sábado, 8 de dezembro de 2012

Amores célebres através dos tempos e suas desditas

Publiquei, no blogdojornalistaassueres.blogspot.com a história de amor (da mitologia grega), entre o guerreiro Páris, filho do rei Priamo de Tróia, e a bela Helena, filha de Zeus e de Leda, e esposa de Menelau, rei de Esparta, lembrando que através dos tempos, a ambição na conquista de objetivos pessoais e financeiros, sempre foi fator primordial nos relacionamentos. Até os dias de hoje!.
A minha pesquisa prossegue. Mas, quero relembrar algumas dessas paixões arrebatadoras, que terminaram em fracassos.

ADÃO e EVA - 

Segundo a Bíblia, Deus criou o homem inicialmente e depois lhe deu uma companheira, para evitar a sua solidão. Eva incitou Adão a desobedecer ao Criador, e esse foi o primeiro caso de objetivo pessoal. E, a humanidade paga, ate hoje, por esse pecado!.

SANSÃO E DALILA



A história do nazireu Sansão, o décimo terceiro juiz de Israel, e de Dalila , uma das mais belas mulheres do povo filisteu, está no Livro dos Juízes, da Bíblia. Famoso por sua força descomunal, originária de seus cabelos longos, derrotou os exércitos filisteus. Mas, apaixonou-se por Dalila, que descobrindo o seu segredo, em troca de riquezas, cortou o seu cabelo e entregou- aos seus inimigos. No final, sua força retorna, e Sansão derruba o templo onde estava acorrentado, matando a todos.

ROMEU e JULIETA - 

A história de amor entre os dois jovens, filhos únicos, de famílias tradicionais da Itália, na Antiguidade -1591-1596 -, os Montechios e os Capuletos, na versão do escritor William Shakespeare, até hoje, causa emoção. Não terminam juntos, porque ambos se suicidam, o que faz com as famílias se reconciliem.


CLEÓPATRA E MARCO ANTONIO

Neste blog, existe matéria sobre esse amor que abalou os alicerces de Roma e do Egito

JORGE e MARGARIDA 


General e político francês de renome, Ministro da Guerra, Jorge Boulanger, aos 50 anos, em 1888, conheceu a jovem Viscondessa Margarida Bonnemains, por ela se apaixonou e foi correspondido. As críticas contra o relacionamento se sucederam e o casal abandonou a França, indo residir na Belgica. Três anos depois, Margarida morreu vitima de anemia profunda. Jorge caiu em depressão e suicidou-se com seu próprio revolver, em 1891, dois meses e meio após a morte de sua amada. 


ANA E DILERMANDO 


O engenheiro e escritor Euclides da Cunha, autor de "Os Sertões" (1902), um dos três maiores livros da língua portuguesa, segundo historiadores, onde ele relata, a "Guerra dos Canudos, ocorrida no interior da Bahia(1896/1897), casou- se com Ana Emília Solon Ribeiro (18 anos) em 1890.
A vida profissional agitada de Euclides, causa problemas no relacionamento familiar, e, Ana, aos 33 anos, se envolve amorosamente com o cadete do Exército, Dilermando de Assis, com 17 anos de idade. 
Euclides descobre tudo e tenta matar Dilermando, ferindo seu irmão, Dinorah, jogador do Botafogo, tornando-o paraplégico e o próprio Dilermando, que revidando aos tiros, o mata. O acontecimento ficou conhecido como a "Tragédia da Piedade". 
No fim de tudo, nada valeu a pena. O amor acaba e ambos terminam suas vidas sozinhos.
(matéria completa no blogdojornalistaassueres).

CHIQUINHA GONZAGA 


No blogdojornalistaassueres, amplo relato dos amores da compositora, pianista e maestrina Chiquinha Gonzaga (1847-1935).


AUGUSTE RODIN


O famoso escultor francês Auguste Rodin (1846/1917 ), autor de obras clássicas como "São João Batista Pregando" (1878), "O Pensador" e Balzac, aos 43 anos, teve um envolvimento amoroso com a sua aluna, a escultora Camille Claudel, de 19 anos. Auguste, casado, não assumia o compromisso e Camille rompe com ele. Os constantes atritos da relação a levam a ficar louca. Morreu aos 49 anos.


N.R. Peço desculpas aos  historiadores por eventuais falhas em minha narrativa. Mas, até mesmo doutos senhores da área, pelo que li, divergem entre si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário