quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Prêmio UFF de Literatura: 6ª Edição


Prêmio UFF de Literatura e história da editora
emocionam convidados, no Solar do Jambeiro
                                                                  
                                                  Escritores selecionados.
                                                  Luís Antonio Pimentel
                                                            no centro.

                                         Pimentel asssiste leitura de seus textos


                                                   O salão do Solar Jambeiro

O belo Solar do Jambeiro serviu de palco para o anúncio dos vencedores do Prêmio UFF de Literatura 2012 nesta segunda-feira, 17 de dezembro.

Nesta sexta edição, o Prêmio UFF de Literatura teve tripla comemoração: além de integrar os festejos pelo aniversário da Universidade Federal Fluminense, homenageou o centenário do escritor e jornalista Luís Antônio Pimentel, que serviu de inspiração para o tema deste ano, e marcou o lançamento do livro Pessoas, sonhos, obras...histórias, que conta os 27 anos da Editora da UFF.

AI-5 "contribuiu" para a criação da editora da UFF
Na cerimônia de premiação, a professora Aidyl de Carvalho Preiss, representando todos os ex-diretores da Editora da UFF, relembrou a situação inusitada que praticamente compeliu a universidade a criar o que se transformaria mais tarde na sua editora.

No rastro das restrições à liberdade de expressão, que o Ato Institucional nº 5 impôs ao país, foi instalada também a censura, que, ao atingir a universidade, a obrigou a criar uma comissão editorial, pela qual deveria passar toda a produção acadêmica, uma espécie de "avalista" do que deveria ou não ser divulgado. Dessa comissão fazia parte a professora Aidyl, que propôs ao então reitor, Geraldo Tavares Cardoso, aproveitar a comissão para transformá-la num estímulo à produção acadêmica.

A professora Aidyl torna-se a primeira diretora dessa comissão, embrião da atual Editora. Foi na UFF também, lembrou a professora, que se instalou o primeiro seminário de editoras universitárias, onde nasceu a ideia de criação da atual Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU).

Assim, com lembranças e homenagens, um grupo de artistas do Núcleo de Ensino e Pesquisa de Artes Cênicas da UFF (Nepac) interpretou textos dos autores premiados, assim como do escritor, jornalista e "contador de histórias" Luís Antônio Pimentel, o artista homenageado da edição 2012 do Prêmio UFF de Literatura.

Autores premiados

Escrevendo sobre o tema O contador de histórias, Aline Moschen de Andrade, de São Pedro da Aldeia, ganhou o Troféu Itapuca na categoria poesia, seguida de Paulo César Esteves de Lira, de São Paulo, em segundo lugar, e Rodrigo Guerra de Souza, de Volta Redonda, em terceiro. Entre as crônicas, Maria Cecy Barth, de Curitiba, ficou em primeiro lugar, Alair Alves de Carvalho, morador do Rio de Janeiro, em segundo, e Regina Célia Paula Leal Toledo, também do Rio, em terceiro. Já na categoria conto, Ralph Menezes Paiva Antunes, de Niterói, foi o vencedor, enquanto Pedro Diniz de Araujo Franco, do Rio de Janeiro, ficou em segundo lugar, e Róbson Lousa dos Santos, de Uruaçu, Goiás, em terceiro.

Os classificados em primeiro lugar receberam, além do troféu Itapuca -este ano com novo design -, um laptop e dez exemplares da coletânea com os 20 textos selecionados de cada categoria, lançada durante a cerimônia. Os segundos colocados tiveram direito a oito exemplares; os terceiros, a cinco; e os demais autores selecionados ganharam kits com três exemplares cada.


N.R. Release e fotos, enviados pela Assessoria de Comunicação da Editora UFF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário