sábado, 12 de junho de 2010

Casablanca : Quando um grande amor retorna !


Filmado em 1942 pelo diretor Michel Curtiz, com os atores Humphrey Bogart (Rick Blaine) e Ingrid Bergman (Ilsa Lund Laslo) nos papéis principais, conta a história de um grande amor, vivido na época da ocupação alemã em Casablanca, no Marrocos, França,na 2ª Guerra Mundial. Recebeu o "Oscar", em 1943, de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro.
Rick e Ilsa se conhecem em Paris durante um bombardeio alemão na cidade, e se apaixonam. Vivem um intenso amor e combinam um novo encontro para ficarem juntos definitivamente. No dia marcado, Ilsa não aparece.
O tempo passa. Rick se torna proprietário de um bar, em Casablanca, frequentado por franceses e nazistas. É então que Ilsa reaparece, tendo como marido, o lider da resistência tcheca, Victor Laslo (Paul Henreid) que os alemães querem prender. Para escapar do cerco, Laslo precisa de dois vistos de trânsito que foram roubados e que terminaram nas mãos de Rick.
Laslo oferece uma soma em dinheiro pelos documentos e Rick nega seu pedido. Ilsa vai ao seu encontro e o amor volta a florescer. Ela pretende ficar com Rick, que no final demonstra o seu grande amor, ajudando os dois a deixarem o Marrocos, mesmo sendo passível de prisão pelo Capitão Louís Renault (Claude Rains) e pelo major alemão Strasser.
Momentos marcantes: o tema musical "As Time Goes By", com o pianista Sam (Dooley Wilson) e as frases: "Nós sempre teremos París", de Rick para Ilsa na despedida: e, "Esse é o ínício de uma bela amizade", do capitão Renault para Rick.
Vi Casablanca mais de uma dezena de vezes, e é sempre como se fosse a primeira vez. Dele, guardo boas recordações. Tornei a vê-lo, nessa madrugada de domingo, no canal 34 (TCM). No mais, sou um romântico incurável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário