domingo, 25 de novembro de 2012

Casablanca: o mais romântico dos filmes: 70 anos

Casablanca é a maior cidade de Marrocos (fundada no Século VII pelos bérberes, um povo do Norte da África). A área onde está situada foi colonizada, inicialmente, pelos bérberes no século X a.C. e depois, ocupada pelos fenícios, romanos, muçulmanos, portugueses, espanhóis e franceses, de quem se tornou independente em 2 de março de 1956. Conta com o maior porto da África e o maior centro comercial e industrial da região marroquina. Ali vivem cerca de 5, 5 milhões de pessoas, de diversas raças.
Casablanca vive da fama de ser uma cidade aberta a povos de todo o mundo, comerciantes, industriais, aventureiros e até mesmo em tempos idos, de piratas. No século XIX, chegou a ser um dos maiores exportadores de lá para a industria têxtil. Hoje, suas atividades maiores são a pesca, o tabaco e o artesanato. Em 1775, foi completamente destruída por um terremoto, mas conseguiu se recuperar. Essa é Casablanca, tema de um dos mais românticos filmes de todos os tempos.

                                                              Ilsa e Rick

No Cinema
O filme "Casablanca" completará, amanhã, segunda-feira, dia 26 de novembro, 70 anos, desde que foi filmado nos estúdios da Warner Bros, em 26 de novembro de 1942, pelo produtor Hall B. Wallis, com direção de Michael Curtiz e música de Max Steiner. Será exibido no canal 44 (TCM), às 14 horas.
Ainda hoje, 70 anos decorridos, é considerado o segundo melhor filme, de uma relação de 100 filmes, escolhidos por especialistas do setor, em 1997.
É a história do americano Rick Blaine, interpretado pelo ator Humphrey Bogart, que se estabelece em Casablanca, com o seu "Bar do Rick", a mais frequentada casa noturna da cidade, por bons e maus elementos. Rick é um sujeito introvertido, que não se mistura aos clientes, mantendo apenas amizade com seu pianista Sam (Dooley Wilson) e com o chefe de polícia, o Capitão Louis Renault (Claude Rains).
Repentinamente, surge no Bar do Rick, a causa dos seus males. Uma antiga paixão de París, a bela Ilsa Lund (Ingrid Bergman). Que reacende os seus românticos sentimentos. Mas, ela está acompanhada de seu marido, Vitor Laslo (Paul Henreid), um dos líderes da resistência tcheca contra a ocupação alemã.
A trama se desenrola com os demais personagens, o Major do Reich, Strasser (Conrad Veidt); o malfeitor Ugarte (Peter Lorre) e suas cartas de trânsito livre na área dominada pelos alemães. O amor floresce entre Rick e Ilsa, mas há muito mais em jogo.
Vale a pena se ver o filme... E, se curtir a música-tema do filme, "As Time Goes By", com o pianista Sam - o símbolo do amor vivido em Paris, pelos principais personagens -.
Canção que também pode ser ouvida nas vozes dos cantores Frank Sinatra, Nat King Cole e Louis Armstrong.

N.R. Não me lembro de quantas vezes vi "Casablanca". Mas, é sempre muito bom deixar que o romantismo aflore em nosso ser. Recomendo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário