sábado, 24 de abril de 2010

Tutancâmon - O último Segredo

O escritor francês Christian Jacq é o autor dos livros mundialmente conhecidos Ramsés, A Pedra da Luz, A Rainha da Liberdade e Mozart, traduzidos em mais de 30 idiomas, verdadeiros best-seler´s. Tutâncamon, o último segredo, está nas listas dos mais vendidos e foi lançado no Brasil pela BB - Bertrand Brasil.
A história se desenrola no Cairo, capital do Egito, no ano de 1951. Um advogado americano, Mark Wilder, recebe uma carta anônima, e descobre que é filho adotivo. Seus verdadeiros pais são Howard Carter, o maior arqueólogo de todos os tempos, que foi quem descobriu a tumba do Faraó Tutancâmon, e de uma egípcia.
Um religioso, descendente dos sumos sarcedotes de Amon, que tem estranhos poderes, revela a verdade e diz que caberá a Mark descobrir um tesouro escondido, no caso, papiros de Tutâncamon. Mark termina por apaixonar-se pela egípcia Ateya e juntos vivem uma aventura cheia de perigos.
O Rei Taruk, um tirano cruel e corrupto reina no Egito, e tenta enredar Mark em seus planos ambiciosos. O mal está presente através de Salawa, um espírito demoníaco, que tenta impedir que os papiros sejam descobertos e que quer voltar à vida para governar o mundo.
Agentes dos Estados Unidos (CIA), da Inglaterra, do Rei Faruk, das forças oposicionistas comandadas pelo egípcio Nasser que quer derrubar o governo, também envolvem Mark, que quer apenas cumprir a última vontade de seu pai, e viver seu grande amor.
Vale a pena ler, reler e viver com Mark as belezas do Egito.

N.R. Mais uma bela obra da literatura mundial. Recomendo a sua leitura a pessoas de bom gosto. Assuéres.

domingo, 11 de abril de 2010

A maior tragédia de todos os tempos no Estado do Rio

O Estado do Rio de Janeiro foi alvo da maior tragédia de todos os tempos, no início do mês de abril de 2010, quando fortes chuvas cairam, durante 48 horas consecutivas, trazendo inundações e deslizamentos, que culminaram com muitas mortes e desabamentos.
Até o último dia 08, já haviam sido contabilizados no Estado, 145 mortes: 46 no Rio, 79 em Niterói, 16 em São Gonçalo, 2 em Maricá, uma em Petrópolis, uma em Nilópolis,uma em Paulo de Frontin e uma em Magé, com 4 mil desalojados em São Gonçalo, 1.182 em Itaboraí, 2.025 em Niterói e 1.065 em Maricá.
Mas, o número poderá ser aumentado porque no Morro do Bumba, na localidade conhecida como Viçoso Jardim, no bairro do Cubango, em Niterói, 60 casas foram soterradas e estima-se que nelas viviam cerca de 200 (ou mais) famílias), e não há registro de outros municípios fluminenses. Apenas, sabe-se que Araruama sofreu inundações e que em Saquarema as águas invadiram o cemitério local.
No Rio, os locais mais atingidos foram Ipanema (quando a Lagoa Rodrigo de Freitas transbordou inundando tudo ao entorno), a Praça da Bandeira, os bairros de Botafogo, Flamengo, Barra da Tijuca, Glória, Lapa, Tijuca, Maracanã, a Avenida Francisco Bicalho, próxim a Rodoviária Novo Rio, Rio da Pedras e o Centro.
Em São Gonçalo, os bairros Alcântara, Jardim Catarina, Itaúna, Salgueiro, Palmeiras, Novo México, Colubandê, Boaçu; em Itaboraí, os bairros Três Pontes, Beira Rio, Itambi, Aldeia da Prata, Ampliação, Manilha e Amaral; em Niterói, os bairros Cova da Onça, Santa Rosa, Cubango, Caramujo, Morro do estado; em Maricá, os bairros Itaipuaçu, Inoã, São José do Imbassay, Mumbuca, Itapeba, Ponta Negra, Bambui e Pedreiras.
O governador Sérgio Cabral decretou luto oficial,bem como os prefeitos de São Gonçalo -Aparecida Panisset-, do Rio -Eduardo Paes- e de Niterói -Jorge Roberto Silveira-. Cabral destinou R$ 35 milhões para São Gonçalo, da verba federal que chegou ao Rio, em visita que fez à cidade.
A solidariedade humana é admirável: donativos de alimentos não perecíveis, água, roupas e colchonetes, chegam de toda a parte para os desabrigados, que estão instalados em diversos locais, como colégios, associações de moradores, ginásios. A Escola de Samba Estação Primeira da Mangueira liberou a sua quadra para as pessoas que perderam suas casas, e o Clube de Regatss Flamengo iniciou campanha de doação de alimentos e outros materiais.
Na última sexta-feira, ondas de três e cinco metros atingiram as principais praias do Rio. A pista da Avenida Atlântica, no Rio, foi invadida pelas águas do mar e ficou interditada no sentido Leme, por mais de 12 horas. A Auto-Estrada Grajaú-Jacarepaguá continuará interditada por algum tempo. E, a Serra da Grota Funda que liga Guaratiba a o Recreio também continuará das 24h até às 6h, diariamente, face o risco de queda de barreiras. A temperatura mínima no Alto da Boa Vista foi de 14,6 graus.
O Serviço Nacional de Meteorologia prevê que até a próxima terça-feira, continuará chovendo -embora de forma mais moderável-.
N.R. Impressionou-me a invasão das águas da Lagoa Rodrigo de Freitas, no entorno de Ipanema. Nunca havia visto nada igual, ali. Principalmente, porque vou de vez em quando aos bailes do Caiçaras. Acho que deve haver no episódio, algum castigo Divino, pelos problemas causados pelo Homem à Natureza. Mas, lamento que não haja prevenção por parte dos Governos para que tragédias como essa sejam, se não evitadas, mas minimizadas.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

SALMO DE DAVI - 23 - VELHO TESTAMENTO -

O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.
Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.

N.R. A minha vida, o meu destino, estão entregues nas mãos do SENHOR MEU DEUS, desde janeiro de 2004, quando compreendi que só NELE está a SALVAÇÃO.
A Justiça Divina e a dos Homens tardam mas não falham!

domingo, 4 de abril de 2010

Búzios, sempre Búzios


Passei a Semana Santa em Búzios, hospedado em um Flat na Rua das Pedras, -ponto de referência dos turistas que vêm de toda a parte do país e até mesmo do exterior, principalmente da Argentina, Chile e Bolívia -, em companhia de Meire, Dita, Bruna e das crianças Maria Eduarda e Flávio.
Como sempre acontece há vários anos, estivemos na Praia da Tartaruga, mas a Praia de Geribá é o ponto principal. Geribá, cantada em prosa e verso por quantos a conhecem, oferece tudo de bom: mar tranquilo, ostras, peixes de diversas qualidades, a tradicional batida de coco, frequência excelente.
Quem me conhece sabe que em termos de turismo, Búzios está para mim em primeiro lugar. Desde a década de 60, muito antes da atriz francesa Brigite Bardot, do filme "E, Deus criou a Mulher", dirigido pelo seu marido, o diretor de cinema Roger Vadim, descobrir as maravilhas da cidade e divulgá-las pelo mundo, eu já frequentava Búzios e Arraial do Cabo. Brigite, por isso, ganhou uma estátua em bronze, em plena rua.
N.R. Acabo de receber um convite para trabalhar como apresentador e entrevistador, em um programa de tevê, em Cabo Frio, dirigido pelo jornalista e produtor Luiz Carlos de Azevedo. Pelo menos duas vezes por semana, ali estarei, e é claro em Búzios.

Mulher gonçalense ganha seu próprio Hospital

A prefeitura municipal de São Gonçalo e a secretária municipal de Saúde, inauguraram no último dia 30 de março de 2010, anexo ao Complexo Hospitalar Luiz Palmier, na Praça Estephânia de Carvalho, bairro Zé Garoto, o Hospital da Mulher Gonçalense Zilda Arns Neumann, o maior ponto de referência na Região Metropolitana para a categoria.
Coube à prefeita Aparecida Panisset e ao secretário municipal de Saúde, Dr. Márcio Panisset, desatarem a fita inaugural,ao lado de autoridades civis, militares e eclesiásticas, como o presidente da Assembélia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, deputado estadual Jorge Picciani, o presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo, vereador Eduardo Gordo, a deputada estadual Beatriz Santos, vereadores, secretários e subsecretários municipais e de convidados. As mulheres se fizeram presente em grande número.
A obra
São 11 leitos, divididos por UTI´s, Maternidade, UTI NeoNatal - com a implantação do Projeto Mãe Canguru, onde a mãe substitui a incubadora, progressivamente, mantendo o bebê aquecido por meio do contato da criança com a sua pele -, enfermarias para atendimentos clínicos e cirúrgicos, partos cesarianos e normais e, 16 leitos exclusivos para abrigar pacientes portadores de DST/AIDS e doenças infecto-contagiosas.
A prefeita Aparecida Panisset aproveitou a oportunidade para homenagear a sra. Júlia de Souza Lima, 79 anos, que foi a primeira mulher a ter um bebê, na então Maternidade Luiz Palmier. E, agradeceu ao médico Márcio Panisset, os bons serviços prestados como secretário municipal de Saúde durante os últimos três anos, que culminaram com a reconstrução e a reestruturação dos Prontos Socorros Central e Infantil e da construção de 40 obras, entre as quais, mais de 20 postos de saúde.
O médico Márcio Panisset disse em discurso, que o Hospital da Mulher Gonçalense, foi "um sonho que se transformou em realidade!".