quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Jubileu de Ouro - 50 anos de jornalismo e locução no RJ

A emoção tomou conta de mim na última quinta-feira, dia 23 de setembro de 2010. No Salão DI FESTAS, no bairro Rocha, muitos amigos compareceram ao coquetel oferecido a mim, pela prefeita Aparecida Panisset, na comemoração dos meus 50 anos de jornalismo e locução no Estado do Rio de Janeiro, e 40 de jornalismo e locução no município de São Gonçalo.
A festa contou com a apresentação especial da Orquestra Municipal de São Gonçalo, regida pelos maestros Dudão e Natinho Batera, que na minha chegada brindou-me com a minha música especial "New York, New York. E, dancei, ainda, Night And Day, In The Mood, Besame Mucho e outras mais. Então, antigas recordações levaram-me ao passado...
Pronunciamentos de amigos como o jornalista Rujany Martins, o ex-deputado estadual Francisco Lomelino, os ex-prefeitos Osmar Leitão Rosa e Hairson Monteiro, do meu "irmão", jornalista Luiz Carlos Azevedo e da prefeita Aparecida Panisset ao oferecer-me uma enorme placa de prata, onde está escrito "Assuéres Barbosa da Silva: com o seu trabalho, a notícia rompe barreiras e voa pelo mundo, levando a todos, o bem mais precioso da atualidade: a informação".
Como registrar presenças em um momento como este, sem esquecer alguém. Mas, entre tantos, ali estavam: meus padrinhos Alcides de Souza e Marina Martins de Souza; ex-prefeito Zeir Porto e Marlene; Eduardo de Carvalho (representante do governador Sérgio Cabral), Dra. Lucinda Marques Corrêa (representante da deputada Beatriz Santos; escritor Homero Guião; os amigos do dia-a-dia: Laí e Dita; Jorge Cabral e Marisi, Cristina Raposo, Márcia Valéria Nanci e o esposo Dr. Thomaz Nanci, Dra. Enilcéa Alho, Dr. Evaldo Palmar, Dr. Joelson Gonçalves, Dr. Jorge Penna, Dr. Wilson Castro de Oliveira, ; os jornalistas Paulo Roberto Araújo, Renata Idalgo, Dayana de Paula, Andrea Cursino, Hosana Sauerbron e o esposo Lúcio; Arnaldo Nascimento, Jesuino Dias, José Carlos Rocha, Valéria Aguiar, Dayse Alvarenga, Dom Amaro (radialista), Claro (presidente da Associação Fluminense de Jornalistas), J. Sobrinho, Jorge Goulart, Erick Rodrigues, Rubem Billet, Mauro Sérgio Barros (UNIJOR), Cezar Vianna de Mattos, Jonas Guimarães, Roberto Maurício.

N. R. Tenho que dar continuídade em outro artigo...

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Homenagens na Câmara de Vereadores - SG

A Câmara Municipal de São Gonçalo aprovou, e no próximo dia 27 de setembro, durante Sessão Solene pela passagem dos 120 anos de emancipação político-administrativa da cidade, estarei recebendo em Plenário, dois importantes títulos legislativos, justamente quando completo 50 anos de jornalismo e locução no Estado do Rio de Janeiro e, 40 anos de jornalismo e de locução no município de São Gonçalo.
Inicialmente, receberei o título legislativo "Governador Paulo Torres", por indicação do vereador-jornalista José Carlos Vicente.
Depois, receberei o título legislativo "Prefeito Nicanor Ferreira Nunes", por indicação do vereador Eduardo Gordo, atual presidente do Poder Legislativo Gonçalense.
Ressalte-se que trabalhei com o saudoso Governador do Estado Rio de Janeiro, Marechal Paulo Torres, que também foi Senador e Deputado Federal. E, também, com o saudoso prefeito de São Gonçalo, Nicanor Ferreira Nunes (1971/1972.

HONRARIAS
Os dois títulos legislativos irão se incorporar à outras homenagens que recebi da Câmara Municipal de São Gonçalo, como:

a) "Cidadão Gonçalense" - 1974 - Indicação do saudoso vereador Orlando Domingues da Silva.

b) "Personalidade Gonçalense" - 2. 000 - Indicação do vereador Paulo César Ramos Neto.

c) "Jornalista Belarmino de Mattos" - 2.000 - Indicação do vereador José Jorge Côrtes Freitas

d) "Jornalista Roberto Marinho" - 2.006 - Indicação do vereador capitão Nelson Ruas

e) Título e Medalha Legislativa "Prefeito Joaquim de Almeida Lavoura" - C. M. S. G.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Destruição das Torres Gêmeas - Morte de Bin Laden - 04 de maio de 2011

Foto: Wikipédia - a enciclopédia livre.

Bin Laden é morto no Paquistão

Às vésperas de completar 10 anos da destruição das Torres Gêmeas - 11 de setembro de 2001 - no World Trade Center, no centro financeiro de Nova Yorque, e de outro atentado contra o Pentágono, em Washingon, nos Estados Unidos, durante um dos maiores atos de terrorismo, perpetrado pelo terrorista Khalid Cheicker, do grupo Al-Qaeda, liderado pelo terrorista Osama Bin Laden, os Estados Unidos anunciaram, ontem, dia 1º de maio, a morte de Bin Laden, durante uma ação do exército americano em parceria com forças militares do Paquistão.
O anúncio foi feito pela Rede CNN de TV, pelo presidente Barack Obama, adiantando que Bin Laden foi morto durante uma troca de tiros, numa mansão nos arredores de Islamabad, capital do Paquistão. Segundo o presidente americano, "podemos dizer que a justiça foi feita". Os americanos sairam às ruas comemorando o acontecimento.

RELEMBRANDO

No dia 11 de setembro de 2001, às 8h46minutos, o mundo assistiu, abismado, um dos maiores atos terroristas de todos os tempos. A destruição por um grupo de fanáticos, liderados pelo terrorista Khalid Cheiker (autor intelectual), das Torres Gêmeas do World Trade Center, um prédio com 110 andares, no centro financeiro de Nova Yorque, nos Estados Unidos.
Quatro aviões comerciais a jato, da American Air Lines foram seqüestrados em pleno vôo, com seus passageiros.
O American Air Line 11 foi arremessado contra a Torre Norte e o American Air Lines 175, contra a Torre Sul. As duas Torres, incendiadas, desabaram após duas horas (10h20minutos). Um terceiro avião projetou-se contra o prédio do Pentágono, localizado em Arlington, Virgínia, enquanto o quarto avião caiu em um campo de futebol. Na tragédia, morreram 2.996 pessoas (muitas se jogaram pelas janelas) incluindo-se os 19 terroristas que participaram do atentado, e 6.291 pessoas ficaram feridas. O grupo terrorista Al-Qaeda, de Osama Bin Laden, assumiu a responsabilidade do ato.
Hoje, o local abriga o Marco Zero, um dos memoriais mais reverenciados pelo povo americano. Um novo prédio, ainda maior, está sendo reconstruído, com uma maior altura (541 metros de altura) e imponência do que as antigas Torres do WTC, e deve ser inaugurado em 2013. O Memorial do Pentágono - também alvo dos terroristas - foi concluído em 11 de setembro de 2008, e está aberto à visitação popular.

N.R. À época, eu trabalhava na redação do Jornal O SÃO GONÇALO, quando as primeiras imagens do atentado começaram a aparecer na tela da TV. Inicialmente, custei a acreditar (tal qual, quando das imagens veículadas na época em que o homem pisou na Lua pela primeira vez, em que julguei tratar-se de mensagem publicitária). Logo, constatei a veracidade dos fatos. E, o mundo assistiu, estarrecido, uma das maiores barbáries da especie humana.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Independência do Brasil: 7 DE SETEMBRO - 1822 -2011



Independência do Brasil - (republicado)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



Denomina-se Independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política
desse país do reino de Portugal, no início doséculo XIX. Oficialmente, a data comemorada é a
de 7 de setembro de 1822, quando ocorreu o episódio do chamado "Grito do Ipiranga". De acordo
com a história oficial, nesta data, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo),
o Príncipe Regente D. Pedro bradou perante a sua comitiva: Independência ou Morte!.
Determinados aspectos dessa versão, no entanto, são contestados por alguns historiadores.
A moderna historiografia em História do Brasil remete o início do processo de independência
a partir de 1808.

Nota do Redator
Há mais de 20 anos, apresento o desfile escolar que é realizado no bairro Santa Izabel,
no município de São Gonçalo. Infelizmente, pela primeira vez, por problemas de saúde,
não poderei comparecer esse ano.
Mas, Deus me ajudará a apresentar os 121 anos de Emancipação Político Administrativa
 de São Gonçalo, no próximo dia 22 de setembro.