terça-feira, 27 de novembro de 2012

200 mil vozes em defesa dos royalties do petróleo

Uma multidão, calculada em torno de 200 mil pessoas, oriundas de diversas cidades do Estado do Rio de Janeiro, participou da manifestação em defesa dos royalties do petróleo, realizada ontem, segunda-feira, dia 26 de novembro de 2013, no Rio de Janeiro. A passeata começou no início da Avenida Rio Branco e terminou na Cinelândia, ocasião em foram ouvidos muitos pronunciamentos, todos pedindo a presidente Dilma Rousseff, que vete o projeto de lei do senador Vital Rego.
A lei em questão, prevê a redistribuição dos royalties do petróleo recebido pelo Estado do Rio de Janeiro, o que levaria a uma perda de 7 bilhões de reais, em 2013, o que inviabilizaria a concretização de inúmeros projetos previstos até 2016. Políticos, como o presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, deputado estadual Paulo Melo, entendem que a aprovação do projeto poderá decretar a falência do Estado.
O governador Sérgio Cabral que liderou o movimento "Veta, Dilma", garantiu que está confiante no veto da presidente Dilma Rousseff: "sou a favor de que se reveja a lei que divide os novos contratos. Se ela, vetar parcialmente, não alterando os contratos já estabelecidos, já será um grande benefício para o nosso Estado, embora ainda, assim, tenhamos enormes perdas".
Entre os políticos que participaram da passeata, estavam o prefeito do Rio, Eduardo Paes; o senador Francisco Dornelles, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, a prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset; os prefeitos eleitos de Niterói e São Gonçalo, Rodrigo Neves e Neilton Mulim; os deputados Felipe Peixoto, André Lazaroni, Comte Bittencourt, Bernardo Rossi, Marcelo Freixo. A atriz Fernanda Montenegro também esteve presente na manifestação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário