segunda-feira, 30 de maio de 2011

Usted - Luís Miguel

Usted es la culpable
De todas mis angustias y todos mis quebrantos
Usted llenу mi vida
De dulces inquietudes y amargos desencantos
Su amor es como un grito
Que llevo aqui en mi alma y aqui en mi corazуn
Y soy aunque no quiera,
Esclavo de sus ojos, juguete de su amor
No juegue con mis penas, ni con mis sentimientos
Que es lo único que tengo
Usted es mi esperanza, mi última esperanza
Comprenda de una vez
Usted me desespera,
Me mata, me enloquece
Y hasta la vida diera por vencer el miedo
De besarla a Usted

Espanhol para iniciantes

Frase - "La amistad duplica las alegrias y divide las angustias por la mitad" (Francis Bacon).
Exemplo: Quando as palavras terminarem em ADE elimina-se o E em espanhol.

Quando as palavras terminarem em INHO, são substituidas por ITO.
Exemplo: dedinho: dedito; gordinho: gordito; gatinho: gatito; amiguinho: amiguito.

Quando as palavras (em sua maioria) terminarem com dois LL, tem o som de I.
Exemplo: Pollo (frango): poio.

Algumas palavras traduzidas para o espanhol:
avella: avellama: cebola: cebolla; baunilha: vanilla; manteca: mantequilla; sanduiche: bocadillo; paella: paeja; pessego: durazno ou arandano; cozinhar: cocinar; grelhar: asar; fritar: freir; assar: homear; ensopar: estofar; esquentar: calentar; temperar: aderezar.

Para traduzir: Te gustaria un café? - Yo quiero un jugo por fator - Buen provecho- Que le aproveche; está esquisito: está delicioso.

domingo, 22 de maio de 2011

Fazendo história em Manaus


Quando meu filho Fabrício Rodrigues da Silva foi morar em Manaus, no Amazonas, junto com a sua esposa, Carol e os filhos Felipe e Ana Clara, eu não pensava que naquela cidade, ele estaria caminhando para o seu desenvolvimento profissional. Após formar-se em técnico em radiologia e trancar o curso de Petróleo e Gás, tudo parecia estar resolvido.
Ledo engano. Passou em dois vestibulares na Uninorte e na UFAM, em História e em Geografia, e resolveu cursar História, na Universidade do Norte. Hoje leciona em uma escola particular, o Recanto da Criança Interativo, uma das mais desenvolvidas culturalmente da região (foto), para minha enorme satisfação.
Minha nora Carol, por outro lado, foi a primeira colocada em Química na Uninorte, quando só existiam duas vagas. Hoje, cursa o 7º período, estagiou no Conselho Estadual de Química e atualmente é funcionária do SESC. Estou feliz por ela!
Como se observa, tudo melhorou para os dois. Uma prova de que Deus sabe o que faz!.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

VÍCIO: Uma canção Inesquecível!.




VÍCIO - cantado por Helen de Lima -
(composição de Fernando César)
Foto: divulgação NF10

Se quando dormindo eu estou sorrindo
Dirá quem me vê
Que eu estou sonhando
E, que nos meus sonhos
Eu vejo você
Se quando acordado
No rosto marcado
Mostro sofrimento
Todo mundo vê
que tenho você
No meu pensamento
Tendo tudo, tudo
Eu não compreendo
E não sei porque
Coração me diz
Que eu não sou feliz
Não tendo você
Meu Deus, que suplício
É pior que VÍCIO
Amar tanto assim
Se o amor matasse
Você morreria
Ao passar por mim.

domingo, 15 de maio de 2011

Ditadura Militar no Brasil



Ditadura Militar no Brasil
Clique na imagem para ampliá-la.
No dia 1º de Abril de 1964 o Brasil mergulha em uma nova fase da sua história. Durante 21 anos o país viveu um regime de governo militar, que marcou a nação, seu povo e suas instituições. Foram duas décadas de confronto entre forças políticas e sociais. Neste conflito ambos os lados, governo e oposição, utilizaram todos os seus recursos: censura, terrorismo, tortura e guerrilha.Veja abaixo o regime militar e o período de redemocratização. Verá também alguns fatos que marcaram a ditadura: os movimentos de oposição e a repressão.

Nos últimos anos do governo militar, o Brasil apresenta vários problemas. A inflação é alta e a recessão também. Enquanto isso a oposição ganha terreno com o surgimento de novos partidos e com o fortalecimento dos sindicatos.
Em 1984, políticos de oposição, artistas, jogadores de futebol e milhões de brasileiros participam do movimento das Diretas Já. O movimento era favorável à aprovação da Emenda Dante de Oliveira que garantiria eleições diretas para presidente naquele ano. Para a decepção do povo, a emenda não foi aprovada pela Câmara dos Deputados.

No dia 15 de janeiro de 1985, o Colégio Eleitoral escolheria o deputado Tancredo Neves, que concorreu com Paulo Maluf, como novo presidente da República. Ele fazia parte da Aliança Democrática – o grupo de oposição formado pelo PMDB e pela Frente Liberal.
Era o fim do regime militar. Porém Tancredo Neves fica doente antes de assumir e acaba falecendo. Assume o vice-presidente José Sarney. Em 1988 é aprovada uma nova constituição para o Brasil. A Constituição de 1988 apagou os rastros da ditadura militar e estabeleceu princípios democráticos no país.

Autor do texto: Paulo Henrique - Grupo Escolar - Você atualizando o Mundo
N.R. Colaboração para meu filho, Fabrício Rodrigues da Silva - professor de História em Manaus - Amazonas

domingo, 8 de maio de 2011

Dia das Mães - 08 de maio de 2011

A primeira comemoração do Dia das Mães no Brasil, ocorreu no dia 12 de maio de 1918, organizado pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre. A data foi oficializada no dia 12 de maio de 1918 (segundo domingo do mês) pelo presidente Getúlio Vargas. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara - Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro - determinou que essa data fosse inserida no calendário oficial da Igreja Católica.

SÃO GONÇALO

Para festejar o DIA DAS MÃES no Município, a Prefeita APARECIDA PANISSET determinou que o seu CERIMONIAL, dirigido pela Cerimonialista Aparecida Furlani organizasse um café da manhã, o que foi feito nas dependências da prefeitura de São Gonçalo. O encontro antecipado aconteceu no 06 de maio, e centenas de mamães receberam as devidas homenagens, com distribuição de rosas, presentes e mensagens, durante um finissimo coquetel.

PARABÉNS, MAMÃES!

N.R. Acamado em virtude de ter feito um cateterismo na última sexta-feira, tive que me valer de ajuda para publicar esse texto e o posterior. Não poderia deixar de prestar homenagens às Mamães que realmente merecem ser lembradas no seu DIA, principalmente à minha mãe Aleixina.

domingo, 1 de maio de 2011

Papa João Paulo II é beatificado no Vaticano

Nascido em 18 de maio de 1920, na cidade de Waldowice, na Polônia, e falecido em 2 de abril de 2005, aos 84 anos, Karol Józef Wojtyla, o Papa João Paulo II, foi beatificado, nesse domingo, 1º de maio, no Vaticano, pelo seu sucessor, o Papa Bento 16, durante missa celebrada no Vaticano e, a qual compareceram mais de um milhão de pessoas e delegações de 87 países. O caixão com seus restos mortais foi retirado do túmulo na cripta da Basílica de São Pedro, para a cerimônia.
O Papa João Paulo II, foi sacerdote em 1946, depois bispo e arcebispo, até que em 1967, tornou-se Cardeal da Cracóvia. Foi em 16 de outubro de 1978, que tornou-se o primeiro Papa não italiano em 455 anos, com a responsabilidade de preparar a Igreja Católica para as mudanças no mundo, arrebanhando principalmente os jovens.
Para ser canonizado, porém, o Papa João Paulo II precisa de mais um milagre, após a beatificação, que deverá ser aprovado por comissões do Vaticano. Seu primeiro milagre foi o da freira francesa Marie Simon Pierre, em 2005, que tinha o mal de Parkinson e curou-se após orações feitas a ele. Um beato não pode ter veneração universal como santo, porém pode ser festejado em culto público, desde que haja autorização do Vaticano.
O Papa João Paulo II veio ao Brasil pela primeira vez, em 1980, onde passou 12 dias. Na Capela São Francisco de Assis, no Vidigal, construída pelos moradores locais para a sua visita e teve um gesto surpreendente: doou o seu anel de ouro - 21 gramas - em formato de de cruz com a imagem de São Pedro em relevo, ao padre Ítalo Coelho, para ajudar a pastoral de favelas.
Voltaria outra vez ao Rio, em 1997, para participar do Segundo Encontro Mundial das Famílias, no RioCentro. No Aterro do Flamengo, cerca de dois milhões de pessoas o recepcionaram, entre as quais, o cantor Roberto Carlos que se apresentou cantando músicas sacras.
Antes, em 13 de maio de 1981, o Papa João Paulo II foi alvejado pelo terrorista turco Ali Agca. na Praça de São Pedro, mas três anos depois (1984) o perdoou. A bala disparada foi fundida e colocada numa coroa para Nossa Senhora de Fátima, a pedido de João Paulo, que atribuiu a sua cura à Santa.
E, em 2003, ao comemorar 25 anos de seu papado, beatificou Madre Teresa de Calcutá.