sábado, 19 de junho de 2010

Literatura Mundial perde ilustre nome: José Saramago.

O escritor português José Saramago, Prêmio Nobel de Literatura em 1998, autor de "Ensaio sobre a cegueira" e de outras obras polêmicas que o colocaram contra a Igreja Católica, morreu na última sexta-feira, dia 18 de junho de 2010, em sua residência nas Ilhas Canárias, na Espanha, com 87 anos, de leucemia e problemas respiratórios.
Saramago havia se exilado voluntariamente desde 1993, quando o governo português vetou a indicação do seu livro "Evangelho Segundo Jesus Cristo" a um prêmio de Literatura. Outra obra polêmica de sua autoria foi "Caim". Ao falar sobre a Bíblia, o escritor disse que ela era "um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana". E, contestou a afirmação de que Jesus Cristo era Filho de Deus, dizendo que era filho de José, o carpinteiro.
Seu corpo será velado, até amanhã, no Salão de Honra da Prefeitura de Lisboa, quando depois será cremado No Cemitério do Alto de São João.
Por todo o mundo, José Saramago está recebendo honrarias por seu trabalho em prol da literatura, da prosa inventiva e da enorme preocupação social. No Rio, a Acadêmia Brasileira de Letras (ABL) decretou três dias de luto oficial por sua morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário