segunda-feira, 28 de junho de 2010

A felicidade vem de Manaus !

Julho será um mês de festa em minha casa. Chegam de Manaus, na próxima quinta-feira, meu filho Fabrício, minha nora Carol, meus netos Felipe e Clarinha, o priminho Gabriel (Biel), a sogra de Fabrício e mãe de Carol, Ana, os tios Sidney e Paula. Isso quer dizer que terei muitos momentos de felicidade.
Clarinha que nasceu em São Gonçalo, na Casa de Saúde São José, vai fazer 4 anos em novembro. Já disse que quer passear no shopping e uma sandália da PUCA. Felipe que faz 10 anos no dia 29 de julho, diz que quer apenas ficar comigo.
Carol, que cursa a Faculdade de Química, na Uninorte, avança em seus estudos. Aniversaria no próximo dia 26. Fabricío, que se formou em radiologia no Curso Destaque, acabou de iniciar a Faculdade de História, também na Uninorte.

sábado, 19 de junho de 2010

ASSUERES - Significado do meu nome


Maneira Hebraica de Xerxes, variante de Ahasueriess, Aasvero, Assuero, de origem hebraica, relacionado com lendas e relatos aócrifos. Assuero, citado no livro de Esther, no Antigo Testamento e no livro de Esdras, foi um Rei da Pérsia, que reinou sobre 127 provincias, desde a India até a Etiópia, entre os anos 486 AC e 466 AC.
Era casado com Vasthi, a mais bela mulher da região, que ao recusar-se a comparecer em sua presença, durante uma das maiores festas da realeza, foi expulsa do palácio por Assuero.
Ao buscar uma nova esposa, Assuero conheceu Esther, judia, de quem não sabia sua nacionalidade. Apaixonou-se por ela, e a seu pedido, perdoou seu tio e pai de criação, Moder-Chai e todo o seu povo, que haviam sido denunciados por Haman, um nobre com enormes poderes, que acabou sendo condenado a morte por Assuero, por conspiração contra o trono.
Moder-Chai, natural de Susan, em Jerusalem, havia prestado um enorme serviço ao Rei Assuero, ao denunciar uma conspiração que terminou por não acontecer. Muitos anos depois, o Rei Assuero terminaria sendo assassinado.

Literatura Mundial perde ilustre nome: José Saramago.

O escritor português José Saramago, Prêmio Nobel de Literatura em 1998, autor de "Ensaio sobre a cegueira" e de outras obras polêmicas que o colocaram contra a Igreja Católica, morreu na última sexta-feira, dia 18 de junho de 2010, em sua residência nas Ilhas Canárias, na Espanha, com 87 anos, de leucemia e problemas respiratórios.
Saramago havia se exilado voluntariamente desde 1993, quando o governo português vetou a indicação do seu livro "Evangelho Segundo Jesus Cristo" a um prêmio de Literatura. Outra obra polêmica de sua autoria foi "Caim". Ao falar sobre a Bíblia, o escritor disse que ela era "um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana". E, contestou a afirmação de que Jesus Cristo era Filho de Deus, dizendo que era filho de José, o carpinteiro.
Seu corpo será velado, até amanhã, no Salão de Honra da Prefeitura de Lisboa, quando depois será cremado No Cemitério do Alto de São João.
Por todo o mundo, José Saramago está recebendo honrarias por seu trabalho em prol da literatura, da prosa inventiva e da enorme preocupação social. No Rio, a Acadêmia Brasileira de Letras (ABL) decretou três dias de luto oficial por sua morte.

sábado, 12 de junho de 2010

Casablanca : Quando um grande amor retorna !


Filmado em 1942 pelo diretor Michel Curtiz, com os atores Humphrey Bogart (Rick Blaine) e Ingrid Bergman (Ilsa Lund Laslo) nos papéis principais, conta a história de um grande amor, vivido na época da ocupação alemã em Casablanca, no Marrocos, França,na 2ª Guerra Mundial. Recebeu o "Oscar", em 1943, de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro.
Rick e Ilsa se conhecem em Paris durante um bombardeio alemão na cidade, e se apaixonam. Vivem um intenso amor e combinam um novo encontro para ficarem juntos definitivamente. No dia marcado, Ilsa não aparece.
O tempo passa. Rick se torna proprietário de um bar, em Casablanca, frequentado por franceses e nazistas. É então que Ilsa reaparece, tendo como marido, o lider da resistência tcheca, Victor Laslo (Paul Henreid) que os alemães querem prender. Para escapar do cerco, Laslo precisa de dois vistos de trânsito que foram roubados e que terminaram nas mãos de Rick.
Laslo oferece uma soma em dinheiro pelos documentos e Rick nega seu pedido. Ilsa vai ao seu encontro e o amor volta a florescer. Ela pretende ficar com Rick, que no final demonstra o seu grande amor, ajudando os dois a deixarem o Marrocos, mesmo sendo passível de prisão pelo Capitão Louís Renault (Claude Rains) e pelo major alemão Strasser.
Momentos marcantes: o tema musical "As Time Goes By", com o pianista Sam (Dooley Wilson) e as frases: "Nós sempre teremos París", de Rick para Ilsa na despedida: e, "Esse é o ínício de uma bela amizade", do capitão Renault para Rick.
Vi Casablanca mais de uma dezena de vezes, e é sempre como se fosse a primeira vez. Dele, guardo boas recordações. Tornei a vê-lo, nessa madrugada de domingo, no canal 34 (TCM). No mais, sou um romântico incurável.