quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Morre Wando o cantor romântico - brega - erótico

Vitima de problemas cardíacos - tinha três coronárias entupidas -, morreu na manhã dessa quarta-feira, no Biocor Instituto, em Belo Horizonte, aos 66 anos, o cantor romântico Wando, que se notabilizou a partir das década de 80, pelo seu repertório sensual, brega e erótico. Montava em pleno palco, quando de suas apresentações, tendas, camas e haréns com  belas mulheres. Jogava calcinhas perfumadas para suas fãs e recebia em troca, muitas peças, também.
Wando internou-se no hospital, no dia 27 de janeiro, após ter sentido fortes dores no peito. No dia seguinte, foi submetido a um cateterismo e uma angioplastia coronariana de emergência, a fim de desobstruir artérias do coração. Ontem, o seu quadro chegou a apresentar melhoras e chegou a respirar sem a ajuda de aparelhos. Mas, hoje, uma parada cardíaca irreversível causou o óbito.
Segundo declarações de sua mulher, a psicóloga Renata Costa Lana e Souza, o cantor não fumava e nem bebia. "Como trabalha muito, não tem tempo de fazer exercícios, come de tudo sem fazer regime, por isso seu peso está aumentado" (110 quilos). Existe, ainda, o problema hereditário, pois seu pai morreu de doença cardíaca".
Wando nasceu em Cajuri, na Zona da Mata, Minas Gerais. Depois foi morar em Juiz de Fora. Antes de ser músico, em Volta Redonda, onde residiu, foi entregador de leite, vendedor de jornal e feirante. No início de sua carreira, quando morou em Congonhas do Campo, em Minas Gerais, fez parte de uma banda intitulada "Escaravalhos.
Entre seus maiores sucessos estão as músicas "Moça", “Fogo e Paixão”. "Eu acho que estou perdendo você", "Coisa Cristalina", "Deixa eu te amar", "Amor Vira Lata" e "Senhora, Senhorita".
Seus discos têm títulos sugestivos como “Ui-Wando de Paixão”, “Vulgar” e “Comum É Não Morrer de Amor”, “Obsceno” (vendeu em 1988, mais de um milhão de cópias) “Depois da Cama”, “Tenda dos Prazeres” e “Mulheres” – que lhe rendeu o título de cantor mais erótico do Brasil. Compôs mais de 400 músicas. 
Wando tinha dois shows agendados, que já haviam sido cancelados: um no último dia 03, em Saquarema e, o outro, no da 10 (sexta-feira) no Clube Caiçaras, Nova Cidade, em São Gonçalo.


N.R. Tive o prazer de apresentar o seu show "Nós na Cama", no ginásio do Tamoio Futebol Clube, de São Gonçalo, quando eu era assessor de imprensa do falecido presidente Silvinho. Na época, Wando trabalhava com a atriz Luciana Sargentelli, filha do produtor de shows, Oswaldo Sargentelli. Comparecei, ainda, no Rio, a muitos de seus shows.


Nenhum comentário:

Postar um comentário