segunda-feira, 18 de abril de 2011

Hairson Monteiro dos Santos + 1937 - 2011

O professor de matemática e advogado Hairson Monteiro dos Santos, que foi prefeito de São Gonçalo (1983/1988), deputado estadual (1980/1983 - 1991/1995 - 1995/1998) e vice-prefeito (1967/1970 - 2001-2004) faleceu no último dia 10 de abril, durante uma operação cirúrgica realizada na Clínica São Gonçalo e, após ter o seu corpo velado no Centro Cultural Joaquim Lavoura (que ele construiu) foi sepultado no Cemitério de São Gonçalo.
Filho de Acácio Campos dos Santos e de Penina Monteiro dos Santos, Hairson nasceu no município de Itaboraí, RJ, em 1º de julho de 1973. Do seu casamento com Valdete Nascimento dos Santos, nasceram os filhos Hairson Júnior, Márcia Valéria e Telma. Tinha ainda outra filha, Ana. Tinha uma segunda união conjugal com Leni da Silva Pereira.
Cursou as três primeiras séries do curso fundamental na Escola Municipal de Porto das Caixas. Quando mudou-se com a família para São Gonçalo, aos 10 anos de idade, continuou seus estudos no Colégio São Gonçalo (do fundamental ao científico. Na Universidade Federal Fluminense (UFF) fez dois anos na Faculdade de Odontologia, trancou a matrícula e formou-se em Direito.
Na prefeitura de São Gonçalo, ocupou os seguintes cargos: almoxarife, chefe de cadastro, chefe de do setor de Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), chefe de gabinete do prefeito, secretário municipal de Fazenda, secretário municipal de Governo, presidente do Conselho Municipal de Desportos e presidente da comissão especial que elaborou os Códigos Tributário, de Obras e de Postural, além de responder interinamente pelas secretarias municipais de Educação e Administração.
No Governo Federal ocupou os cargos de representante estadual da Fundação Nacional de Bem Estar do Menor (Funabem), em 1979, e de chefe do posto da Legião Brasileira de Assistência (LBA) em São Gonçalo, em 1980 e 1981.
Na Assenbléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), exerceu as funções de primeiro (1993/1995), segundo (1995/1997) e terceiro (1997/1999) vice-presidente da Mesa Diretora.

N.R.
Texto baseado nas informações do jornalista, redator político e pesquisador Jorge Nunes, que foi secretário municipal de Comunicação Social em diversos governos municipais.

Tive a honra de ser locutor oficial da Prefeitura de São Gonçalo, no Governo Hairson Monteiro, e, de privar de sua amizade pessoal e de sua família.
Nos último três anos e seis meses, Hairson integrava o grupo de amigos que criou o Momento Musical Salvatori (Encontro de Cantores) no Calçadão da Rua Salvatori, realizado sempre na última quarta-feira de cada mês.

Um comentário:

  1. Bacana te encontrar por aqui. Trabalhei na Contabilidade da Prefeitura de São Gonçalo e guardo bons momentos daquela época. Hoje já aposentada moro em Macaé e Buzios.Meu nome é Ana Virgínia Mendes de Abreu, meu e-mail:am6487@gmail.com. Seja muito feliz e se quiser comunicar-se comigo deixe recado no e-mail ok?bjs.

    ResponderExcluir