segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Dia da Bandeira: 19 de novembro

Muitas pessoas desconhecem que hoje, 19 de novembro, se comemora o Dia da Bandeira, que foi criada quatro dias após a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889.
Antes, a Bandeira fora desenhada pelo pintor, desenhista e professor francês Jean Baptiste Debret. Com o término do período imperial, foi redesenhada pe

lo pintor e escultor brasileiro Décio Villares.
O verde representa as nossas matas; o amarelo, o nosso ouro, as nossa riquezas; o azul, o nosso céu e os rios. O branco - divergem alguns historiadores - foi um espaço criado para se escrever a palavra Ordem e Progresso, e não para simbolizar a Paz. Não sendo historiador, não me meto nessa "briga".
Na Bandeira Nacional existem 27 estrelas, que representam os Estados Brasileiros (antes, eram 21) e o Distrito Federal. Na Bandeira do Império, o verde e o amarelo representavam a Casa Real de Bragança, do Imperador Dom Pedro I, e a Casa Real dos Habsgurgm da Imperatriz D. Leopoldina.
Quando hasteada (aí, falo como Mestre de Cerimonial), a Bandeira Nacional é a primeira a subir (no centro) e a última a descer do mastro. A Bandeira do Estado é colocada à direita e a Bandeira Municipal á esquerda.
Perdoem as minhas falhas, senhores historiadores...





N.R. Infelizmente, hoje, não existe a cerimônia diária nas escolas, de se hastear o Pavilhão Nacional e de serem cantados o Hino Nacional e o Hino à Bandeira, como no meu tempo de escola primária. Poucos estabelecimentos de ensino mantém a tradição, que só  é seguida, fielmente, entre as corporações militares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário