimentar. Situada na ponta do promontório rochoso que domina, pelo leste, a entrada da barra da Baía de Guanabara, tinha como objetivo prover a segurança contra invasores e assegurar melhores condições para o estabelecimento da França Antártica.
Após a expulsão dos franceses do Rio de Janeiro, em 1567, e durante o período em que o Brasil foi colônia de Portugal, recebeu as denominações de Bateria de Nossa Senhora da Guia e Fortaleza de Santa Cruz da Barra, constituindo-se como parte integrante do sistema de defesa da entrada da Baía da Guanabara, tendo atuação marcante nos períodos colonial e republicano.
A beleza de suas construções - impecável obra da engenharia luso-brasileira - nos transporta pelos séculos XVI, XVII, XVIII, XIX, XX. Nesses quase cinco séculos de existência, várias personalidades da História, nacional e internacional, aqui marcaram suas presenças.
Nos dias atuais, a Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército, que foi o Grande Comando de Artilharia que apoiou as ações da FEB (Força Expedicionária Brasileira) durante a II Guerra Mundial, ocupa este centenário espaço historico. Com parte de sua área tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1939, a Fortaleza de Santa Cruz da Barra é considerada um dos mais valiosos exemplares da arquitetura colonial militar luso-brasileira.
"Exército Brasileiro - Braço Forte e Mão Amiga.
Pontos de Visitação: 1 - Portal Colonial; 2 - Cais Imperial; 3 - Relógio do Sol; 4 - Capela de Santa Bárbara; 5 - Busto do Marechal Mallet; 6 - Bateria de Santa Tereza; 7 - Mirante do Pontal; 8 - Espaço Cultural do Farol; 9 - Bateria II de Dezembro; 10 - Paiol Imperial; 11 - Local de fuga do capitão Juarez Távora; 12 - Masmorras; 13 -Mirante de Niterói - 14 - Prisões do Passado.

Foto: Vista aérea - Fundação Cultural Exército - Sociedade Civil - FuncEB - presidente: Joubert de Oliveira Brízida.

N. R. Atualmente a AD/1 - Fortaleza da Santa Cruz da Barra - está sob o comando do General de Exército Amaury Pereira Leite, também Comandante da Guarnição Militar de Niterói-São Gonçalo.
Para se visitar a Fortaleza, que fica na Estrada General Eurico Gaspar Dutra, Jurujuba, Niterói, Estado do Rio - terça-feira a domingo, das 10h às 17 horas - é preciso se agendar pelo telefone 2710-2354 ramal 2025.

Nenhum comentário:

Postar um comentário