quinta-feira, 13 de novembro de 2014

A Tragédia da Ilha do Sol - LUZ DEL FUEGO

A bailarina, naturista e feminista Luz del Fuego (seu nome real era Dora Vivacqua), nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, em 21 de fevereiro de 1917, e morreu assassinada na Ilha do Sol, em São Gonçalo, no dia 19 de julho de 1967). Descendia de família italiana e seu irmão Attílio Vivacqua foi senador da República.
Começou a sua carreira artística como bailarina, em 1944, usando o nome de "Luz Divina, ao se apresentar no Circo "Pavilhão Azul". Depois mudou-o para Luz Del Fuego, que era o nome de baton argentino de muito sucesso. Foi para a Europa estudar e de lá só voltou em 1950.
Começo, então, a fazer shows, apresentando-se semi-nua com duas jibóias enroladas em seu corpo. Conseguiu licença da Marinha de Guerra brasileira para viver na Ilha Tapuama de Dentro, de 8 mil metros quadrados, que ela rebatizou de "Ilha do Sol". Ali fundou o primeiro clube de nudismo do Brasil, o "Clube Naturalista Brasileiro. Depois, criou o Partido Naturalista Brasileiro, candidatando-se à deputada federal, mas não conseguiu se eleger.
A Ilha do Sol ganhou fama e diversos artistas internacionais, entre os quais, Steve MacQueen, Brigitte Bardot, Glenn Ford, Errol Flynn, Lana Turner, Ava Gardner, Tyronne Power, frequentaram a Ilha do Sol. A primeira vez que fui fazer uma reportagem com Luz Del Fuego, tendo em minha companhia, o repórter fotográfico Délio Limoeiro, fui impedido de entrar, porque não tirei as roupas. Depois, surgiu uma outra ilha para a prática do nudismo, a do Abricó.
Morte
Luz Del Fuego foi assassinada com o seu caseiro, Edgar, em 19 de julho de 1967, pelos irmãos Alfredo Teixeira Dias e Mozart Guaguinho, que usando de um estratagema, conseguiram fazer com que ela embarcasse em sua canoa. Ali, Alfredo deu-lhe pancadas na cabeça que terminaram por matá-la. Chamaram o caseiro, que também foi assassinado. Os corpos foram amarrados e colocados em uma baleeira, com pedras, depois que as vísceras foram retiradas, e jogados ao mar na Ilha das Capuanas de Baixo.
Voltaram à casa de Luz Del Fuego e roubaram pertences, como rádio vitróla, binóculos, óculos e oitenta mil cruzeiros antigos. A justificativa para o crime, foi a de que Luz Del Fuego os teria denunciado à polícia, já que eram procurados.
O crime só foi descoberto duas semanas depois, porque os jornalistas Mário Dias, do jornal O DIA, e Mauro Costa (já falecido) do jornal Última Hora, descobriram um coveiro que sabia de tudo. 
Alfredo foi preso e confessou a participação nas mortes, mas indicou o irmão Gaguinho como o assassino. Os corpos foram resgatados no dia primeiro de agosto. Gaguinho escapou de forma espetacular, trocando balas com a polícia durante quinze dias. 
Somente depois de ter matado um cabo, foi preso e condenado a pena máxima. Ficou louco na cadeia e terminou por cumprir a sua pena no manicômio judiciário do Rio de Janeiro. Alfredo converteu-se à religião evangélica.

N.R. Na época, eu trabalhava com o jornalista Mário Dias (um dos melhores repórteres policiais de todos os tempos), na sucursal do Jornal O DIA, em Niterói, e fui testemunha do seu excelente trabalho investigativo, que terminou por descobrir o crime e seus assassinos.







5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Suares, li três versões sobre a morte da Luz del Fuego:
    - os irmãos pescadores queriam vingança
    - os irmãos pescadores queriam dinheiro
    - o assassinato foi político (seja por militares, seja por civis, mas quem levou a culpa foram os pescadores)
    Gostaria de saber se vocês têm certeza de que não foi político.

    ResponderExcluir
  3. Pessoalmente, acredito que os crimes não tiveram conotação política. Todavia, é complicado dizer que o governo militar se importou.....

    ResponderExcluir
  4. Se a Marinha doou a ilha para ela, não foi crime político ou do governo militar.
    Parece mais crime de ódio mesmo, pelos detalhes da morte dela.

    ResponderExcluir
  5. Correção, foi uma conceção da Marinha.

    ResponderExcluir