terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

NAT KING COLE - Série Grandes Cantores



                                                                 
                                                                    Nat King Cole
                                                 Foto: wikipedia.org/wikipedia/nat king cole

Nathaniel Adams Coles!. Pelo nome verdadeiro, ninguém conhece. Mas, o cantor norte-americano de jazz, swing, blues e de boleros, NAT KING COLE foi (e é, até hoje), referência maior para que gosta da boa música.
Nat, que tocava com enorme categoria, piano, baixo, guitarra e que com a sua voz melodiosa interpretava belas páginas musicais, nasceu em 17 de março de 1919, em Montgomery, Alabama, nos Estados Unidos e, faleceu em 15 de fevereiro de 1965, em Santa Mônica, Alabama, vitima de um câncer.
Seu apelido foi oriundo de uma antiga cantiga de roda inglesa, "Old King Cole". Filho do açougueiro, que era pastor de uma Igreja Batista, Don Edwards Coles, tomou gosto pela música, muito bem cedo.
Casou-se duas vezes: com Nadine Robinson (1937/1948) e com Maria Cole (1948/1965). Teve uma  filha, a cantora Natalie Cole. Após a sua morte, os técnicos em computação gravaram a música "Unforgettable", um dueto maravilhoso entre ele e a sua filha.
Trabalhou em diversos filmes, entre os quais "Cat Balou", "Kiss Me Deadly", "Istambul" e "Citizen Kane" e, gravou 600 músicas, com destaque para "Straighten Uo And Fly Right' (que em 1943, vendeu 500 mil cópias). E, mais sucessos, como: "Smile", "Sain´t Louís Blues", "Fascination", "Bailerina", "Too Young", "All The Way", "When Fall In Love", "Love", "Mona Lisa", "Nature Boy".
Obteve enorme sucesso, quando gravou um disco em espanhol, com as músicas "Cachito Mio", "Quizás, Quizás, Quizás", "Perfídia", "Ansiedad", "El Bodeguero".
Nat King Cole teve uma vida tumultuada, no combate ao racismo. Foi impedido de se hospedar no Hotel nacional, em Cuba, e no Alabama, a Klu Klux Klan impediu que realizasse shows. Hoje, em Cuba, exkiste um busto em sua homenagem.
Pontos altos de sua carreira: quando apresentou na NBC -TV, em 1956, o programa "The Nat King Cole Show"; quando se apresentou em abril de 1959, no Maranãzinho, para 11 mil pessoas, e no ginásio do Tijuca Tênis Clube; em 1960, no antigo Teatro Paramount, em São Paulo e no Golden Room do Copacabana  Palace, e em um almoço com o então presidente Juscelino Kubitschek, no Palácio Laranjeiras.

N.R. Também estive no show de Nat King Cole, no Maracãzinho. Uma recordação maravilhosa. No meu celular, está a canção "Unforgettable"com Nat e sua filha Natalie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário