sexta-feira, 30 de julho de 2010

Vereador Carlinhos da Marmoraria - Triste Lembrança!.

30 de julho de 2003, de triste lembrança. Neste dia, estava no fim a sessão ordinária da Câmara Municipal de São Gonçalo, onde eu ocupava o cargo de Assessor de Imprensa. Então, encaminhei-me para jantar no restaurante Lacedônia. Tudo era alegria. O fim de semana se avizinhava dos melhores. Mas, tudo era ilusão...
Quase no final do jantar, meu celular tocou. Alguém me dava a má notícia: o vereador Carlinhos da Marmoraria, presidente do Poder Legislativo Gonçalense, acabava de ser atingido por tiros, quando saia com o seu carro do estacionamento da CMSG. Dirigi-me, então, para o Pronto Socorro de São Gonçalo, onde Carlinhos imediatamente foi operado. Faleceu alguns dias depois. Se vivesse, estaria paraplégico.
Decorridos 7 anos, ninguém sabe os motivos do assassinato do jovem vereador. E, nem foram presos os seus autores. Hoje, seu jovem filho, Thiago da Marmoraria, é vereador. Ocupa uma das 21 Cadeiras na Câmara Municipal de São Gonçalo. É destaque na política do município.
Naquele dia, embora eu não adivinhasse, minha vida tomaria outro rumo...

De volta à Manaus





Tudo que é bom dura pouco. Mas, a felicidade para mim foi constante, nos trinta dias que contei com a visita do meu filho Fabrício, da minha nora Carol, dos netos Felipe e Clarinha, do priminho Gabriel (Biel), de Ana Maria (sogra de Fabrício) e dos tios de Carol, Sidney e Paula. Irão embora no próximo domingo para Manaus, onde só poderei estar no Natal ou no início de Janeiro, quando estarei de férias. E, quem sabe, de repente, resolva mudar-me para lá, definitivamente.
Muitos passeios a turma fez por aqui, na praia, nos shoppings, nos pontos turísticos do Rio e Fabrício encontrou familiares e velhos amigos. Clarinha, minha neta, que nasceu em São Gonçalo, na Casa de Saúde São José, e foi para Manaus com um ano e um mês de vida, finalmente conheceu a sua terra.
Na última quinta-feira, comemoramos o aniversário natalício de Felipe (nove anos). A mamãe Carol mudou de idade no último dia 26. O tema da festa foi Ben 10, um personagem do desenho animado. Salgadinhos, cachorro quente, refrigerantes, pipoca, doces, brindes e o bolo festivo.
Felipe, ao lado do papai Fabrício, da mamãe Carol, da vovó Ana, da maninha Clarinha e do priminho Biel, recebeu os seus coleguinhas, Maria Eduarda, Victor, Bruno, Bia, Julinha, o bebê João Henrique; os primos João Roberto, Ingrid, Suellen, e os convidados Tati e Alex; Meire, Dita e Laí, Marisi, Bruna, Paula e Helena.
As fotos: 1 - Carol, Felipe e Fabrício: 2 -vovô Assueres, Felipe, Clarinha e Meire; 3 - Marisi, Clarinha, Felipe e Dita; 4 -Felipe, Clarinha, vovó Ana e Biel;

terça-feira, 27 de julho de 2010

Deusas Mães e Divindades (algumas)


BONA DEA - A Boa Deusa - Importante Deusa Romana - cultuada por mulheres em ritos secretos
CIBELE - A Grande Mãe - Reverenciada na Grécia Antiga e em Roma
HERA - a Rainha do Monte Olimpo - irmã e esposa de ZEUS. Grécia antiga
GAIA - Deusa da Terra na Grécia Antiga
JUNO - Deusa do parto. Protetora das Mulheres na Roma Antiga -
FRIGA - Deusa do Céu - Nórdica - Filha e esposa de ODIN
DAUARANI - Venezuela - A Mãe da Floresta
PACHAMAMA - Deusa Terra do Império Inca - Peru
KWANNON - Deusa da misericórdia - fonte de piedade - Japão
DEVI - Principal divindade feminina no induismo - esposa do Deus Shiva -


MITOLOGIA - Deuses e divindades superiores (alguns)





ZEUS - Deus do Trovão, dos Raios e da Chuva - Grécia Antiga
JÚPITER - Deus do céu e da luz do dia - Roma Antiga
ODIN - Deus Nórdico da magia, da guerra, da sabedoria e da poesia
ILNATAR - Deusa primitiva do épico finlandês (a jovem do ar)
VAINAMOINEM - Deus finlandês da canção e da poesia
O DAGHDA - O Deus bom da Irlanda
SUSCELLUS - Rei dos deuses da Gália e da Bretanha celtas
TEUTATES - Divindade maior da Grã-Bretanha e Gália celtas
O CORVO - Criador dos Chukchis, Sibéria - excretou o mundo
BIELUN E CERNOBOG - Deuses gêmeos eslavos. 1 - Do sol, da felicidade e da boa sorte; 2- das trevas e do mal
PERUN - O mais importante dos deuses pagãos eslavos (Rússia)
MARDUC - Principal Deus da Babilônia -terra e água.
BRAHMA (Criador do Cosmo), VISHNU E SHIVA - Deuses da India
PAN GU - Deus da China
IZANAGI e IZANAMI - Divindades do Japão
VIRACOCHA - Divindade máxima do Peru
RÁ - O Deus Sol - era a forma visível do Criador. Egito - Imagem de Info-Escola - Navegando e aprendendo - Alex Ferdele do Nascimento
BAIAME - Deus criador, Pai de Tudo e de Todos - Austrália
TANGAROA - Deus polinésio do oceano
HAPI - Senhor dos peixes e pássaros dos pântanos - Egito antigo
ÁTON - Um dos nomes de RÁ, o Deus Sol - Egito antigo

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Momento Musical Salvatori festeja três anos de existência

Parece incrivel, mas é realidade. O projeto cultural Momento Musical Salvatori, criado por um grupo de amigos, como forma de entretenimento e amizade, completará na próxima quarta-feira, dia 28, três anos de existência. Sem patrocínio oficial ou político. Apenas a ajuda, em alguns casos, de amigos.
As despesas com a contratação do conjunto musical (Os Trovadores), de sonorização, brindes e quando das festas marcantes do calendário são pagas pelo grupo fundador.
O Momento Musical Salvatori surgiu quando o grupo constituido por Aluísio Ribeiro da Costa, Josias Ávila, Assuéres Barbosa, Ayrton Rachid, Antonio Baptista de Souza (Toninho), Celso Gomes da Silva, Anselmo Martins da Cunha, Paulo Nunes (que criou a estátua do Trovador e seu Alaúde), Arismar Dias, Dom Amaro, Paulo, Vladimir, Humberto Bercê (de saudosa memória), Gil, se reunia todas as manhãs para tomar o café da manhã e "jogar conversa fora".
Inicialmente, a idéia era um violão e voz para distração. Mas, decidimos abrir espaço para cantores, quer cantassem bem, quer cantassem mal. A Choperia Repartição], do empresário Serginho, no calçadão da Salvatori, abriu espaço para o show. No primeiro encontro, apresentaram-se 10 cantores. Hoje, são cerca de 60 cantores (as), na última quarta-feira de cada mês (antes, era na sexta-feira), das 09h às 15 horas. Não há qualquer pretensão de ninguém ser melhor do que o outro.
Na próxima quarta-feira, dia 28, a partir das 9h começa a festa. Teremos um café da manhã reforçado, show e bate-papo com os amigos.
Outros amigos se juntaram à idéia, entre os quais, Edson Oliveira (que nos presenteou com diplomas de Honra ao Mérito), Luiz Paiva (que oferece sempre o bolo de aniversário), vereador Miguel Moraes (que criou o projeto de Utilidade Pública), Sérgio Wilson, José Melo, o músico Ulisses, os guardas municipais que controlam a área, Melody Musical, Paulinho da Loteria, PC, Wirland Mezzavila, Nelson, Papai Noel, Dra. Vera, Osmar Leitão, Hairson Monteiro, Francisco Lomelino, a imprensa que sempre nos deu cobertura.
Mas, o mérito maior fica por conta dos cantores (as) e do Grupo "Os Trovadores" do maestro Arivaldo (violão, com os músicos Russo (Trompete), China (Bateria} e Iradir (Cavaquinho), que abrilhantam o espetáculo.
A relação geral dos cantores (as) está nesse blog, em postagens antigas.

sábado, 24 de julho de 2010

UNIJOR-SG tem fundação oficial

A União dos Jornalistas e Comunicadores de São Gonçalo -UNIJOR - teve a sua oficialização decretada durante uma Assembléia Geral da categoria, realizada no último dia 20 de julho, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos de São Gonçalo.
Naquela oportunidade, ficou decidido o Registro Cartorial do Estatuto da entidade, seguindo-se posteriormente o registro junto ao Ministério da Fazenda para obtenção do CNPJ. As despesas serão rateadas pelos associados, cabendo a cada um a importância de R$ 50,00, que deverão ser entregues à diretoria, presidida pelo radialista Edson José Oliveira, até o próximo dia 05 de agosto.
Os associados que contribuirem para o registro de UNIJOR, serão considerados SÓCIOS FUNDADORES.
Participaram da reunião de fundação: Edson José Oliveira; José Jerônimo Sobrinho; Adilson Guimarães, Everson Chemale Alves, José Rosalvo Torres, Frederico Mendonça Carvalho, Arnaldo Nascimento, Assuéres Barbosa da Silva, Lourival Prevot Barbosa da Silva, Carlos Augusto Domingos Palhares Barbosa, Oswaldo Luiz Ferreira, Bonifácio Rodrigues de Matos -IKENGA-, Nelson Teixeira Carneiro, Edmiçson da Silva e Marcelo Castro de Oliveira.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Trens do Mundo



























































Interessantíssimo esse e-mail que me foi enviado pela repórter-fotográfica Janaina Lima, mostrando os trens em circulação em diversos países. Na sequência de fotos,vemos:

1 - A CENTRAL DO BRASIL, no Rio de Janeiro.

2- O AVE Espanhol.

3 - O METRÔ de Dubai.

4 - O THSR de Singapura.

5 - O TREM do Paquistão

Outros trens em circulação:

O CRH2 da China

O KTX da Coréia do Sul

O SHINKONZEN do Japão

O EUROSTAR Britânico

O TGV Francês

TUDO a BORDO na Índia





domingo, 18 de julho de 2010

Divórcio mais rápido já está em vigor no país

Desde a última quarta-feira, dia 14, já está em vigor no país, a Emenda Constitucional 66/2010 que extinguiu os prazos de espera nos processos de divórcio.Já não é preciso mais esperar um ano após a separação judicial (formalizada em cartório) ou dois anos após a separação de fato (com cada um morando em uma residência). O divórcio sai imediatamente após a decisão do casal. Além de possibilitar que os dois refaçam as suas vidas, na prática, representa uma maior economia nos gastos com a Justiça Familiar.
Um outro projeto aprovado, que aguarda a sanção do presidente Lula, é o que prevê punição para pais separados que difamam o ex-cônjuge ou o impedem de ver o filho. Pode representar a perda da guarda, acompanhamento psicológico, multa e prisão por dois anos. Chama-se alienação parental.
Outros projetos, que ainda aguardam aprovação do Congresso Nacional, são: a) licença maternidade de seis meses (180 dias) obrigatória; b) quem humilhar, ameaçar gravemente, ridicularizar o menor e até mesmo dar palmadas, terá que se explicar no Conselho Tutelar e poderá ser encaminhado para orientação psicológica. Lesões corporais poderão dar penas de até oito anos de prisão.

sábado, 17 de julho de 2010

Museu dos Ex-Combatentes em São Gonçalo


O único museu a céu aberto, com símbolos e artefatos usados na 2ª Guerra Mundial (1939/1945), o Museu dos Ex-Combatentes de São Gonçalo está situado na Praça dos Ex-Combatentes, no bairro Patronato. Fundado em 1970, foi totalmente reformado pelo governo Aparecida Panisset, que o reinaugurou no início de 2010, com os seus monumentos restaurados, novas placas indicativas, pontos de iluminação renovados, jardins com plantio de mudas de árvores, e toda a área pintada, bem como a sede oficial existente ao lado da praça. Para evitar que houvessem pixações, desde então existe um esquema de segurança, através de integrantes da Guarda Municipal.

1 - Monumento a Força Expedicionária Brasileira (FEB).
2 - Hélice da Esquadrilha"Senta Pua" - Força Aérea Brasileira (FAB).
3 - Tanque de Guerra Americano, de 12 toneladas.
4 - Canhão de Artilharia Anti-Áerea.
5 - Âncora de navio da Marinha de Guerra do Brasil.
6 - Bomba de profundidade, usada para afundar submarinos.
7 - Sinalização maritima (bóia).
8 - Rampa de lançamento de bomba de profundidade.
9 - Monumento às Forças Armadas ( Exército, Marinha , Aeronáutica).
10 - Brasão da República (15/11/1889).

Diretoria da AECB-SG
O ex-combatente Sylvio de Mattos, durante muitos anos presidiu a Associação dos Ex-Combatentes de São Gonçalo. Após o seu falecimento, uma nova diretoria foi eleita, e até a presente data, está assim constituida: Presidente: 1º Tenente de Exército R-1 Nelson Moreira Botelho; Vice-presidente: 2º Tenente Antonio Vidal de Almeida; Secretário-Geral: 2º Tenente Otacílio Moura; Tesoureiro Geral: 2º Tenente João Alves Pacheco; Tesoureiro Adjunto: 2º Tenente Wanderley C. Filho; Diretor de Patrimônio:2º Tenente Alfredo Guerreiro; Diretor de Esporte e Lazer: 2º Tenente José Nascimento.

Foto: repórter fotográfico Sandro Nascimento

segunda-feira, 12 de julho de 2010

A Grécia - Seus Deuses


A Grécia é o berço da democracia, literatura, cultura, da ciência política, da matemática, do teatro. Localiza-se na parte meridional dos Balcãs, entre a Europa, Ásia e África, tendo limites com a Macedônia, Bulgária, Albânia, Turquia. É banhada pelo Mar Egeu, Mar Mediterrâneo e o Mar Jônico (que a liga a Itália). Atenas é a capital, e são destaques entre as suas 1.400 ilhas, das quais, apenas 227 são habitadas, as belas Creta, Rodes, Miconos, Corfu, Lesbos, Cefalônia, Samos, Chibéia, Cárpato.
Na Grécia Antiga, no alto do Monte Olimpo, viviam os Deus Gregos, que dirigiam os destinos dos mortais. Uns eram bons. Outros maus. Mais tarde, quando os romanos invadiram e dominaram a Grécia, assimilaram a sua cultura, mas mudaram a denominação dos seus Deuses.
Os Deuses Gregos: ZEUS (foto) - Rei de todos os Deuses; ATENÁ - Deusa de Atenas, Guardiã da sabedoria e da consciência espiritual; AFRODITE - Deusa do Amor; ARES - Deus da Guerra; ADES - Deus do mundo dos mortos e do subterrâneo; HERA - Deusa protetora das mulheres, do casamento e do nascimento; POSEIDON - Deus dos mares e dos oceanos; EROS - Deus do amor e da paixão; HESTIA - Deusa do lar; APOLO - Deus da beleza masculina, da poesia, da música e da luz do sol; ÁRTEMIS - Deus da Caça, da castidade, dos animais selvagens e da luz; DEMÉTER - Deus da agricultura, da colheita; DIONISIO - Deus do vinho, das festas; HERMES- Mensageiro dos deuses e dos comerciantes; HEFESTO - Deus dos metais, do fogo e da metalurgia; CRONO- Deus do tempo; GAIA- Planeta Terra.

domingo, 11 de julho de 2010

O caso do goleiro Bruno

Comprovada a culpabilidade do goleiro Bruno, do Flamengo, no final da apuração da morte de sua ex-amante Elisa Samudio (até que se prove a culpa, a pessoa é inocente), e consequente punição por um corpo de jurados, só nos resta lamentar que uma pessoa com um presente e um futuro ainda muito mais brilhante, não só profissionalmente, mais também financeiramente, tenha se envolvido em um drama dessa natureza.
Mas, a análise que faço é a seguinte: tudo é culpa, certamente, da falta de uma estrutura familiar. Os jogadores de futebol, oriundos de famílias humildes, em sua maioria, com quase ou nenhuma instrução, ao conseguirem um dom especial, rapidamente se deslumbram com a fama. São cercados por certas mulheres, as chamadas "Marias Chuteiras", ávidas em conseguirem favores especiais, dos quais o maior, é conseguirem engravidar e assim obterem compensações financeiras com pensões alimentícias. E, se envolvem facilmente.
Em relação ao crime alegado, somente as provas técnicas condenarão Bruno e seu grupo, porque dificilmente o corpo de Elisa aparecerá. Mas, Bruno (e seu grupo) será beneficiado pelo nosso arcaico Código Penal, e em poucos anos sairá da cadeia, porque a pena máxima é de 30 anos, e ninguém até hoje a cumpriu integralmente.
A lamentar, a morte de uma jovem, que apesar dos inúmeros pecados, não merecia esse destino. A exemplo do caso Nardoni, o caso Bruno terminará com condenação, porque a opinião pública com a ajuda da mídia, já determinou a sua culpa. E, qualquer corpo de jurados seguirá essa opinião.

sábado, 3 de julho de 2010

MANAUS EM CASA



Estou naquela de maior felicidade. Meu filho Fabrício chegou de Manaus, Amazonas, trazendo minha nora Carol, meus netos Felipe e Clarinha, sua sogra Ana, os tios Sidney e Paula e o priminho Gabriel (Biel). Vão ficar 30 dias em minha casa. Depois, em janeiro, será minha vez de ir para Manaus, ou a passeio ou definitivamente.
Realmente, Deus cuida de mim!.
Só falta um "sobrinho", do qual o "Tio de Bangu" sente a maior falta. Mas, nem tudo é perfeito.

N.R. Prá completar, a minha sexta-feira, à noite, foi maravilhosa. Uma excelente companhia, bom papo, boa música e, um ótimo jantar: picanha grelhada a piomontese, um fino vinho e pudim de leite como sobremesa. Como se pedir mais?.