quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Férias em Manaus II



Saí do Rio de Janeiro no último dia 23, às 22h35, por um vôo da TAM, em direção à Manaus, capital do Estado do Amazonas, a fim de visitar meus filhos Fabrício, minha nora, Carol, meus netos Felipe e Ana Clara, e meu outro filho Rafael, que há muito não via e seus familiares. E, também para curtir um merecido descanso, após um ano muito trabalhoso e muito problemático, motivado em grande parte por falsidades.
Manaus. Uma cidade progressista, com uma população estimada em dois milhões de habitantes (manauaras - quem nasce em Manaus -, nortistas e nordestinos); com seus dois distritos industriais, onde a maioria trabalha nas fábricas da Yamaha, Sundawn, Dafra, Gillete, Kodak, Sansung, Honda, Phillips; sua animada noite, com muito forró, pagode e outros gêneros musicais, eu, ciceroneado pela manauara Amanda, uma universitária que vive constantemente na ponte aérea Manaus, São Paulo, Rio; suas praias de rio, belas cachoeiras, seus pontos de lazer e cultura. Vamos registrar os destaques:
a) Cantata de Natal. no dia 25, no Largo de São Francisco, em frente ao Teatro Amazonas, um dos maiores point´s de cultura do País, construído no período áureo da extração da borracha no Brasil.
b) O município de Presidente Figueiredo - uma parada a caminho de Boa Vista e da Venezuela -, com as suas belas Cachoeiras do Santuário, de Iracema (com suas grutas), da Onça, Araras. do Leão, Orquídea, Asframa.
c) O internacional Hotel Tropical, onde se hospedam os turistas e onde se hospedou recentemente a Seleção Brasileira de Futebol, à beira do Rio Negro, no bairro Ponta Negra -uma réplica menor da Praia de Copacabana, onde residem o governador, o prefeito, vereadores e a classe alta do município, e onde existe um anfiteatro em pedra para grandes shows.
d) a construção de uma ponte com 4 kms, no Rio Negro, ligando Manaus e o município de Iranduba, que deve ficar pronta em 2010.
e) Os modernos Shoppings Amazonas, Manauara, Millenium,Plaza, Stúdio 5.
f) As obras do Governo Federal - ligação do gasoduto do município de Coari, onde fica o Pólo da Petrobras, a Manaus-; obras do Governo Eduardo Braga, que incluem construção de casas populares, drenagem e pavimentação.
g) O Hotel Ariaú Amazon Towers, construído na copa das Árvores para turistas, às margens de um rio.
h O Encontro das Águas dos Rios Negro e Solimões.
i) Meios de comunicação: as tevês A Crítica (Record), Rede Amazônica (Globo), AmazonSat, Manaus (Rede TV), Em Tempo ; os jornais A Crítica, Em Tempo, Diário do Amazonas e dezenas de emissoras de rádios.
j) Lembro, ainda o comércio lojista muito movimentado, a rede bancária, a rede de Saúd, estadual e municipal, diversos estabelecimentos de ensino e universidades das redes federal, estadual e particular, a Rede de Saúde que atende 24 horas, o Mercado PopulaR Adolpho Lisboa , no centro da cidade, A Feira do Mutirão, uma réplica menor do SAARA,no Rio de Janeiro).
N.R. Como só retornarei ao Rio, provavelmente entre os dias 15 e 20 de janeiro, falarei mais sobre essa aprazivel cidade, que aprendi a gostar. E, quem sabe, virei aqui morar, futuramente...
Agradecer o carinho e a atenção de Ana Maria (sogra de Fabrício), Lurdite, Luiz e Neila, Sidney e Paula, Elias e Norma. Fábio, Adriano, Thiago, Thaís (Tati).
Aos netos Felipe, Clarinha, Bia, Biel, Bibia, Larissa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário