domingo, 11 de abril de 2010

A maior tragédia de todos os tempos no Estado do Rio

O Estado do Rio de Janeiro foi alvo da maior tragédia de todos os tempos, no início do mês de abril de 2010, quando fortes chuvas cairam, durante 48 horas consecutivas, trazendo inundações e deslizamentos, que culminaram com muitas mortes e desabamentos.
Até o último dia 08, já haviam sido contabilizados no Estado, 145 mortes: 46 no Rio, 79 em Niterói, 16 em São Gonçalo, 2 em Maricá, uma em Petrópolis, uma em Nilópolis,uma em Paulo de Frontin e uma em Magé, com 4 mil desalojados em São Gonçalo, 1.182 em Itaboraí, 2.025 em Niterói e 1.065 em Maricá.
Mas, o número poderá ser aumentado porque no Morro do Bumba, na localidade conhecida como Viçoso Jardim, no bairro do Cubango, em Niterói, 60 casas foram soterradas e estima-se que nelas viviam cerca de 200 (ou mais) famílias), e não há registro de outros municípios fluminenses. Apenas, sabe-se que Araruama sofreu inundações e que em Saquarema as águas invadiram o cemitério local.
No Rio, os locais mais atingidos foram Ipanema (quando a Lagoa Rodrigo de Freitas transbordou inundando tudo ao entorno), a Praça da Bandeira, os bairros de Botafogo, Flamengo, Barra da Tijuca, Glória, Lapa, Tijuca, Maracanã, a Avenida Francisco Bicalho, próxim a Rodoviária Novo Rio, Rio da Pedras e o Centro.
Em São Gonçalo, os bairros Alcântara, Jardim Catarina, Itaúna, Salgueiro, Palmeiras, Novo México, Colubandê, Boaçu; em Itaboraí, os bairros Três Pontes, Beira Rio, Itambi, Aldeia da Prata, Ampliação, Manilha e Amaral; em Niterói, os bairros Cova da Onça, Santa Rosa, Cubango, Caramujo, Morro do estado; em Maricá, os bairros Itaipuaçu, Inoã, São José do Imbassay, Mumbuca, Itapeba, Ponta Negra, Bambui e Pedreiras.
O governador Sérgio Cabral decretou luto oficial,bem como os prefeitos de São Gonçalo -Aparecida Panisset-, do Rio -Eduardo Paes- e de Niterói -Jorge Roberto Silveira-. Cabral destinou R$ 35 milhões para São Gonçalo, da verba federal que chegou ao Rio, em visita que fez à cidade.
A solidariedade humana é admirável: donativos de alimentos não perecíveis, água, roupas e colchonetes, chegam de toda a parte para os desabrigados, que estão instalados em diversos locais, como colégios, associações de moradores, ginásios. A Escola de Samba Estação Primeira da Mangueira liberou a sua quadra para as pessoas que perderam suas casas, e o Clube de Regatss Flamengo iniciou campanha de doação de alimentos e outros materiais.
Na última sexta-feira, ondas de três e cinco metros atingiram as principais praias do Rio. A pista da Avenida Atlântica, no Rio, foi invadida pelas águas do mar e ficou interditada no sentido Leme, por mais de 12 horas. A Auto-Estrada Grajaú-Jacarepaguá continuará interditada por algum tempo. E, a Serra da Grota Funda que liga Guaratiba a o Recreio também continuará das 24h até às 6h, diariamente, face o risco de queda de barreiras. A temperatura mínima no Alto da Boa Vista foi de 14,6 graus.
O Serviço Nacional de Meteorologia prevê que até a próxima terça-feira, continuará chovendo -embora de forma mais moderável-.
N.R. Impressionou-me a invasão das águas da Lagoa Rodrigo de Freitas, no entorno de Ipanema. Nunca havia visto nada igual, ali. Principalmente, porque vou de vez em quando aos bailes do Caiçaras. Acho que deve haver no episódio, algum castigo Divino, pelos problemas causados pelo Homem à Natureza. Mas, lamento que não haja prevenção por parte dos Governos para que tragédias como essa sejam, se não evitadas, mas minimizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário