Recife
Saí do Aeroporto Tom Jobim - Galeão - no sábado, dia 13 de outubro de 2012, pela TAM, em direção à cidade de Recife, no Estado de Pernambuco, a fim de me encontrar com meu filho, o professor de História em Manaus, Fabrício Rodrigues da Silva e minha nora, a química, Anna Caroline Araújo Duarte da Silva, que foram participar do 52° Congresso Brasileiro de Química, entre os dias 14 e 18, no Centro de Eventos do Mar Recife Hotel, com o trabalho "A Química através da História", aprovado anteriormente pelo CBQ.
Hospedamo-nos na residência da senhora Raimunda Eula, avó de Carol, (uma perfeita anfitriã), um apartamento situado a 100 metros da Praia de Boa Viagem, uma das mais belas praias urbanas do País, com um panorama belíssimo, mas um pouco perigoso, devido a presença frequente de tubarões. A Avenida Boa Viagem tem um percurso de 7kms e 800 mts, e é rodeada de modernos prédios, com ciclovia. É o local onde as pessoas fazem suas caminhadas a partir das 5 horas, pois ali o dia amanhece bem cedo.
Praia da Boa Viagem - Recife
Alerta sobre tubarões
Calçadão da Praia de Boa Viagem
Igreja Centenária de Nossa Senhora
da Boa Viagem - 1707
Conhecida, ainda, como Capelinha, Igreja da Pracinha de Boa Viagem, Igreja Velha e Igreja Nova, por sua construção recente e moderna. Ponto obrigatório de turismo de Recife.
Congresso Brasileiro de Química
Participamos do Congresso, sob o tema "Química e Inovação: caminho para a sustentabilidade", justamente no ano em que a Associação Brasileira de Química completa 90 anos de sua criação. Evento que reuniu centenas de químicos de todas as partes do país, sob a presidência da professora Sonia Souza Melo Cavalcanti de Albuquerque.
Manaus se fez representar por químicos de diversas universidades, entre as quais, a UNINORTE -Universidade do Norte. O Conselho Regional de Química esteve representado pelo professor Avelino Cuvello.
Quimíca Anna Caroline e seu
Professor Pedro Campelo
no CBQ.
Professor de História Fabrício Rodrigues
Professor de Química Pedro Campelo
no CBQ.
Químicas da UniNorte - Manaus
no CBQ. Recife. No centro, Carol e Adriana
Fonseca.
Eu e minha nora Carol no CBQ
Eu e meu filho Fabrício
no CBQ.
O cair do sol
na Praia de Boa Viagem
Turismo
Na parte dedicada ao lazer e ao turismo, destaque para o almoço no mais tradicional dos restaurantes de Recife, o "Bode" -Entre amigos -, onde a principal especialidade da casa é a carne de bode, preparada de diversas maneiras.
Fui surpreendido com comentários de nordestinos, que achavam que eu tinha uma semelhança acentuada com o famoso cantor Genival Lacerda (Seu Vavá). Decerto pela barriga...
No "Bode": o professor Nildo, sua esposa, a
nutricionista Conceição, sua filha, a futura médica
Amanda, Dona Eula, Carol, Fabrício e Eu.
Visitamos a Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem (1707), o Marco Zero - local em que Recife nasceu, e serve como ponto inicial das estradas de Pernambuco-, e o Shopping Recife. Passamos pelo histórico Rio Capibaribe e suas modernas pontes.
A dupla de cantores sertanejos:
Vavá e Santana.
Ou, "Piso e Assoalho".
Dona Eula, Carol, Amanda, Eu e Conceição
|
O "Leão do Nordeste" |
OLINDA - PE
Rumamos para Olinda, tombada como "Sítio Histórico" pela Unesco, em 1982, "em razão do seu importante acervo arquitetônico/cultural para a humanidade". A histórica Igreja de São Pedro, na praça principal, o Centro Histórico e Cultural onde são construídos os "Bonecos Gigantes de Olinda" e as crianças aprendem os primeiros passos do frevo, e o Mosteiro de São Bento, construído em 1582 - A Igreja é a segunda mais antiga do Brasil.
O altar de São Bento é todo folheado e ouro e recentemente foi levado por inteiro para os Estados Unidos, a fim de ser restaurado. Hoje, ali, vivem em regime de total clausura, 22 monges beneditinos.
Igreja de São Pedro Apóstolo
Olinda - PE.
Os Bonecos Gigantes
Olinda - PE.
Fabrício e os Bonecos Gigantes
Olinda. PE.
Mosteiro de São Bento - 1582 - Olinda - PE.
O altar-mór de São Bento
Todo folheado a ouro
Fabrício, Eu, Dona Eula e Carol
Marco Zero - local em que Recife nasceu
Ainda em Pernambuco, visitamos os municípios de Jaboatão dos Guararapes (o seu Shopping), Ipojucas (Praia de Porto de Galinhas), Cabo de Santo Agostinho (Praia de Gaibu).
Praia de Gaibu
Cabo de Santo Agostinho
Praia de Gaibu
MASSANGANA
Em Cabo de Santo Agostinho, município de Pernambuco, fomos ao encontro da história. Conhecemos o Engenho Massangana, do período colonial, onde o abolicionista Joaquim Nabuco (Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo) nascido em 1849, que defendeu a liberdade escrava, ao lado dos abolicionistas José do Patrocínio, Castro Alves, Rui Barbosa, passou parte da sua infância (oito anos) na companhia de sua madrinha, a proprietária das terras, Dona Ana Rosa Falcão de Carvalho.
Toda a história nos foi contada pela estagiária de Educação, Maria José, que nos levou a conhecer a Capela de São Mateus, (onde foi sepultada em uma das paredes, Dona Ana Rosa), as máquinas do engenho, a Casa Grande, mobiliada como na época (sala de jantar e quartos) e o terreno onde eram sepultados os escravos. Existe na fazenda, um pé de baobá - a árvore da Vida -. No seu livro, "Minha Formação", Nabuco relembra os bons momentos ali passados.
Casa Grande
Casa Grande
Baobá - a Árvore da Vida
Quarto de dormir dos Senhores do Engenho
Capela de São Matheus
onde Joaquim Nabuco foi batizado
Sala de refeições
Eu, a cicerone Maria José
Dona Eula e Carol
GUARARAPES
Conhecemos o Mirante do Monte dos Guararapes, onde foram travadas célebres batalhas entre as tropas brasileiras, comandadas por Antonio Felipe Camarão (o índio Poti, o Governador de todos os índios do Brasil), em 1580; André Vidal de Negreiros, em 1620; João Fernandes Vieira; Francisco Barreto de Menezes; Henrique Dias (Governador dos Crioulos, Pretos e Mulatos do Brasil), em 1648 e 1649, contra a Invasão dos Holandeses.
Antonio Felipe Camarão
O Índio Poti - 1580
Vidal de Negreiros
Histórico
Monte Guararapes
Cenário de gloriosas Batalhas
Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres,
fundada em 1656 e depois ampliada em 1782
PORTO DE GALINHAS - Ipojuca - PE
Como não poderia deixar de acontecer, fomos ao famoso balneário "Porto de Galinhas", situado no município de Ipojuca. Turistas de todas as partes do Brasil e do mundo lotam a famosa praia, que é formada por piscinas de águas claras e mornas, enseada de corais e rodeada por centenas de coqueirais. Durante 10 vezes consecutivas foi apontada pela Revista Viagem, da Editora Abril, como a "Melhor Praia do Brasil". Também foi eleita a "Praia do Ano", pela Revista Brazil Travel News.
Tem atrações que variam do banho de mar ao passeio de jangada, à prática do surf, às comidas típicas da região, como o camarão, o pitu, a galinha à cabidela, o cabrito assado, a carne de bode, faisão, acarajé, ostras, sopa de caranguejo, sururu, e a gostosa água de coco.
Ipojuca tem outras belas praias, como Gamboa, Serrambi, Cacimbas, Maracaípe. Nenhuma suplanta Porto de Galinhas.
Dona Eula entrou no mar, mostrando suas habilidades na natação, suplantando Fabrício e Carol.
Centenas de coqueirais
margeiam o caminho
Praia de Porto de Galinhas
Carol e a maravilhosa paisagem
Amor em Porto de Galinhas
Um "garotão" em Porto de Galinhas
Um dos acessos à praia
A praia serena de águas mornas
jangadas ao mar
Dona Eula e Carol
Sombra e água de coco gelada
Dona Eula e Fabrício
Pai e filho na curtição
Eu e Dona Eula
NATAL - RN
Um carro de propriedade do tio de Carol, Dudu, foi colocado à nossa disposição durante os dias em que estivemos em Recife. Nele, viajamos para Natal, onde nos hospedamos no Apart-Hotel Ponta do Sol, situado há 100 metros da Praia de Ponta Negra, e próximo do Monte do Careca, importante atração turística (com as famosas Dunas) do município.
O atendimento Vip no Hotel, incluía piscina, sauna, apartamentos mobiliados de alta categoria. Uma praia maravilhosa, onde Fabrício e Carol decidiram enfrentar as ondas já agitadas no cair da tarde.
Praia de Ponta Negra - Natal
Calçadão da Praia de Ponta Negra
Natal. RN
Praia de Ponta Negra - Natal
Ao fundo, vê-se o Morro do
Careca
.
Apart-Hotel Ponta do Sol - Natal - Carol
Apart-Hotel Ponta do Sol- Natal
Piscina - Sauna - Conforto
Fabrício e Carol: o Amor está no ar!
Entrada do Apart-Hotel Ponta do Sol
PARNAMIRIM
Em Pirangi do Norte, distrito de Parnamirim, município de Natal, conhecemos o "Maior Cajueiro do Mundo" (8 mil e 200 m²), registrado pelo Guiness Book, em 1981, que produz cerca de 72 mil cajus por ano. Seu surgimento - dizem - deveu-se às cotias que comiam os frutos e jogavam as sementes pelo chão. A localidade tornou-se ponto obrigatório no calendário turístico local.
Eu, Dona Eula e Carol
Eu, Dona Eula e Fabrício
Cajueiro - entrada
Raiz inicial
Eu e Dona Eula
Copa frondosa do Maior Cajueiro do Mundo
Carol na praia do Cotovelo
Propaganda sui-generis
Pirangi do Norte - Natal
Praia de Pipa - Tibau do Sul
Praia de Pipa - Tibau do Sul
Barramares
Praia do Cotovelo
Pirangi do Norte - Natal
Eu e Fabrício
A caminho da Fortaleza dos Reis Magos
Ponte Newton Navarro
sobre o Rio Potenji
A FORTALEZA
Uma atração histórica de primeira linha: Tendo início a sua construção em 06 de janeiro de 1598, a Fortaleza de Barra Grande, ou Fortaleza dos Reis Magos (Baltazar, Belchior e Gaspar), foi inaugurada em 25 de dezembro de 1599. Palco de gloriosas batalhas contra a invasão dos holandeses, onde existem velhos canhões, passagens secretas, masmorras, fotografias de antigos personagens militares e uma vista espetacular do oceano.
Fortaleza dos Reis Magos - Natal
Interior da Fortaleza
Canhão antigo
Os três Reis Magos
Baltazar - Belchior - Gaspar
Fabrício
A postos para o combate
Arremessadora de flechas
Carol
Fabrício e Carol - in love
Carol e Dona Eula
Ponte em direção à Fortaleza
BARREIRA DO INFERNO
Continuamos a "turistar": fomos até a "Barreira do Inferno", centro de lançamento de foguetes da Força Aérea Brasileira, sediada no município de Parnamirim, criada em 1965. Ali, em 15 de dezembro de 1965, foi lançado o foguete Nike Apache. Hoje, são lançados foguetes de sondagem meteorológica até a classe castor Lance de quatro estágios.
Passamos, ainda, pela Praia do Cotovelo e pela Praia da Pipa, recantos paradisíacos no município de Tibau do Sul.
Barreira do Inferno
Parnamirim - RN
Fabrício e Carol
Lançamento de foguetes
metereológicos e Castor Lance
Barreira do Inferno
Parnamirim - Natal - RN
Eu e Fabrício - RN
Carol e Fabrício - RN
Sede do comando da
Barreira do Inferno
Midway Mall
Em Natal, visitamos o maior shopping center do Rio Grande do Norte, e um dos maiores do Nordeste, o Midway Mall, (de propriedade do empresário Nevaldo Rocha, do Grupo Guararapes, também dono da rede de lojas Riachuelo), que conta com 290 lojas, distribuídas em 231 mil metros quadrados, praça de alimentação, 7 salas de cinema multiplex, da rede Cinemark, quatro restaurantes, o Teatro Riachuelo com capacidade para até 2.800 pessoas, seis estacionamentos cobertos e gratuitos, com capacidade para 3.900 veículos, que foi inaugurado em 2005.
Saindo de Natal, seguimos para João Pessoa, capital da Paraíba. Percorremos belas paisagens pelo litoral, com moderníssimos prédios, próximos ao mar azul e sereno. Dirigimos-nos para a Praia de Tambaú, a fim de que Fabrício, Carol e Dona Eula, conhecessem o Farol do Cabo Branco, limite extremo oriental da América do Sul, o ponto mais próximo da África, inaugurado em 1972, pelo então presidente Emílio Garrastazu Médici.
Ali estive, em 1996, quando fui participar de um Congresso Brasileiro de Jornalistas, em Campina Grande, em companha de diversos colegas niteroienses e cariocas, entre os quais, Mário Dias, Abel Rodrigues, Luana Dias (hoje, jornalista). Fomos à Tambaú, comer o saboroso camarão VG e depois seguimos para o Farol.
|
Farol do Cabo Branco |
Tambau
João Pessoa - PB
João Pessoa - PB
Farol do Cabo Branco - 1972
Tambaú
O caminho mais próximo para a África
Marco inaugurado no governo
Emílio Garrastazu Médici
1972
Textos e legendas: Assueres Barbosa
Fotos: Fabrício Rodrigues da Silva
P.S. Depois, a volta para Recife e para casa. Fabrício e Carol para Manaus, e eu para o meu querido São Gonçalo. Muitas saudades, dos bons momentos vividos.