quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Páris e Helena: um amor-tragédia

Os grandes amores da História sempre tiveram elementos, como a traição, o adultério, o poder e os interesses  financeiros, envolvidos no contexto. Desde tempos idos até a atualidade. Para conquistar seus objetivos, homens e mulheres nunca mediram e nem medem esforços. Vale tudo. O importante é vencer, seja a que preço for. Em muitos casos, vale vender até o corpo e a alma.
Mas, no fim de tudo, as traições não valeram (e nem valem) a pena. A maioria dos romances não terminaram (e nem terminam) bem.
Na mitologia grega, um dos mais famosos casos de amor que terminaram em tragédia, foi o romance entre Páris (Alexandre) filho do rei Priamo, de Tróia, e Helena, que era considerada a mulher mais bela do mundo. Ela era filha de Zeus e de Leda, e terminou por se casar com Menelau, Rei de Esparta. 
Helena, em solteira, tinha muitos pretendentes, mas um acordo sugerido por Odisseu (Ulisses, em latino), rei de Itaca, fez com que pudesse escolher seu marido, que acabou sendo Menelau, com que teve uma filha, Hermíone.
Viajando à Esparta, Páris conhece Helena e ambos se apaixonam. Aproveitando a ausência de Menelau, que havia viajado para Creta, a fim de participar do funeral de seu avô materno Catreu, ambos fogem para Troia, abandonando Hermíone, que tina apenas 9 anos de idade. Menelau, enfurecido, une-se a Agameon, Aquiles e outros reis, e iniciam uma guerra contra Troia, que dura 10 anos.
Um certo dia, os guerreiros troianos. avistam um enorme cavalo de madeira do lado de fora da fortaleza. Julgando tratar-se de um presente dos deuses, resolvem carregá-lo para dentro da cidade. Só não sabiam, que ardilosamente, seus inimigos haviam colocado dentro do artefato, guerreiros, que na madrugada, atacaram e os derrotaram.
Páris, derrota Aquiles - o mais forte guerreiro grego -, que havia matado seu irmão, o herói troiano Heitor, em um duelo, acertando-lhe uma flecha no calcanhar, o único ponto vulnerável de seu corpo, contando com a ajuda do deus Apolo.
Tróia perde a guerra e, em consequência, Helena volta seu esposo, Menelau. 
Com Páris, Helena teve quatro filhos: Agano, Bunico, Ideu e Helena.
O fim de Helena é recheado de versões. Teria sido expulsa do reino, após a morte de Menelau, ou teria sido morta por enforcamento, por servas da rainha Polixo de Rodes, quando tomava banho.

N.R. Curioso como sempre, resolvi pesquisar diversas obras sobre o assunto, e em cada uma, encontrei versões contraditórias. Deixei de pesquisar a obra do maior especialista em literatura grega e latina, no Brasil, na minha modesta opinião, o professor (já falecido) Junito de Souza Brandão. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário