quinta-feira, 30 de maio de 2013

Corpus Christi: a presença de Jesus Cristo na Eucaristia!.

São Gonçalo, quarta-feira, dia 29 de junho de 2013. 



                                                                          

                                                 Tapetes de Corpus Christi -2013
                                                  
São 21 horas, e a comunidade católica da cidade, começa a chegar à Matriz de São Gonçalo, no centro da cidade, a fim de iniciar os trabalhos que perdurarão por toda a madrugada, de confecção dos tapetes de Corpus Christi, o maior da América Latina, com 241 painéis, nos quais serão utilizados dois mil quilos de serragem, 50 quilos de sal grosso, borra de café, tintas nas mais variadas cores e uma criatividade imensa, expostos através de dois quilômetros nas ruas Coronel Moreira César, Feliciano Sodré e Nilo Peçanha. 
Como no próximo mês de julho, será realizado no Brasil, no Rio, a Jornada Mundial da Juventude -JMJ -, este foi o tema escolhido pela Arquidiocese de Niterói para ilustrar os painéis. 

São Gonçalo, quinta-feira, dia 30 de junho de 2013

O Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco, celebra missa campal em frente à Igreja de São Gonçalo, Padroeiro do Município, seguindo-se a procissão dos fiéis pelas ruas da cidade, que contará com a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da JMJ. 


Os tapetes
Um dos mais tradicionais e importantes eventos da religião católica, a festa de Corpus Christi, celebra a presença de Jesus Cristo na Eucaristia, (foto 2012).
A turismóloga Marina Martins de Souza que participa dos festejos, todos os anos, disse que, "a cerimônia do Corpus Christi pela sua importância, é o grande marco do turismo religioso em São Gonçalo".

O Início

A origem da solenidade de Corpus Christi remonta ao Século XII, quando a Igreja Católica sentiu a necessidade de realçar a presença real de Jesús Cristo no pão consagrado. 
A festa do Corpus Christi foi iniciada pelo Papa Urbano IV, com a Bula "Transiturus", de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada anualmente na quinta-feira, após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes. 
O Papa Urbano IV era o Cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Líege, na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornilon, nascida em Liége, em 1192, aos 18 anos de idade.
A festa de Corpus Christi começou em 1230, na paróquia de Saint Martin, em Líege. só no interior da Igreja. Em 1247, a primeira procissão eucarística saiu às ruas da cidade, como festa da diocese e de pois se tornou festa nacional na Bélgica.
Como festa mundial, foi decretada em 1264, seis anos após a morte de irmã Juliana, aos 66 anos de idade, em 1268, que foi canonizada como Sana Juliana de Mont Cornillon, em 1599, pelo Papa Clemente VIII. 
No Brasil, a festa de Corpus Christi passou a integrar o calendário religioso a partir de 1961, com a realização de uma procissão pelas ruas de Brasília, e a tradição de se enfeitar as ruas começou em Ouro Preto, cidade história de Minas Gerais.
A celebração de Corpus Christi consta de missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, em busca da Terra Prometida. E, a hóstia é o próprio corpo de Cristo, que alimenta os fiéis. Uma hóstia é consumida e a outra é colocada como meio de adoração. Como um sinal da presença de Cristo Vivo em sua Igreja.

N.R. Foto Tapetes 2013 - Deputado Estadual José Luiz Nanci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário