quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Compositor Sergio Caetano: orgulho de nossa cultura musical

O compositor Sérgio Caetano (foto vbestudio.com.br) é um dos mais renomados especialistas na arte de compor musicalmente nesse país. Seus sucessos são incontáveis. Todas as letras de suas músicas são frutos de sua enorme inspiração, um dom que Deus lhe concedeu e que ele sabe como bem aproveitar. Principalmente, na escolha de seus parceiros e de seus intérpretes.
Conheci Sérgio Caetano, muito jovem, quando eu era apresentador de Festivais da Canção e de Poesia em São Gonçalo. Sérgio vitoriou-se em alguns deles, entre os quais, os dos Colégios Califórnia e Cecília Meirelles. Depois, o perdi de vista e, para minha maior satisfação, comecei a tomar conhecimento do seu sucesso.
Foi com muito prazer, que na última sexta-feira, ao ser convidado pelo presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo, Eduardo Gordo, para apresentar uma Sessão Solene de entrega de títulos legislativos à diversas personalidades, reencontrei Sérgio, com sua esposa, Vanilda, sendo um dos principais homenageados com o título de "Cidadão Gonçalense". E, dele, ganhei um CD com seus maiores sucessos..

História (parte)
O espaço desse blog não daria para falar sobre Sérgio. Por isso, abordarei alguns aspectos técnicos de sua vitoriosa carreira:
Parceiros - Os dois principais Chico Roque e Mauro Jovani. Seguem-se Toninho Geraes, Paulinho Resende, Nil, Dênis Cardoso, Nenéo, Ed Wilson, Jorge Cardoso, Gil Cardoso (EE.UU.), Reynaldo Arias. Beto Corrêa, Michael Sullivan (ex-Fever´s), Régis Denese, Marcos Sabino, Elson do Forrogode, Mister Mu (filho do cantor Rico Medeiros, que foi vereador em SG), Armando Set, Anderson e Emerson, Juninho Peralva.
Músicas
Entre centenas de sucessos, lembro, "Depois do Prazer", o maior sucesso do "Só Prá Contrariar", que vendeu mais de quatro milhões de cópias, só no Brasil, e foi primeiro lugar em 11 países, inclusive cantado em espanhol; "Obrigado(a), "Perdeu, Perdeu", "Faz uma loucura por mim", com Alcione; "Face Oculta", ""Minha Razão de Viver", com o Grupo Arakêtu; "Uma Ilha" (Wando); E aí? (Swing e Smpatia); "A Casa ao Lado" (Anderson e Emerson);"Não Chora" ("Só prá contrariar" e Alexandre Pires); "Pagando mico" (Angélica", "Não sei se te aceito" (Karametade), "Conte até 10" (Fabrício e Fabian).
Deus o proteja, sempre!

Definição:
Para se conhecer bem Sérgio Caetano, nada melhor do que a opinião do titular do site vbestudio.com.br cuja opinião transcrevo, abaixo..

"Muito se fala sobre dom... já ouvi várias teorias sobre o tema.
Alguns dizem que todos nós temos algum tipo de dom.
O dom de ser amigo, o dom de ser fiel, o dom de fazer a diferença, o dom de ser um bom filho... enfim, o dom do privilégio de ter um dom.
Com Sérgio Caetano foi um pouco diferente. Além de todos os dons citados acima, ele ainda nasceu com um diferenciado e invejado.
O dom de compor. Mas não se trata de compor qualquer coisa, qualquer melodia. Sérgio Caetano é o que chamamos, no meio musical, de Gênio absoluto e um verdadeiro criador de canções que são mais do que um simples sucesso.
O menino Sérgio é um compositor acima da média. O homem Sérgio consegue unir o popular com o sofisticado em canções que marcam e ficam registradas para a eternidade .
Esse mês, Sérgio Caetano é nosso homenageado, mas isso é muito pouco
O autor de canções que o Brasil e muitos outros lugares do Planeta chamado Terra cantou, merece ser chamado de mestre, pois só um mestre no que faz consegue fazer tanta gente, em lugares tão diferentes, cantarem as mesmas canções por tanto tempo, canções que são gravadas e re-gravadas porque são como seu autor: “Eternas“.
Obrigado, em nome de todo amante da boa música!
Obrigado por ser brasileiro! Obrigado por ser o Sérgio!
Obrigado por ser Compositor".



2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Uma das "maiores" cabeças pensantes de nossa cidade, e por que não dizer deste universo.
    Serei eternente seu fã!

    ResponderExcluir