terça-feira, 30 de outubro de 2012

Halloween ou o Dia das Bruxas

No dIa 31 de outubro, véspera do Dia de Todos os Santos, se comemora, principalmente, em alguns países ocidentais, com maior tradição nos Estados Unidos, a festa do Halloween, ou o Dia das Bruxas. O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano. naquele País, desde o Século XIX, no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos.

Dia das Bruxas

Diz a história, que a comemoração surgiu há 2.500 anos, originária do povo celta. Ele acreditava que os espíritos  saiam de suas sepulturas, a fim de afim de assustar os vuivos e se apossar de suas almas.
A única foram de se defender era colocar em suas casas, abóboras enfeitadas, caveiras, ossos decorados, cruzes.
Na Idade Média, em diversos países da Europa, a Igreja Católica condenava tais práticas, alegando ser uma festa pagã, e a Inquisição perseguia os participante e os condenava á morte na fogueira.
A fim de diminuir a influência de tais ritos, a Igreja criou o Dia de Finados -dia 2 de novembro.

Símbolos

A festa se relaciona com a morte e os participantes usam trajes assustadores como bruxas, fantasmas, zumbis, caveiras, gatos negros, e até figuras de monstros como Drácula e Frankstein.
As crianças gostam de se divertir nessa data. Usam fantasias que assustam os outros e vão de porta em porta, usando uma frase que se tornou tradicional: "doçura ou travessura". Como recompensa ganham chocolates, doces e balas. E ficam muito felizes.

No Brasil

Em nosso País, a comemoração do Dia das Bruxas é recente. Sua influência se deu através da difusão da televisão, que a copiou da cultura americana. que a  No Brasil a comemoração desta data é recente. A Igreja Católica e muitos brasileiros condenam a data e para combatê-la, o governo criou em 2005, o Dia do Saci, um personagem da literagura infantil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário