sábado, 28 de abril de 2012

DIA DO TRABALHADOR: 1º DE MAIO!.

O Dia do Trabalho é comemorado em diversos países do mundo, em 1º de maio. Teve origem nas manifestações de protestos de trabalhadores da Fábrica Mc Cormick Harvester, de Chicago, Estados Unidos da América do Norte, que pleiteavam melhores condições de salários e de trabalhos, com a diminuição da jornada de trabalho de 16 para 8 horas diárias.
Nos dias 3 e 4 de maio de 1886, durante passeatas da categoria, a polícia tentou reprimir o movimento, advindo-se agressões, espancamentos e a explosão de uma bomba que terminou por matar agentes policiais, que abriram fogo e espancaram os manifestantes. Houve 12 vitimas fatais e centenas de feridos.
Os líderes grevistas Parsons, Georg Engel, Adolph Fischer, Louís Lingg e Augusto Sipes, foram condenados à morte por enforcamento, enquanto Sam Fieldem e Michel Shuab receberam penas de prisão perpétua e Oscar Neets foi condenado a 15 anos de prisão.
Em 1888, um congresso socialista realizado em Paris, criou o Dia Mundial do Trabalho, Em 1889, houve a decretação.do feriado do Dia do Trabalho, pela primeira vez, quando foram homenageados os trabalhadores que foram enforcados em 1886. No Brasil, a começou a ser comemorada em 1925, através de um Decreto do então presidente Artur Bernardes. Em 1º de maio de 1940, o então presidente Getúlio Dornelles Vargas instituiu o salário mínimo para os trabalhadores brasileiros e, no ano seguinte (1941), foi criada a Justiça do Trabalho, para resolver questões judiciais de trabalho e dos direitos da classe.


SÃO GONÇALO


Sob os auspícios da Prefeitura Municipal, um show gospel com as apresentações do Grupo "Diante do Trono", que foi criado em 1998, na Igreja Batista de Lagoinha,em Belo Horizonte, que já vendeu cerca de 10 milhões de CD´s, cujas músicas mais conhecidas são "Preciso de Ti" e "Águas Purificadoras", e das cantoras Fernanda Brum ( com suas canções "Espírito Santo" e "Pavão, Pavãozinho), e Bruna Karla ("Quando eu Chegar" e "Que Bom Você chegou"), marcará o Dia do Trabalhador no município.
Será realizado nesse 1º de Maio, a partir das 16 horas, numa área em frente ao Parque das Águas Empresarial, na Avenida Maricá. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário