terça-feira, 11 de junho de 2013

DIA DOS NAMORADOS - 12 de Junho.

O Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim, marca a união entre os casais enamorados, com a troca habitual de cartões e presentes, entre os quais, os mais habituais são bombons, perfumes, roupas, CD´s. Mas, nada mais romântico do que um jantar à luz de velas com o oferecimento, antes, de rosas vermelhas. Sem esquecer de um fino contreau... Hoje, esse romantismo quase não existe mais.
Voltemos a São Valentim. Era um bispo francês no final da Idade Média, que ousou contrariar as ordens do Imperador Cládio II que proibira o casamento dos jovens soldados para que eles fossem à guerra. Para piorar a situação, o bispo Valentim também casou-se. Foi, então, condenado a morte. A Igreja Católica considerou-o mártir. Muitos historiadores, porém, dizem que ele nunca foi canonizado.
O amor é simbolizado por um coração com a figura de Cupido,com asas. Mas, as lendas falam de Juno, a deusa do amor e do matrimônio.
Os ingleses e os franceses iniciaram as comemorações do Dia dos Namorados no Século XVII e nos Estados Unidos no Século XVIII.
A data é comemorada no Brasil no dia 12 de junho,véspera do Dia de Santo Antônio, considerado o Santo Casamenteiro. Crendices populares como colocar nomes em uma bacia de água para que saia o nome do futuro marido, furar com uma faca um pé de bananeira e amarrar a imagem de Santo Antônio, existem há muitos anos no Brasil. Se dão resultado, ninguém sabe...
Entre os amores célebres, podemos lembrar Adão e Eva, Sansão e Dalila, Isolda e Tristão, Romeu e Julieta, Cleópatra e Marco Antônio, Paulo e Virgínia.

Uma frase

"Nunca devemos julgar as pessoas que amamos. O amor que não é cego, não é amor".- Honoré de Balzac.

Nota do Redator.
Na minha modesta opinião, Dia dos Namorados (quando existe sentimento sincero) é todo dia. E, mesmo contando todos os relacionamentos e todas as comemorações, certamente haverá uma lembrança de alguém que foi especial, de alguém que por mais que tentemos, não conseguimos expulsar de nossa mente. Nem sempre a comemoração atual, supera uma que marcou momentos felizes e que são inesquecíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário