sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Os 30 vereadores mais votados em São Gonçalo - RJ - 2008

Votação Nominal de Candidatos por Cargo 


* 0001     Dilson Drumond - PDT – PDT / PSDC - 11.104  
* 0002     Eduardo Gordo -  PT do B – PT do B - 9.605  
* 0003     Dr. José Luiz Nanci - PPS – PPS / PV - 9.391 

 (elegeu-se deputado estadual em 2010)
* 0004     Rafael do Gordo -  PSB – PSB -- 7.313
 

(elegeu-se deputado estadual-2010)  
* 0005     Dilvam Aguiar - PDT – PDT / PSDC - 7.121     
* 0006     Jorge Mariola - PDT – PDT / PSDC - 6.199     
* 0007     Capitão Nelson - PSC – PSC - 6.095    
* 0008     Ricardo Pericar - PDT – PDT / PSDC - 6.061     
* 0009     Dr. Augusto Senna - PV – PPS / PV - 5.701   
* 0010    Josias Muniz - PSC – PSC - 5.490     
* 0011     Fael - PT do B – PT do B - 5.134     
* 0012     Iza - PMDB – PMDB - 5.053     
* 0013     Amarildo Aguiar - PTB – PTN / PTB - 4.387     
* 0014     Thiago da Marmoraria - PMDB – PMDB - 4.138    
* 0015     Geiso do Castelo - PDT – PDT / PSDC - 4.090     
* 0016     Pastor Roberto Ferreira - PMDB – PMDB- 4.061    
* 0017     Miguel Moraes - PT – PT / PTC - 4.016    
* 0018     Marcelo Amendoim - PRB – PSL / PP / PRB - 3.916  
* 0019     Marlos - PT – PT / PTC  3.597     
* 0020     José Antônio Projeto se Liga- PSDB – PSDB / DEM -3.055  
* 0021    Dr. Frederico Chateaubriand - PR – PR / PHS - 3.012
0022      Lecinho - PMDB – PMDB - 3.791  
0023     Henrique Porto - PDT – PDT / PSDC - 3.436    

0024     José Carlos Vicente - PSB – PSB - 3.310 

(assumiu no lugar de Rafael do Gordo)     
0025     Fábio Montibelo - PPS – PPS / PV - 3.194 
(assumiu no lugar de José Luiz Nanci)
0026     Alexandre Corrêa - PRB – PSL / PP / PRB - 3.132  
0027     Mazinho do Bar - PMDB – PMDB - 3.089  
0028     Marcos Rodrigues - PPS – PPS / PV - 2.963  
0029     Cici Maldonado - PSC – PSC - 2.804  
0030     Gevu-Gevuzinho - PTB – PTN / PTB - 2.784 



N.R. Fonte: TSE - Os 21 primeiros foram eleitos.    

Incêndio do Gran Circus Norte Americano completa 50 anos no dia 17

A REAL HISTÓRIA DA MAIOR TRAGÉDIA CIRCENSE DO MUNDO

O INCÊNDIO DO GRAND CIRCUS NORTE-AMERICANO

EU ESTAVA LÁ!. EU VI TUDO!. E, NUNCA MAIS ESQUECI....


A trapezista Nena se prepara para a apresentação do salto triplo - a maior atração, mas a mais perigosa -.Alguém gritou: "o circo está pegando fogo". Estabeleceu-se o pânico. Era o início da tragédia.
O dia 17 de dezembro de 1961 era um dia muito quente. A temperatura rondava os 40 graus. Eu, curtia o domingo assistindo uma partida de futebol no campo do Fonseca Atlético Clube, quando fui alertado por uma emissora de rádio, que o Grand Circus Norte Americano instalado na Praça do Expedicionário, em Niterói - Rua Desidério de Oliveira - onde hoje funciona o Centro de Clínicas do Exército - estava pegando fogo. Ele, que havia sido inaugurado dois dias antes (15/12/1961).
O incêndio começou no momento em que os trapezistas iriam iniciar o perigoso salto triplo. Ao grito de "incêndio", todos começaram a correr em diversas direções. Ainda cheguei a tempo de ver as labaredas, a fumaça, a correria e o desespero das pessoas, a maior parte com queimaduras, que saiam aos gritos, por um buraco aberto por um elefante, que salvou muita gente, mas que também matou, pisoteando-as. Também vi corpos e mais corpos estendidos no interior do circo e, até mesmo sentados nas cadeiras, envoltos no plástico da tenda. Todos que haviam ido se divertir com os palhaços, os trapezistas e os animais, na base da pipoca e do sorvete.
Foi iniciado o rescaldo pelo Corpo de Bombeiros, e o atendimento aos sobreviventes que eram conduzidos aos Hospitais Antônio Pedro, Santa Cruz, Azevedo Lima, Maritimos, Luiz Palmier, Hospital Infantil Getúlio Vargas, e para a Santa Casa de Misericórdia, enquanto os corpos dos que morreram eram levados em caminhões para o Ginásio Caio Martins e para o IML a fim de serem reconhecidos e depois sepultados. Muitos foram colocados nos frigoríficos da Indústria Maveroy (que produzia a geladeira Kelvinator), para serem conservados até o sepultamento.
Ás lágrimas escorriam por todos os rostos. Os cirurgiões plásticos Ivo Pitangui e Carlos Caldas (que havia se formado naquela semana), diversos médicos, enfermeiros e voluntários desdobravam-se nos atendimentos. Fui voluntário durante 15 dias no Azevedo Lima, cujo diretor era o saudoso médico Carlos Guida Risso.
A solidariedade do nosso povo foi enorme. A todo instante chegavam medicamentos,ataduras, alimentos, água. As pessoas corriam de um lado para o outro tentando ajudar de alguma forma.
O governador Celso Peçanha determinou providências imediatas. No Cemitério do Maruí foram abertas às pressas, covas para os sepultamentos. O Papa rezou por mortos e feridos e diversos países, bem como a Cruz Vermelha, enviaram medicamentos e donativos. Decorridos tantos anos, ainda não se chegou ao número exato dos que perderam as suas vidas. Dizem que "na maior tragédia em circuito fechado" o número estimado de mortos oscila entre 350 e 400, dos quais 70% eram crianças.
Os culpados foram descobertos: Adilson Marcelino Alves, o Dequinha - condenado a 16 anos e mais seis em manicômio judiciário, que terminou assassinado mais tarde quando fugiu da cadeia em 1973 - o mentor do crime, porque havia sido despedido do circo; José dos Santos, o Pardal -16 anos e mais um ano em colônia agrícola - e Walter Rosa dos Santos, o Bigode -14 anos e mais um ano em colônia agrícola -. Bigode comprou a gasolina e a jogou sob a lona e Dequinha ateou fogo.
Em São Gonçalo, o então prefeito Geremias de Mattos Fontes desapropriou parte das terras de propriedade da Indústria Metal Forty, no bairro Estrela do Norte - segundo informação que me foi prestada pelo então secretário da Prefeitura de São Gonçalo, Osmar Leitão Rosa, que mais tarde seria prefeito da cidade e deputado federal por diversas legislaturas - e mandou construir o Cemitério de São Miguel, onde foram sepultadas vitimas do incêndio. Uma tragédia que nunca será esquecida!
Durante muitos anos o trauma impediu que crianças e adultos assistissem qualquer espetáculo circense em Niterói e São Gonçalo. Decorridos 50 anos, minha memória ainda está bem nítida em relação à tragédia. Ainda recordo dos caminhões que recolhiam e transportavam os mortos e do corpo de uma criancinha, de aproximadamente, dois ou três anos de idade, estendida para reconhecimento no chão frio de mármore do IML, que morreu pisoteada por um elefante.

GENTILEZA
Foi no Incêndio do Circo que surgiu a figura do poeta Gentileza, nascido em Cafelândia, interior de São Paulo, no dia 11 de abril de 1917, que se tornou lendária. No local da tragédia, plantou mudas de plantas e começou a ser chamado de Profeta Gentileza. Embora tivesse sido divulgado que ele perdera familiares no incêndio, ele mesmo disse que não era verdade.
A partir daí tornou-se andarilho, e por onde passava, entre o Rio, Niterói e São Gonçalo, em sua bata branca, repleta de desenhos coloridos, pintava suas frases de amor e de bondade, como "Gentileza Gera Gentileza", existentes até hoje nas 56 pilastras do Viaduto do Caju, Rodoviária Novo Rio.
Foi tema de livro (Brasil: Tempo de Gentileza, do professor da UFF, Leonardo Guelman), de samba-enredo da Escola de Samba Acadêmicos do Grande Rio, de músicas compostas pelo compositor Gonzaguinha e pela cantora Marisa Monte. Faleceu em 28 de maio de 1996, aos 79 anos e foi sepultado em Mirandópolis, interior de São Paulo.

Nota do Redator
Há dois anos, o Departamento de História da UERJ - Patronato - editou um documentário-vídeo sobre a tragédia e fui um dos entrevistados (por indicação do jornalista-pesquisador Jorge Nunes -, bem como os médicos Ivo Pitangui, Carlos Caldas, e, os jornalistas Carlos Ruas e Mário Dias. No lançamento, encontrei-me com o Dr. Ivo Pitangui e recebemos vídeos do bem elaborado trabalho.
Falou-se muito, há dois anos, na construção de um monumento em homenagem às vitimas, mas até agora, nada.
COMPLEMENTANDO
Amanhã, domingo, dia 4 de dezembro de 2011, sou o PERSONAGEM de duas matérias nas edições do Globo Niterói e no Jornal O SÃO GONÇALO, sobre o Incêndio do Circo. Na última sexta-feira, visitei Regina, uma sobrevivente da tragédia, que mora no bairro Porto da Pedra, em São Gonçalo, e que tinha na época, 9 anos de idade.
Seu depoimento ao jornalista Cláudio (OSG) é muito triste. Principalmente no que se refere à discriminação. Até hoje, submete-se de vez em quando a operações plásticas feitas pelo Dr. Ivo Pitangui, - a primeira vez nas mãos, braços e peito, na Santa Casa de Misericórdia - que nunca abandonou os seus pacientes. 



Foto: Departamento de Imagem Oral da Universidade Federal Fluminense


quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Cristo Redentor completa 80 anos no dia 12.


Cristo Redentor - Corcovado - Rio
Retratando Jesus Cristo, o monumento do Cristo Redentor foi construído no topo do Morro do Corcovado, localizado no Alto da Boa Vista, no Rio de Janeiro, Brasil, a 709 metros acima do nível do mar. Dali, Cristo abençoa a cidade, seus habitantes e visitantes.
Foi inaugurado no dia 12 de outubro de 1931, data consagrada à Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, quando terminaram as obras de construção que duraram cinco anos. É o símbolo do cristianismo e hoje é considerado uma das 7 Maravilhas do Mundo.
A estátua, em ferro,aço e concreto, revestida de pedra-sabão, tem 38 metros, dos quais 8 no pedestal. É a segunda maior escultura  de Cristo no mundo, ficando atrás, apenas, da Estátua de Cristo Rei, na Polônia. Está sob a administração da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, responsável pela idéia, construção e sua conservação.
Foi Dom Pedro II, em 1824, que descobriu as belezas do lugar, ao visitar o topo do Morro do Corcovado. Muitos anos depois, autorizou a concessão de uma linha férrea e de um hotel de turismo (Hotel das Paineiras) para os engenheiros Pereira Passos (que se tornaria mais tarde, prefeito do Rio de Janeiro) e João Teixeira, por 50 anos.
O projeto de construção do Cristo Redentor foi aprovado em 1921 por uma comissão presidida pelo Cardeal Joaquim Arco Verde, Arcebispo dodo Rio. O projeto vencedor foi o do pintor ítalo-brasileiro Carlos Oswald, mas as obras só começaram em 1926.
No último dia 30 de setembro começaram as festividades em comemoração aos 80 anos do Cristo Redentor. O cardeal arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno Assis, presidiu uma missa aos pés do Cristo, no Rio de Janeiro. 
Sábado próximo, na Estrada Manoel Nogueira de Sá, 1.421, Jardim Novo, em Realengo, serviços sociais como inscrição em banco de empregos, tirada de documentos, atendimentos nas áreas de saúde, de odontologia, jurídico, social, lazer e educação ambiental, serão oferecidos na Ação de Amor do Cristo Redentor.
Haverá distribuição de brinquedos às crianças show com o Padre Osmar, Isaias, Eliana Ribeiro e Emanuel (Canção Nova), apresentações do grupo Sambadorando, do DJ Católico Piedade, do grupo de Teatro Comunidade Shalom e do projeto Circo da Baixada.


PROGRAMA
No próximo dia 12 de outubro será realizada a Corrida Internacional do Cristo Redentor, uma competição rústica de nove quilômetros, saindo da Praça São Judas Tadeu, no Cosme Velho, até o Cristo, no alto do Corcovado.
A concentração será às 7h. Haverá uma celebração eucarística no Santuário do Cristo, às 10h, e a seguir uma exibição da Esquadrilha da Fumaça. O Show da Paz também será no dia 12, no Aterro do Flamengo, junto ao Monumento dos Pracinhas e começará às 18h com o Coral 80 anos Cristo Redentor e Ballet da Paz. 
Estão confirmadas as apresentações do reitor do Santuário, Padre Omar Raposo, de Zeca Pagodinho, Miúcha, Sandy, Leila Pinheiro, Beth Carvalho, Jorge Aragão, Fernanda Abreu, e da cantora de jazz americana Stacey Kent, junto com Marcos Valle.
No dia 28 de outubro haverá o lançamento da exposição “Cristo Redentor para Todos” com as réplicas do Cristo em várias cidades, e no dia 15 de dezembro será lançado o CD, DVD e Blu-Ray do Show da Paz, além da entrega do troféu “Destaque Cristo Redentor 80 anos" à diversas personalidades.

Fonte e foto: Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro

Morreu Steve Jobs, o fundador da Apple

Faleceu, ontem, quarta-feira, dia 05 de outubro de 2011, aos 56 anos de idade, o americano Steve Jobs, fundador da Apple, a maior empresa de capital aberto do mundo, nascido em São Francisco, na Califórnia. 
Deixou viúva, a sra.Laurenne Powell, que começou a namorar há 30 anos, na faculdade, e com quem teve três filhos e tinha, ainda, uma filha de um relacionamento anterior.
Foi  quem criou o primeiro computador pessoal (na garagem de sua casa, tendo ao seu lado, o amigo Steve Wozniak), o Macintosh, iPod, iPad e iPhone. Sua morte se deveu a problemas desde 2004, de um raro tipo de câncer no pâncreas. 
No site da Apple, um texto mostra o respeito e a admiração que todos sentiam por ele: “A Apple perdeu um gênio visionário e criativo, e o mundo perdeu um ser humano incrível. Aqueles que tiveram o prazer de conhecer e trabalhar com Steve perderam um amigo querido e um mentor inspirador. Steve deixa para trás uma companhia que somente ele pôde erguer e seu espírito será para sempre a essência da Apple”. 

Sobre ele, disse Bill Gates, o seu maior competidor no ramo: " “Para aqueles que, como nós, tiveram a sorte de trabalhar com Steve Jobs posso dizer: foi uma honra insana. O mundo raramente vê alguém capaz de causar o impacto profundo que ele causou. Os efeitos de seus atos serão sentidos por muitas gerações. Sentirei sua falta imensamente.”

Foto: reprodução

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Justin Bieber: o fenômeno

Justin Bieber  - foto divulgação
O Engenhão, estádio de futebol, com capacidade para abrigar 50 mil pessoas, localizado no bairro Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro, acostumado a receber grandes públicos quando de partidas de futebol, principalmente pelo campeonato brasileiro, que envolvem times como o Botafogo (sua casa oficial), Flamengo, Vasco, Fluminense e clubes paulistas e de outros Estados, vai ferver, hoje e amanhã, quando da apresentação do cantor pop, compositor e ator canadense Justin Drew Bieber, nascido em 1º de março de 1994, em London, Ontário, Canadá, que toca guitarra, piano, bateria, violão e trompete, com maestria.
No sábado, dia 08, Justin Bieber estará se apresentando no Z Festival, no estádio do Morumbi, em São Paulo. No dia seguinte, dia 09, ainda pelo Z Festival, no Headliner, também em São Paulo. E, no dia 10, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, no My World Tour, encerra sua temporada no país. Entre as músicas que despertam comoção entre os fãs, estão: U Smile, One Less Lonely Girl, Never Let You Go, Baby e Down To Earth. 
Seus fãs estão espalhados por todo o mundo e suas idades variam entre 13 e 45 anos. Onde quer que se apresente forma-se uma grande histeria. Têm muitos fãs-clubes e sites de relacionamento como o biebermania.com.br, o maior da América Latina. No Twitter, conta com quase 8 milhões de seguidores e o site Bieber Fotos  contém quase 5 mil imagens do cantor. 
Justin chegou ao Brasil acompanhado por sua namorada, a atriz mexicana Selena Gomez, da série "Os feiticeiros de Waverly Place". Garante que vai se casar breve, pois tenciona ser pai antes dos 25 anos. 
Sua fama possibilitou uma apresentação para o presidente dos Estados Unidos Barack Obama e a primeira dama Michelle Obama, na Casa Branca, quando cantou "Someday at Christmas", de Stevie Wonder, no musical beneficente "Christmas in Washington", levado ao ar em 20 de dezembro de 2009, pelo canal de televisão TNT.


Nota do redator
Através dos tempos, surgem cantores e conjuntos musicais que conseguem milhares de fãs e tudo se transforma em histeria coletiva. Assim foi com Elvis Presley, The Beatles, The Rolling Stones, Fred Mercury (Queen), Mick Jagger (que recebeu o título da nobreza inglêsa, SIR), Elton John, Stevie Wonder, Rod Stewart, AC/DC, Ozzy Osbourne, James Taylor, George Benson, Menudos. 
No Brasil, entre tantos, Cauby Peixoto (as fãs rasgavam as suas roupas), Roberto Carlos e Jovem Guarda, Emilinha Borba e Marlene (as duas tinham fãs clubes que agitavam em seus shows), Elis Regina, Wilson Simonal, Carlinhos Brown, Cazuza, Rita Lee, Ney Matogrosso, Tim Maia, Gretchen, Mamonas Assassinas, Os Mutantes, Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso, Timbalada, The Fever´s, É o Tchan, Banda Eva, Só Prá Contrariar.
Hoje, Lady Gaga, Katy Perry, Metálica, Jamiroquai, Ivete Sangalo, Claudia Leite, Titãs, Luan, etc... A lista é bem maior e a memória já não é mais a mesma.























terça-feira, 4 de outubro de 2011

Faraós transformados em deuses no antigo Egito

OSIRIS -
Imagem: Portable Network Graphics



O Deus Nun é considerado a divindade mais antiga (bi-sexual e as vezes masculina) e sábia, primitiva, do Panteão de Heliópolis. Sua figura mostrava um homem barbado, com um cajado na mão e uma pena na cabeça. Pai de Atun (o sol nascente) e de Rê ou Rá (o sol do meio dia).



ATUN - Sua imagem de homem barbado, o mostra usando a coroa dupla de faraó e as vezes, como uma serpente usando as duas coroas do Alto e do Baixo Egito. É uma das manifestações do deus sol. Atun era considerado como o Rei de todos os deuses, o criador do Universo. Era conhecido como o deus Rê ou Rá que gerou Shu (o ar) e Tefnnut (a umidade). Mais tarde, uniu-se ao deus carneiro de Tebas e passou a ser chamado de Amon- Rê ou Amon-Rá


AMON, o deus-carneiro de Tebas, rei dos deuses e patrono dos faraós, ele é o senhor dos templos de Luxor e Karnac. Tem por esposa Mut e por filho Khonsu. Passou a ser cultuado por volta de 2000 a.C. e traz algumas funções de Rá, sob o nome de Amon-Rê ou Amon-Rá, o criador dos deuses e da ordem divina. Ele é o sol que dá vida ao país.
Freqüentemente representado como um homem vestido com a túnica real e usando na cabeça duas altas plumas do lado direito, ele se manifesta, igualmente, sob a forma de um carneiro e, mais raramente, de um ganso.


RÁ ( ou Rê), o criador dos deuses e da ordem divina, recebeu de Nun seu pai (mãe) o domínio sobre a Terra, mas o mundo não estava completamente acabado. Rá se esforçou tanto para terminar o trabalho da criação que chorou. De suas lágrimas, que banharam o solo, surgiram os seres humanos, masculinos e femininos. Eles foram criados como os deuses e os animais e Rá tratou de fazê-los felizes, tudo o que crescia sobre os campos lhes foi dado para que se alimentassem, não deixava faltar o vento fresco, nem o calor do sol, as enchentes ou as vazantes do Nilo. 




SHU, é o deus do ar e da luz, personificação da atmosfera diurna que sustenta o céu. Tem a tarefa de trazer Rá, o deus Sol, seu pai, e o faraó à vida no começo de cada dia. É representado por um homem barbado usando na cabeça uma pena simples ou quatro longas plumas. É a essência da condição seca, do gênero masculino, calor, luz e perfeição. 


TEFNUT, considerada a deusa da umidade vivificante, que espera o sol libertar-se do horizonte leste para recebê-lo e não há seca por onde Tefnut passa. A deusa é irmã e mulher de Shu. É o símbolo das dádivas e da generosidade. Ela é retratada como uma mulher com a cabeça de uma leoa, indicando poder. Shu afasta a fome dos mortos,enquanto Tefnut afasta a sede. Shu e Tefnut são os pais de Geb e Nut.


NUT, deusa do céu que acolhe os mortos no seu império, é muitas vezes representada sob a forma de uma vaca. Com o seu corpo alongado, coberto por estrelas, forma o arco da abóbada celeste que se estende sobre a terra. 
É como um abraço da deusa do céu sobre Geb, o deus da Terra. Nut e Geb são pais de Osiris, Isis, Seth, Néftis e Hathor. Osiris e Isis já se amavam no ventre da mãe e a maldade de Seth, logo ficouevidente,quando ao nascer, este rasgou o ventre da mãe.


 GEB, o deus da Terra é irmão e marido de Nut. É o suporte físico do mundo material, sempre deitado sob a curva do corpo de Nut. Ele é o responsável pela fertilidade e pelo sucesso nas colheitas. Ele estimula o mundo material dos indivíduos e lhes assegura enterro no solo após a morte. Geb umedece o corpo humano na terra e o sela para a eternidade. Nas pinturas é sempre representado com um ganso sobre a cabeça.


OSÍRIS, irmão e marido de Isis, pai de Hórus. A origem de Osíris consta nos relatos da criação do mundo, sua geração é a ultima a acontecer e não representa mais os elementos materiais (espaço, luz, terra, céu...). Na lenda, que evoca o retorno da vida com a cheia do Nilo, após o período da seca, Osíris é morto, destruído e ressuscitado, representando a morte e renascimento da vegetação e de todos os seres. Por essa razão, ele é o deus dos mortos e do renascimento, rei e juiz supremo do mundo dos mortos. Acredita-se que ele tenha sido o primeiro Faraó e que ensinou aos homens as artes da agricultura e da civilização.


ÍSIS, é a mais popular de todas as deusas egípcias, considerada a deusa da família, o modelo de esposa e mãe, invencível e protetora. Usa os poderes da magia para ajudar os necessitados. Ela criou o rio Nilo com as suas lágrimas. Conta a lenda que, após a morte de Osíris, ela transforma-se em um milhafre para chorá-lo, reúne os pedaços de seus despojos, se empenha em reanima-lo e dele concebe um filho, Horus. 


SETH, personifica a ambição e o mal. Considerado o deus da guerra e Senhor do Alto Egito durante o domínio dos Hicsos, tinha seu centro de culto na cidade de Ombos. Embora inicialmente fosse um deus benéfico, com o passar do tempo tornou-se a personificação do mal. Era representado por um homem com a cabeça de um tipo incerto de animal, parecido com um cachorro de focinho e orelhas compridas e cauda ereta, ou ainda como Tífon, um animal imaginário formado por partes de diferentes seres, com a cabeça de um bode, orelhas grandes, como um burro. 


NÉFTIS, é a esposa de Seth, mas quando este trai e assassina Osíris, por quem era apaixonada, ela permanece solidária à Isis, ajudando-a a reunir os membros espalhados do defunto e também tomando a forma de um milhafre para velá-lo e chorá-lo. Como Isis, ela protege os mortos, sarcófagos e um dos vasos canopos. O hieróglifo de seu nome é um cesto colocado sobre uma coluna, que usa na cabeça,. 


HÁTOR, personificação das forças benéficas do céu, depois de Isis, é a mais venerada das deusas. Distribuidora do amor e da alegria, deusa do céu e protetora das mulheres, nutriz do deus Hórus e do faraó, patrona do amor, da alegria, da dança e da música. Também é a protetora da necrópole de Tebas, que sai da falésia para acolher os mortos e velar os túmulos.  É representada na forma de uma mulher com chifres de vaca e disco solar na cabeça, 


HÓRUS, filho de Isis e Osíris, Horus teve uma infância difícil, sua mãe teve de escondê-lo de seu tio Seth que cobiçava o trono de seu pai Osiris. Após ter triunfado sobre Seth e as forças da desordem, ele toma posse do trono dos vivos; o faraó é sua manifestação na terra. Ele é representado como um homem com cabeça de falcão ou como um falcão, sempre usando as duas coroas do Alto e Baixo Egito. Ele é considerado o mais importante de todos os deuses, aquele que guia as almas até o Dwat ( Reino dos Mortos ).


ANÚBIS, filho de Seth e Néftis, é o mestre dos cemitérios e o patrono dos embalsamares. É na realidade o primeiro entre eles, a quem se deve o protótipo das múmias, a de Osíris. Anúbis também introduz os mortos no além e protege seus túmulos com a forma de um cão, vigilante, deitado em uma capela ou caixão. Anúbis era também associado ao chacal, animal que freqüentava as necrópoles e que tem por hábito desenterrar ossos, paradoxalmente representava para os egípcios a divindade considerada a guarda fiel dos túmulos. 


TOTH, divindade à qual era atribuída a revelação ao homem de quase todas as disciplinas intelectuais, a escrita, a aritmética, as ciências em geral e a magia. Era o deus-escriba e o deus letrado por excelência. Havia sido o inventor da escrita hieroglífica e era o escriba dos deuses; senhor da sabedoria e da magia. Representado como um íbis ou um homem com cabeça de íbis, ou ainda um babuíno. 


MAÁT, esta deusa, que traz na cabeça uma pluma de avestruz, representa a justiça e a verdade, o equilíbrio, a harmonia do Universo tal como foi criado inicialmente. É também a deusa do senso de realidade. Filha de Rá e de um passarinho que apaixonando-se pela luminosidade e calor do Sol, subiu em sua direção até morrer queimado. No momento da incineração uma pena voou. 


PTAH, deus de Mênfis que foi a capital do Egito no Antigo Império, Ptah é "aquele que afeiçoou os deuses e fez os homens" e "que criou as artes". Concebeu o mundo em pensamento e o criou por sua palavra. É, realmente, muito venerado pelos trabalhadores manuais, particularmente pelos ourives. Apresenta-se com uma vestimenta colante que lhe dá a impressão de estar sem pescoço e usando na cabeça uma calota. Tem como esposa a deusa Sekhmet e por filho Nefertum, o deus do nenúfar ( plantas aquáticas )


SEKHMET, uma mulher com cabeça de leoa, encimada pelo disco solar, era uma de suas representações que, por sua vez, simbolizava os poderes destrutivos do Sol. Embora fosse uma leoa sanguinária, também operava curas e tinha um frágil corpo de moça. Era a deusa cruel da guerra e das batalhas e tanto causava quanto curava epidemias. 


BASTET, uma gata ou uma mulher com cabeça de gata simbolizava a deusa Bastet e representava os poderes benéficos do Sol. Seu centro de culto era Bubástis, cujo nome em egípcio ( Per Bast ) significa a casa de Bastet. Em seu templo naquela cidade a deusa-gata era adorada desde o Antigo Império e suas efígies eram bastante numerosas, existindo, hoje, muitos exemplares delas pelo mundo. 


KHNUM, um dos deuses relacionados com a criação era simbolizado por um carneiro, animal considerado excepcionalmente prolífico pelos egípcios. Segundo a lenda, o deus Khnum, um homem com cabeça de carneiro, era quem modelava, em seu forno de oleiro, os corpos dos deuses e, também, dos homens e mulheres, pois plasmava em sua roda todas as crianças ainda por nascer. Tem duas esposas Anuket (águas calmas) e Sati ( a inundação). Sua esposa Anuket ou Heqet, deusa com cabeça de rã, também era associada à criação e ao nascimento.


SEBEK, um crocodilo ou um homem com cabeça de crocodilo representavam essa divindade aliada do implacável deus Seth. O deus-crocodilo, era venerado em cidades que dependiam da água, como Crocodilópolis, seu centro de culto, na região do Faium, onde os sáurios eram criados em tanques e adornados com jóias, eram protegidos, nutridos e domesticados. A adoração desse animal foi sobretudo importante durante o Médio Império.


TUÉRIS, (Taueret ) era a deusa-hipopótamo que protegia as mulheres grávidas e os nascimentos. Ela assegurava fertilidade e partos sem perigo. Adorada em Tebas, é representada em inúmeras estátuas e estatuetas sob os traços de um hipopótamo fêmea erguido, com patas de leão, de mamas pendentes e costas terminadas por uma espécie de cauda de crocodilo. Além de amparar as crianças, Tueris também protegia qualquer pessoa de más influências durante o sono.


KHEPRA, (escaravelho, em egípcio) ou um homem com um escaravelho no lugar da cabeça também representavam o deus-Sol. Nesse caso o besouro simbolizava o deus Khepra e sua função era nada menos que a de mover o Sol, como movia a bolazinha de excremento que empurrava pelos caminhos. Associados à idéia mitológica de ressurreição, os escaravelhos eram motivo freqüente das peças de ourivesaria encontradas nos túmulos egípcios.


ÁPIS, o boi sagrado que os antigos egípcios consideravam como a expressão mais completa da divindade sob a forma animal e que encarnava, ao mesmo tempo, os deuses Osíris e Ptah. O culto do boi Ápis, em Mênfis, existia desde a I dinastia pelo menos. Também em Heliópolis e Hermópolis este animal era venerado desde tempos remotos. Essa antiga divindade agrária, simbolizava a força vital da natureza e sua força geradora.


BABUINO ou cinocéfalo é um grande macaco africano, cuja cabeça oferece alguma semelhança com os cães. No antigo Egito este animal estava associado ao deus Thoth, considerado o deus da escrita, do cálculo e das atividades intelectuais. Era o deus local em Hermópolis, principal cidade do Médio Egito. Deuses particularmente numerosos parecem ter se fundido no deus Thoth: deuses-serpentes, deuses-rãs, um deus-íbis, um deus-lua e este deus-macaco.


BIS, uma ave pernalta de bico longo e recurvado. Existe uma espécie negra e outra de plumagem castanha com reflexos dourados, mas era o íbis branco, ou íbis sagrado, que era considerado pelos egípcios como encarnação do deus Thoth. Esta ave tem parte da cabeça e todo o pescoço desprovido de penas. Sua plumagem é branca, exceto a da cabeça, da extremidade das asas e da cauda, que é muito negra. 


APÓFIS, a serpente que habitava o além-túmulo, representava as tempestades e as trevas. É descrita no chamado Livro de Him no Inferno, uma obra que narra a viagem do deus-Sol pelo reino das sombras durante a noite. Nessa jornada, enquanto visitava o reino dos mortos, a divindade lutava contra vários demônios que tentavam impedir sua passagem. As serpentes estavam entre os adversários mais perigosos e o demônio líder de todos eles era Apófis a grande serpente.


A mitologia egípcia inclui muitos deuses e deusas, entretanto, geralmente representam o mesmo conjunto de forças e arquétipos. O grupo acima descrito, resume de modo satisfatório o grande panorama da religião egípcia que perdurou durante milênios.


Fonte: Wikipédia - a enciclopédia livre
Fonte: Civilização egípcia
Nota do redator: atendendo a pedido do amigo I-calqUe, fui buscar informações sobre os deuses egípcios.
Mas, o maior especialista no Brasil, em Egito antigo, é o professor dr. Ciro Flamarion Cardoso, da Universidade Federal Fluminense, cuja biografia está nesse blog.

domingo, 2 de outubro de 2011

Coisas que gosto. Que me trazem boas recordações!

                            Búzios - A maravilha da Região dos Lagos - Estado do Rio de Janeiro

Praia de Geribá - Búzios
(em dia chuvoso)
A mais famosa praia do município

Foto: Fabrício Rodrigues da Silva

O Maior São João do Mundo - Junho - Campina Grande - Paraíba
foto: Site Oficial da Festa: http://www.saojoaoemcampina.com.br
Não necessariamente nessa ordem.  
Rua das Pedras- foto: búziosturismo.com
1 - de exercer as minhas profissões -jornalista e mestre de cerimônias-.
2 - de dançar, principalmente com a Orquestra Tabajara (New York, New York - Tick To Tick- Unforgetable) e a Orquestra "Pingos & Gotas".
3 - de viajar pelas estradas quando há luar.
4 - de comer ostras na Praia de Geribá e de passear pela Rua das Pedras, em Búzios. (fotos)
5 - de comer frutos do mar em Angra, Rio das Ostras e em Búzios.
6 - de curtir os meus netos Felipe e Clarinha, em Manaus, e de lembrar do meu sobrinho precoce que me chamava de "Tio de Bangu".
7 - do Encontro das Águas entre o rio Paraiba do Sul e o mar, em São João da Barra.
8 - dos Congressos e seminários de jornalistas em Teresópolis, Quatís, São João da Barra e Angra dos Reis (dos dias passados no Hotel do Bosque).
9 -do "Maior São João do Mundo" - 30 dias de forró - em Campina Grande, na Paraiba. (foto)
10 -de namorar ou passear pela Floresta da Tijuca.
11 -da cultura do Teatro Amazonas e do Palacete Provincial, em Manaus, no Amazonas.
12 - do Encontro das Águas entre os Rios Negro e Solimões, com o Rio Amazonas.
13 - de viver um amor de todas as formas, possíveis e imagináveis. Saudades do "Bambuzal", "Raízes", "Troncos" e do "Palmeirinha".
14 - De dançar no "Queijos e Vinhos", no Mauá, organizado pela Cãmara de Vereadores -SG.
15 - De tomar chope e namorar no Amarelinho, na Cinelândia (foto) nas sextas-feiras; curtir às noites do fim de semana na Lapa e de passear aos domingos, no Museu da República.

Restaurante e Choperia Amarelinho - Cinelândia
Foto: Fabrício Rodrigues da Silva