domingo, 26 de dezembro de 2010

São Gonçalo tem Relógio do Sol


RELÓGIO DO SOL É REINAUGURADO

Após um dos dias mais quentes do ano, na última terça-feira (21/12), a Praça Ayrton Senna, localizada no bairro Parada 40, em São Gonçalo, ficou cheia de gente para prestigiar a reinauguração do Relógio do Sol. A solenidade teve apresentações de teatro e música e foi marcada pela presença de autoridades, como o presidente da Fundação de Artes de São Gonçalo (Fasg) e secretário municipal de Cultura e Turismo, Carlos Ney, além de artistas, como o fundador da obra, há 20 anos, Décio Machado.

Primeiro foi preciso esperar o sol e a temperatura baixar um pouco. E o tempo ajudou. Assim, por volta das 20h, alunos do Núcleo de Teatro da Fasg, coordenado pela professora Suani Armond, iniciaram o evento, ao apresentar esquetes da peça teatral “E nós criamos o mundo”.

Também foi apresentado ao público um minueto de violinos, com as músicas Pompas Circunstâncias (Johan Sebastian Bach) e as canções natalinas Glória e Deck the halls. O número teve a supervisão e participação do professor de violino da Escola Municipal de Música Pixinguinha (EMMP), Rafael Machado. O centro de ensino musical também enviou alunos do minicoral, que surpreenderam ao cantar Como é grande o meu amor por você, de Roberto Carlos, além de uma canção natalina – sob a regência da professora Kenya Campos. Nos teclados, o professor Leandro Campanate.

A iniciativa reuniu políticos e empresários, mas, sobretudo, ressaltou a preocupação dos órgãos municipais de cultura e turismo de valorizar o que é de São Gonçalo.

Da Fasg, estiveram presentes o presidente da entidade, também secretário de Cultura e Turismo, Carlos Ney, a diretora da Casa das Artes Villa Real, Denise Velasco, o diretor da EMMP, Nilson Santiago, o superintendente de Letras, Marcos Vinícius Varela, e o superintendente de Operações Culturais – fundador do relógio do sol de São Gonçalo, Décio Machado.

A coordenadora dos clubes de astronomia de Magé e de Niterói, Noeli Piedade de Almenida, também prestigiou o evento. O cerimonial foi realizado pelo jornalista Assueres Barbosa.


HISTÓRIA – Pouca gente sabe, mas São Gonçalo possui o único relógio do sol vertical, com duas faces, do mundo. Inaugurado em 30 de setembro de 1990, o monumento acabou sendo depredado. Segundo revela o autor do projeto, o historiador e escritor Décio Machado, o relógio do sol de São Gonçalo é único no planeta e foi construído em homenagem ao centenário da emancipação política administrativa do município. Desta forma, no dia 30 de setembro de 1990, a iniciativa se concretizou.

“Estou muito feliz com essa conquista, que não é só minha, mas de todo povo gonçalense. Agradeço ao apoio de muitas pessoas, como o amigo da empresa Mundo do Acrílico, que forneceu o material usado na reforma, e a prefeitura da cidade”, disse Décio Machado, bastante emocionado por ver novamente sua criação em estado de nova.

Construído ao ar livre, o relógio foi inspirado em uma criação chinesa, exposta há cinco mil anos. A ideia foi homenagear o centenário de emancipação política de São Gonçalo, datada em 1990.

São Gonçalo, 22/12/2010
Fonte: Secretaria de Cultura e Turismo
Autor: Patrick Guimarães

4 comentários:

  1. Lindo documentário!Parabéns a Sâo Gonçalo,sua cidade tâo querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. Vou deixar o link do blog do artista que responsável pela construção desse relógio
      http://deciojrmachado.blogspot.com.br/
      O amigo Décio Machado.
      obrigado

      Excluir
  2. Décio machado: Obrigado pelo apoio em divulgar o Relógio de Sol. Acultura agradece.

    ResponderExcluir
  3. Décio machado: Obrigado pelo apoio em divulgar o Relógio de Sol. Acultura agradece.

    ResponderExcluir