sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Destruição das Torres Gêmeas - Morte de Bin Laden - 04 de maio de 2011

Foto: Wikipédia - a enciclopédia livre.

Bin Laden é morto no Paquistão

Às vésperas de completar 10 anos da destruição das Torres Gêmeas - 11 de setembro de 2001 - no World Trade Center, no centro financeiro de Nova Yorque, e de outro atentado contra o Pentágono, em Washingon, nos Estados Unidos, durante um dos maiores atos de terrorismo, perpetrado pelo terrorista Khalid Cheicker, do grupo Al-Qaeda, liderado pelo terrorista Osama Bin Laden, os Estados Unidos anunciaram, ontem, dia 1º de maio, a morte de Bin Laden, durante uma ação do exército americano em parceria com forças militares do Paquistão.
O anúncio foi feito pela Rede CNN de TV, pelo presidente Barack Obama, adiantando que Bin Laden foi morto durante uma troca de tiros, numa mansão nos arredores de Islamabad, capital do Paquistão. Segundo o presidente americano, "podemos dizer que a justiça foi feita". Os americanos sairam às ruas comemorando o acontecimento.

RELEMBRANDO

No dia 11 de setembro de 2001, às 8h46minutos, o mundo assistiu, abismado, um dos maiores atos terroristas de todos os tempos. A destruição por um grupo de fanáticos, liderados pelo terrorista Khalid Cheiker (autor intelectual), das Torres Gêmeas do World Trade Center, um prédio com 110 andares, no centro financeiro de Nova Yorque, nos Estados Unidos.
Quatro aviões comerciais a jato, da American Air Lines foram seqüestrados em pleno vôo, com seus passageiros.
O American Air Line 11 foi arremessado contra a Torre Norte e o American Air Lines 175, contra a Torre Sul. As duas Torres, incendiadas, desabaram após duas horas (10h20minutos). Um terceiro avião projetou-se contra o prédio do Pentágono, localizado em Arlington, Virgínia, enquanto o quarto avião caiu em um campo de futebol. Na tragédia, morreram 2.996 pessoas (muitas se jogaram pelas janelas) incluindo-se os 19 terroristas que participaram do atentado, e 6.291 pessoas ficaram feridas. O grupo terrorista Al-Qaeda, de Osama Bin Laden, assumiu a responsabilidade do ato.
Hoje, o local abriga o Marco Zero, um dos memoriais mais reverenciados pelo povo americano. Um novo prédio, ainda maior, está sendo reconstruído, com uma maior altura (541 metros de altura) e imponência do que as antigas Torres do WTC, e deve ser inaugurado em 2013. O Memorial do Pentágono - também alvo dos terroristas - foi concluído em 11 de setembro de 2008, e está aberto à visitação popular.

N.R. À época, eu trabalhava na redação do Jornal O SÃO GONÇALO, quando as primeiras imagens do atentado começaram a aparecer na tela da TV. Inicialmente, custei a acreditar (tal qual, quando das imagens veículadas na época em que o homem pisou na Lua pela primeira vez, em que julguei tratar-se de mensagem publicitária). Logo, constatei a veracidade dos fatos. E, o mundo assistiu, estarrecido, uma das maiores barbáries da especie humana.

2 comentários:

  1. essa historia foi muito emocionante!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. adorei e ainda me ajudou para um trabalho de historia

    ResponderExcluir