terça-feira, 11 de junho de 2013

Relembrando Emílio Santiago!.


                                                                           

                                                    Emilio Santiago 
                                                   Foto - Bol Noticias

Emílio Vitalino Santiago, foi um cantor da Música Popular Brasileira (MPB), de voz aveludada, postura em sua maneira de ser e educação refinada, que também cantou músicas internacionais dos mais variados ritmos, e que não pensava em ser cantor. 
Nasceu em 06 de dezembro de 1946, no Rio, e faleceu em 20 de março de 2013, aos 66 anos, vitima de acidente vascular cerebral, no Hospital Samaritano, onde estava internado desde o dia 07 de marco. Seu corpo foi velado na Camara Municipal e sepultado no Memorial do Carmo, no Rio.
Emilio, ingressou em 1970, na Faculdade Nacional de Direito, porque queria seguir a carreira diplomática, já que nos quadros do Itamaraty, não havia um só negro. Tornou-se cantor, porque colegas da faculdade o inscreveram, sem ele saber, no Festival de Música local. Obteve o primeiro lugar e daí prá frente, a sua carreira deslanchou, atingindo o auge inicial, quando chegou as finais do programa de tevê Flávio Cavalcanti. Venceu todos os concursos de música nos quais participou. 
Tornou-se, então, crooner da famosa Orquestra de Ed Lincoln e se apresentava, tambem, em boates e casas noturnas do Rio de Janeiro. Seu primeiro compacto foi lançado em 1973, pela Polydor, com as músicas "Transa de Amor" e "Saravá Nega", aparecendo nas paradas de sucesso.
Em 1975, na gravadora CID, o primeiro LP, com músicas de Ivan Lins, Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle. Foi para a Polygram e foi eleito Melhor Intérprete do Festival dos Festivais da Rede Globo, com a canção "Elís, Elís". Em 1988, seu LP Aquarela Brasileira, já pela Som Livre, vendeu 4 milhões de cópias. Também, em 1988, gravou o album "O Melhor das Aquarelas, ao vivo e o seu segundo DVD. Com o Aquarela Brasileira II, outro sucesso de vendagem com a música "Saigon", em destaque.
Gravou em 1995, "Perdido de Amor", do compositor Dick Farney e em 1996, um LP de Boleros (Dias de Luna). Em 2000, transferiu-se para a Sony Music e gravou um LP de Bossa Nova e um DVD, "Tributo a Gonzaguinha". Em 2001, o LP "Sorriso nos Lábios". Em 2003, "Tributo a João Donato".
Em 2012, Emílio Santiago ganhou o Prêmio "Grammy Latino", com o CD e o DVD, "Só danço o Samba" lançado pelo selo de sua propriedade, o "Santiago Music". 
Durante toda sua carreira, ganhou diversos prêmios, entre os quais, o Festival de MPB-Shell - Melhor Canção (1982); em 1985, o Festival dos Festivais da Rede Globo - Melhor Intérprete -, com a canção "Elis, Elis"; Prêmios "Sharp" de Música, em 1990 e 1991; Prêmio "Tim", , em 2003 e em 2008; Melhor cantor da MPB, em 2011; 
Gravou em toda a sua carreira, 273 músicas, entre as quais: A Lua e Eu, Insensatez, Lança Perfume, Liberdade, Liberdade, Alguém como Tu, Alguém Me Disse, Marina, Manhã de carnaval, Andança, Anos Dourados, As Rosas Não Falam, Meu Bem, Meu Mal, Assim Caminha a Humanidade, Blue Gardênia, My Way, Chão de Estrelas, Chove Lá Fora, Papel Machê, Strangers In The Night, Tereza da Praia, Wave, Verdade Chinesa, Universo no Teu Corpo, Eu e a Brisa e Eu Não Existo Sem Você.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário