quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Cristo Redentor completa 80 anos no dia 12.


Cristo Redentor - Corcovado - Rio
Retratando Jesus Cristo, o monumento do Cristo Redentor foi construído no topo do Morro do Corcovado, localizado no Alto da Boa Vista, no Rio de Janeiro, Brasil, a 709 metros acima do nível do mar. Dali, Cristo abençoa a cidade, seus habitantes e visitantes.
Foi inaugurado no dia 12 de outubro de 1931, data consagrada à Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, quando terminaram as obras de construção que duraram cinco anos. É o símbolo do cristianismo e hoje é considerado uma das 7 Maravilhas do Mundo.
A estátua, em ferro,aço e concreto, revestida de pedra-sabão, tem 38 metros, dos quais 8 no pedestal. É a segunda maior escultura  de Cristo no mundo, ficando atrás, apenas, da Estátua de Cristo Rei, na Polônia. Está sob a administração da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, responsável pela idéia, construção e sua conservação.
Foi Dom Pedro II, em 1824, que descobriu as belezas do lugar, ao visitar o topo do Morro do Corcovado. Muitos anos depois, autorizou a concessão de uma linha férrea e de um hotel de turismo (Hotel das Paineiras) para os engenheiros Pereira Passos (que se tornaria mais tarde, prefeito do Rio de Janeiro) e João Teixeira, por 50 anos.
O projeto de construção do Cristo Redentor foi aprovado em 1921 por uma comissão presidida pelo Cardeal Joaquim Arco Verde, Arcebispo dodo Rio. O projeto vencedor foi o do pintor ítalo-brasileiro Carlos Oswald, mas as obras só começaram em 1926.
No último dia 30 de setembro começaram as festividades em comemoração aos 80 anos do Cristo Redentor. O cardeal arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno Assis, presidiu uma missa aos pés do Cristo, no Rio de Janeiro. 
Sábado próximo, na Estrada Manoel Nogueira de Sá, 1.421, Jardim Novo, em Realengo, serviços sociais como inscrição em banco de empregos, tirada de documentos, atendimentos nas áreas de saúde, de odontologia, jurídico, social, lazer e educação ambiental, serão oferecidos na Ação de Amor do Cristo Redentor.
Haverá distribuição de brinquedos às crianças show com o Padre Osmar, Isaias, Eliana Ribeiro e Emanuel (Canção Nova), apresentações do grupo Sambadorando, do DJ Católico Piedade, do grupo de Teatro Comunidade Shalom e do projeto Circo da Baixada.


PROGRAMA
No próximo dia 12 de outubro será realizada a Corrida Internacional do Cristo Redentor, uma competição rústica de nove quilômetros, saindo da Praça São Judas Tadeu, no Cosme Velho, até o Cristo, no alto do Corcovado.
A concentração será às 7h. Haverá uma celebração eucarística no Santuário do Cristo, às 10h, e a seguir uma exibição da Esquadrilha da Fumaça. O Show da Paz também será no dia 12, no Aterro do Flamengo, junto ao Monumento dos Pracinhas e começará às 18h com o Coral 80 anos Cristo Redentor e Ballet da Paz. 
Estão confirmadas as apresentações do reitor do Santuário, Padre Omar Raposo, de Zeca Pagodinho, Miúcha, Sandy, Leila Pinheiro, Beth Carvalho, Jorge Aragão, Fernanda Abreu, e da cantora de jazz americana Stacey Kent, junto com Marcos Valle.
No dia 28 de outubro haverá o lançamento da exposição “Cristo Redentor para Todos” com as réplicas do Cristo em várias cidades, e no dia 15 de dezembro será lançado o CD, DVD e Blu-Ray do Show da Paz, além da entrega do troféu “Destaque Cristo Redentor 80 anos" à diversas personalidades.

Fonte e foto: Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário