quinta-feira, 30 de maio de 2013

Corpus Christi: a presença de Jesus Cristo na Eucaristia!.

São Gonçalo, quarta-feira, dia 29 de junho de 2013. 



                                                                          

                                                 Tapetes de Corpus Christi -2013
                                                  
São 21 horas, e a comunidade católica da cidade, começa a chegar à Matriz de São Gonçalo, no centro da cidade, a fim de iniciar os trabalhos que perdurarão por toda a madrugada, de confecção dos tapetes de Corpus Christi, o maior da América Latina, com 241 painéis, nos quais serão utilizados dois mil quilos de serragem, 50 quilos de sal grosso, borra de café, tintas nas mais variadas cores e uma criatividade imensa, expostos através de dois quilômetros nas ruas Coronel Moreira César, Feliciano Sodré e Nilo Peçanha. 
Como no próximo mês de julho, será realizado no Brasil, no Rio, a Jornada Mundial da Juventude -JMJ -, este foi o tema escolhido pela Arquidiocese de Niterói para ilustrar os painéis. 

São Gonçalo, quinta-feira, dia 30 de junho de 2013

O Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco, celebra missa campal em frente à Igreja de São Gonçalo, Padroeiro do Município, seguindo-se a procissão dos fiéis pelas ruas da cidade, que contará com a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da JMJ. 


Os tapetes
Um dos mais tradicionais e importantes eventos da religião católica, a festa de Corpus Christi, celebra a presença de Jesus Cristo na Eucaristia, (foto 2012).
A turismóloga Marina Martins de Souza que participa dos festejos, todos os anos, disse que, "a cerimônia do Corpus Christi pela sua importância, é o grande marco do turismo religioso em São Gonçalo".

O Início

A origem da solenidade de Corpus Christi remonta ao Século XII, quando a Igreja Católica sentiu a necessidade de realçar a presença real de Jesús Cristo no pão consagrado. 
A festa do Corpus Christi foi iniciada pelo Papa Urbano IV, com a Bula "Transiturus", de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada anualmente na quinta-feira, após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes. 
O Papa Urbano IV era o Cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Líege, na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornilon, nascida em Liége, em 1192, aos 18 anos de idade.
A festa de Corpus Christi começou em 1230, na paróquia de Saint Martin, em Líege. só no interior da Igreja. Em 1247, a primeira procissão eucarística saiu às ruas da cidade, como festa da diocese e de pois se tornou festa nacional na Bélgica.
Como festa mundial, foi decretada em 1264, seis anos após a morte de irmã Juliana, aos 66 anos de idade, em 1268, que foi canonizada como Sana Juliana de Mont Cornillon, em 1599, pelo Papa Clemente VIII. 
No Brasil, a festa de Corpus Christi passou a integrar o calendário religioso a partir de 1961, com a realização de uma procissão pelas ruas de Brasília, e a tradição de se enfeitar as ruas começou em Ouro Preto, cidade história de Minas Gerais.
A celebração de Corpus Christi consta de missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, em busca da Terra Prometida. E, a hóstia é o próprio corpo de Cristo, que alimenta os fiéis. Uma hóstia é consumida e a outra é colocada como meio de adoração. Como um sinal da presença de Cristo Vivo em sua Igreja.

N.R. Foto Tapetes 2013 - Deputado Estadual José Luiz Nanci.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Frases Inteligentes!.

Poeta e dramaturgo inglês, nascido em 23 de abril de 1564 e falecido no mesmo dia do seu nascimento, em 23 de abril de 1616, William Shakespeare deixou-nos entre outras, a brilhante frase:



1 - "Não sobrecarreguemos nossas lembranças com um peso que já se foi".

Do escritor francês Anatole France - Jacques Anatole François Thibault -, 16-04-1844 - 12-10-1924. Prêmio Nobel de Literatura em 1921 -

2 - "O acaso é a palavra que Deus usa quando quer permanecer anônimo".

3 - "Para atingir os seus objetivos, o Diabo lê até as Sagradas Escrituras". William Shakespeare - poeta e dramaturgo inglês.

sábado, 25 de maio de 2013

Um acontecimento de Destaque!.

Hoje é um dia muito feliz para mim!. O casamento do Advogado Sérgio Wilson de Oliveira, filho dos meus Amigos, o conceituado Advogado Wilson Castro de Oliveira e senhora Cléia de Oliveira, com a Advogada Camila Moura, filha dos meus Amigos, Roberto Levy Porto e da professora Lúcia Helena Porto, na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no Galo Branco, às 18 horas.
Camila, minha Advogada em dois processos judiciais, me libertou de passagens ruins na minha vida e, Serginho, proprietário do point Mezzo, no calçadão da Salvatori, um amigo muito querido, de décadas. Para completar a minha felicidade, serei padrinho do enlace matrimonial.
Apresentei-os, e o Amor floresceu!.
Que o Senhor Nosso Deus os abençoe!.

O CASAMENTO - 25 de maio de 2013

A noite foi maravilhosa!. 
O casamento dos meus afilhados, Advogados Camila Moura e Sergio Wilson Oliveira, - de quem fui Cupido -, na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no Galo Branco, celebrado pelo Padre Allan.
Fui padrinho com a bela e elegante madrinha, Silvana - irmã de Serginho -, seguindo-se finíssima recepção no Salão Itaipu, no Parque das Águas.
Eu e Josias Avila Junior, tivemos a oportunidade de desfrutar da bem organizada festa, ocasião em que palestramos muito com os pais do noivo, o advogado Wilson Castro de Oliveira e Cléia Macedo de Oliveira, amigos de décadas, e ouvimos música de qualidade. 

Um buffet da mais alta qualidade atendeu às dezenas de convidados e a mesa de doces, variadíssima.
Os noivos seguiram para o México (Cancún, no programa) e outros países, em lua-de-mel.

N.R. Maiores detalhes e fotos, posteriormente.


domingo, 19 de maio de 2013

Quando o vulcão adormecido de São Gonçalo quase despertou!.


O VULCÃO DE SÃO GONÇALO
Assuéres Barbosa

Sábado, 13 de setembro de 1997. Um ônibus especial conduzindo crianças e adultos, sai pela manhã do páteo da prefeitura de São Gonçalo, a caminho de uma grande aventura. O grupo vai visitar um vulcão adormecido há 50 milhões de anos no Morro de Itaúna, escalando um morro de 300 metros acima do nível do mar, um terreno íngreme e muito perigoso, coberto de fonolitos, um tipo bem escuro de rocha vulcânica.
foto: Nilo Santos - saogoncaloturismo.com.

O INÍCIO
Tudo começou quando a turismóloga Marina Martins de Souza, o turismólogo Adilson Lima, a bióloga Vânia Ceia e este jornalista, iniciaram uma pesquisa que dava conta da existência de um vulcão extinto no município. Estudiosos como o engenheiro Aluísio Belarmino de Mattos, geólogos, jornalistas, professores, astrônomos, estudantes de geologia da Uerj e da UFF, estudantes da rede pública e particular, meu filho Fabrício Rodrigues da Silva, jornalista Cecília Vianna de Mattos e pessoas da comunidade integravam a comitiva.
Os quatro organizadores da excursão começaram a se interessar pelo assunto, quando em agosto de 1997, as sucessivas erupções dos vulcões Lê Soufriére, na Ilha de Montserrat, Popocatepel, no México, San Cristobal, na Nicarágua, e, o Kilauea, no Havai, ocorreram. Daí a excursão, com o apoio do professor Joaquim de Oliveira, secretário de Esporte e Lazer, ganhou forma.
Na subida do Maciço de Itauna, um encontro com dois moradores da região: uma grande jibóia e um chimpanzé adulto. Por todos os lados, circulavam animais como tatus, pacas, lagartos, alvoroçados pela presença de tanta gente desconhecida. Seguindo a trilha, após os ônibus estacionarem, em direção ao topo, muitos se perguntavam" e se o vulcão resolve despertar nesse instante?". Havia um quê de mistério e emoção...
Os primeiros excursionistas a atingirem o Maciço, foram o engenheiro Aluísio Belarmino de Mattos, na época com 76 anos de idade, a menina Beatriz, com cinco anos e o garoto Davi, de nove anos. Todos trataram de reunir os fonolitos como lembrança do acontecimento, enquanto apreciavam a paisagem, realmente espetacular.

AGITAÇÃO
Na epoca, o fato despertou enorme celeuma. Não faltaram os descrentes. Artigos prós e contras e declarações agitaram a cidade. O vulcão virou notícia em jornal, rádio e televisão. São Gonçalo estava nas manchetes. Marina, Adilson, Vânia e eu, nos sentimos recompensados. A aventura foi classificada por muitos, como "uma maneira de se resgatar a auto-estima dos gonçalenses. De se reviver a história, enriquecendo-se o acervo da cidade".

Depoimentos
O professor doutor André Luiz Ferrari, do Departamento de Geologia da Universidade Federal Fluminense (UFF)   publicou estudos dizendo que "a história geológica da região se inicia com a formação de rochas gnáissicas que constituem todos os morros baixos em torno do Maciço de Itaúna. Medições radiométricas indicam que elas se formaram há, aproximadamente, 60 milhões de anos".
No seu relatório, o professor diz, ainda, que "a atividade vulcânica começou há 68 milhões de anos com a formação dos sienitos (rocha clara grosseira) e continuou há 60 milhões de anos com a formação dos fonolitos, terminando há 50 milhões com a formação dos microsienitos (grãos finos) existentes na subida do percurso".
Alunos do curso em pós-graduação da UFF, ao estudarem o vulcão, chegaram a conclusão de que ele deveria ter medido o triplo quando ativo., opinião seguida pela vulcanólogo Vitor Klein, do Departamento de Geologia e Paleontologia da UFRJ, que já havia comprovado, anteriormente, a existência de um vulcão extinto no município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Vitor chegou a visitar Itaúna.
Os boatos da existência de um vulcão em São Gonçalo, começaram em 1967, quando o bairro Trindade foi alvo de sucessivos abalos sísmicos de pequena intensidade. Os sinais davam conta de uma possível atividade vukânica na região.

HOJE
Decorridos 16 anos, já falecidos o engenheiro Aluísio Belarmino de Mattos e o turismólogo Adilson Lima, personagens de destaque do acontecimento, Marina, Vânia e Assuéres só lamentam não ter sido realizado pelas autoridades municipais, um trabalho de profundidade em torno do assunto. O turismo local poderia ter sido incrementado. Atualmente, o Maciço de Itaúna é utilizado por desportistas de parapente, um esporte radical de saltos livres. A menina Beatriz, hoje, com 19 anos, é bailarina da Escola de Dança Maria Olenewa, do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Mas, quem viveu a aventura, garante que "todos que integraram a excursão ao vulcão, sentem até hoje a mesma emoção da época. É muito difícil esquecer"...

N.R. Publiquei essa matéria, quando trabalhava no Jornal O SÃO GONÇALO. Depois, ela foi republicada no Nosso Jornal de Notícias e, agora, aí está em meu blog, para se preservar um acontecimento digno de registro.
A matéria está sendo republicada, atendendo a pedidos de pessoas amigas que visitam o Blog.

sábado, 18 de maio de 2013

Blog tem 343 postagens + fotos

Fotos antigas - SG - 1985 - 15/06/2013
Seminário de Língua Portuguesa na Uerj: professor Bechara
como conferencista - 15/06
Dia dos Namorados - 12 de junho - 11/06/2013
Relembrando Emílio Santiago - 11/06/2013
Vultos ilustres de São Gonçalo - RJ - 08/06/2013
São Gonçalo - RJ - 08//20136/2013
Relembrando Maysa - 04/06/2013
Corpus Christi - Jesus na Eucaristia - 30/05/2013
Frases inteligentes - 27/05/2013
Um acontecimento de destaque - 25/05/013
O vulcão de São Gonçalo - 19/05/2013
Blog tem 70. 018 visualizações no país e no exterior - 18/05/2013
Blog tem 343 postagens c/ fotos - 18/05/2013
CNJ autoriza união entre pessoas do mesmo sexo - 14/05/2013
Rotary-SG festejou niver e empossou sócios - 14/05/2013
Diplomados da ADESG vão se reunir - 12/05/2013
Convocação na ADESG/SG - 09/05/2013 tem 
Morte de PC Farias e Suzana Marcolino - 07/05/2013
Curriculum Vitae - Assueres Barbosa - 2013
UFF promove Feira de Livros - 01/05/2013
Bola é condenado a 22 anos - 28/04/2013
Maracanã é reínaugurado - 27/04/2013
Lembranças - dia 23/04/2013
Dia de São Jorge!.- 23/04/2013
Lembrando com saudade! - 22 -04-2013
Blogdojornalistaassueres atinge 50 mil visualizações - 22-04-2013
PMs do Carandiru são condenados a 156 anos - 21/04/2013
Dona Aleixina morre aos 103 anos de idade - 25-03-13
Blog tem quase 50 mil visualizações - 15/03/13
Blog tem 344 postagens c/fotos - 15/03/13
Habemus Papam Franciscus - 15/03/13
Sentença do ex-goleiro Bruno - 10/03/13
Bruno é condenado pela morte de Eliza Samúdio -08/03/13
Cientista físico gonçalense é primeiro em concurso - 05/03/13
Justiça mineira começa a julgar Bruno - 03/03/13
Papa Bento XVI renuncia ao Vaticano - 12/02/13
Prêmio UFF de Literatura - 6ª Edição - 20/12/12
Amores célebres e suas desditas - 06/12/2012
Páris e Helena - a destruição de Tróia - 06/12/2012
Morreu Oscar Niemeyer - O mago da arquitetura - 06/12/2012
Dilma veta parte do projeto de divisão de royalties - 03/12/2012
Julgamento do Mensalão está chegando ao fim - 29/11/2012
200 mil vozes na defesa dos royalties- 27/11/2012
Visitem Santa Maria Madalena - 27/11/2012
Blog atinge 39.068 visualizações - 25/11/2012
Casablanca: 70 anos - o mais romântico- 25/11/2012
Macarrão: 15 anos de reclusão - 24/11/2012
Zumbi dos Palmares - 20/11/2012
Dia da Bandeira - 19/11/2012
Blog tem 329 postagens: + fotos- 14/11/12
Rotary- SG recepcionou governador distrital -14/11/2012
Condenados e absolvidos no Mensalão - 11/11/12
Blog tem 325 postagens + fotos - 05/11/12
Halloween - Dia das Bruxas - 30/10/12
Vereadores eleitos em SG - 29/10/12
Neilton Mulim é o novo prefeito de SG - 29/10/12
Prêmio UFF de Literatura - 29/10/12
Tour: Recife - Natal - João Pessoa- 22/10/2012
Um pequeno descanso - 12/10/2012
Eleições SG - 1º Turno - 08/10/2012
Momento Musical Salvatori - 5 anos -08/10/2012
PMSG inaugura Espaço Salvatori - 07/10/2012
Auto Relíquias- carros antigos - 06/09/2012
Santiago de Compostela - 04/09/2012
Bisneta Luciana - um ano - 02/09/2012
Ciências para crianças - Thomaz Edison - 21/08/2012
STF vai começar a julgar Mensalão - 19/08/2012
Normas para as eleições - 18/08/2012
Rotary Club-SG - homenagens- 14/08/2012
Lei Maria da Penha: seis anos - 08/08/2012
Matérias postadas nesse blog: 325 - com fotos
Blog atinge 36.334 mil visualizações - 07/08/2012
Chiquinha Gonzaga - 07/08/2012
Novas fotos de Belém do Pará - 03/08/2012
Morreu o maestro Severino Araujo - 03/08/2012
Santiago de Compostela - 30/07/2012 
Clube Esportivo Mauá - 29/07/2012
Qual é o meu nome? - 29/07/2012
Lojistas se reúnem em convenção: Niterói - 25/07/2012
Esporte Clube São Gonçalo - 25/07/2012
Comunicado importante - 23/07/2/012
Jogos Olímpicos de Londres - 19/07/2012/
Olimpíadas de Londres - 19/07/2012
ANEL promove feira de livros - 19/07/2012
Em algum lugar do passado!. 16/07/2012
Prefeitura de SG tem sete na disputa - 15/07/2012
Saudades - 13/07/2012
A Química na História - CBQ - 12/07/2012
Petrópolis: Capital da Moda - 11/07/2012
Universidade de Barra Mansa - 09/07/2012
Petrópolis - Cidade Imperial - 09l07/2012
IV Congresso de Jornalistas - fotos - parte 3
IV Congresso de Jornalistas - fotos - parte 2
Jornalistas reuniram-se em congresso - 03/07/2012
SG discutiu Trabalho e Emprego - 03/07/2012
THAYMARA COSTA: 15 anos. 25/06/2012
Mudanças - 24/06/2012
Conferência da ONU: Rio+20 - 23/06/2012
Assueres: fotos antigas - 3ª parte - 22/06/2012
Assueres: homenagem - fotos antigas - 20/06/2012
Jornalistas tem Congresso em Maricá - 20/06/2012
Assueres: fotos antigas - 1ª parte - 19/06/2012
Brizola é tema na Livraria NITPRESS - 19/06/2012
SMSS renova a CRP de São Gonçalo - 18/06/2012
Linha Direta na Rádio Fluminense 540 AM. 14/06/2012
Rio tem 1º Festival Internacional de Circo - 14/06/2012
Ghost: o outro lado da vida - 13/06/2012
Partidos políticos realizam as suas convenções - 13/06/2012
PMSG lança plano de saúde - 11/06/2012
Manaus: Início do século XX - fotos - 10/06/2012
Cleópatra - a Rainha do Nilo - 10/06/2012
Dia dos Namorados: 12 de junho - 08/06/2012
Dia dos Namorados: os célebres romances - 06/06/2012
São Gonçalo comemorou Dia do Desafio - 31/05/2012
Festa de Corpus Christi em São Gonçalo - 27/05/2012
Sesquicentenário da Santa Maria Madalena - 27/05/2012
Poesias de Marcos Loures - 25/05/2012
Jornalistas fazem congresso em junho: Maricá - 24/05/2012
Um país insular chamado SRI LANKA - 22/05/2012
A história do Graf Zeppelin Hindenburg - 22/05/2012
Maricá comemora 198 anos de emancipação - 19/05/2010
São Gonçalo empossou novos conselheiros do
Meio Ambiente -19/05/2012
Donna Summer: música perde grande valor - 18/05/2012
V Congresso de Jornalistas será em Maricá - 18/05/2012
Marcos Loures: poeta de categoria - 13/05/2012
As Mamães em seu Dia - 12/05/2012
Dia do Enfermeiro - 12/05/2012
Pronto Socorro Alcântara Mário Niajar é inaugurado - 10/05/12
Literatura de Alto Nível - Sérgio Caldieri - 09/05/12
Belém do Pará - Começo do século XX - fotos - 08/05/12
Jornalistas são homenageados em Angra dos Reis - 06/05/12
Pelo teu perdão!. Uma poesia de qualidade!. 03/05/12
IPASG faz recadastramento de servidores - 01/05/12
Gonçalenses que se tornaram famosos.... 01/05/12
Primeira Igreja Batista ordenou cinco novos diáconos - 30/04/12
Em algum lugar do passado:  28/04/12.
Altay Veloso: Alabê de Jerusalém - 28/04/12
Dia do Trabalhador - 1º de Maio - 28/04/12
Madalena: encontro de jipeiros - 26/04/12
Helena Kimer - Musa do Samba - 25/04/12
EdUFF: literatura medieval- 23/04/12
Ciro Flamarion: História na UFF. 22/04/12
Agradecimentos -II- 22/04/12
São Jorge Guerreiro - 20/04/12
Santo Expedito - Pachecos - 19/04/12
Agradecimentos - I - 19/04/12
Calendário eleitoral 2012 - 18/04/12
Assuéres Barbosa: curriculum - 17/04/12
Chiquinha Gonzaga - 16/04/12
Mauá elegerá Miss Piscina- 15/04/12
Anos 50/6070: tendências musicais -14/04/12
Titanic: 100 anos do naufrágio - 14/04/12
Clubes Sociais e Recreativos: 50/60/70 - 14/04/12
Abrigo Cristo Redentor: 73 anos - 12/04/12
Junito Brandão: Mitologia Grega - 10/04/12
Azis Ab´Saber: homenagem. - 10/04/12
Palacete do Mimi: romantismo - 08/04/12
Clube dos Morcegos- romantismo- 06/04/12
Tutancâmon ou Tutankhamon- 05/04/12
Eleições 2.012: Normas - 05/04/12
Ana de Assis e Dilermando: trágico amor- 04/04/12
SG: Conselho de Economia - 03/04/12
Frases sobre Objetivos - 30/03/12
Rotary-SG homenageou mulheres - 30/03/12
OAB-Niterói discute inovações - 30/03/12
Expo de fotos de Pimentel - 28/03/12
Frases para Meditação - 27/03/12
Ovo de Páscoa com cerveja - 27/03/12
Ingratidão e ambição - 26/03/12
Chico Anísio - + - 24/03/12
EdUFF: História - 24/03/12
Jornalistas: Luís Antonio Pimentel. - 23/03/12
UFF: literatura em língua portuguesa - 22/03/12
Dia dos Causos em Madalena - 22/03/12
PMSG cria plano de saúde - 22/03/12
Luís Antônio Pimentel - 100 anos - 20/03/12
Turfe de luto: Ernani de Freitas - 17/03/12
O Espetáculo Mais Triste da Terra - 16/03/12
Centenário de Luís Pimentel - 12/03/12
Joaquim Lavoura - O Mito - 12/03/12
Coisas que não sabemos ou não
lembramos. - 09/03/12
Dia Internacional da Mulher - 08/03~12
De volta à luta - 03/03/12
Mitologia Romana - 28/02/12
Deuses e Heróis Gregos e Romanos - 26/02/12
Auxílio Educação em SG - 24/02/12
Deuses e Heróis da Mitologia
Grega e Romana. - 26/02/12
Carnaval em Cabo Frio e Búzios - 22/02/12
Rotary-SG homenageia guarda
municipal. -  15/02/12
Morre Whitney Houston - 11/02/12
Wando: brega e romântico + - 08/02/12
Pré- Carnaval em Madalena - 07/02/12
O Livro dos Mortos do Antigo Egito- 05/02~12
Roteiro na Night - 04/02/12
Theatro Municipal - Ballet - 03/03/12
Juventude homenageia jornalista - 03/03/12
Inquisição - O Reinado do Medo - 02/02/12
A tragédia do Rio de Janeiro - 02/02/12
50 músicas inesquecíveis - 26/01/12
Turismo - Copa - Petrópolis - 17/01/12
Turismo - Rio - Angra - 15/01/12
Turismo - municípios fluminenses - 09/01/12
Jornalistas empossam diretoria - 04/01/12
Coisas que gosto - 31/12/11
Búzios e Brigite Bardot - 31/12/11
Morre amigo fiel de Tarzan - 29/12/11
Nova Ponta Negra em Manaus - 22/12/11
Incêndio do Circo - 50 Anos - 16/12/11
Prêmio UFF- Literatura - 10/12/11
Dalai Lama - sabedoria - 10/12/11
AGLAC homenageia jornalista - 10/12/11
Brésil - cinq cents ans - 10/12/11
De volta prá casa - 08/12/11
Continentino vence eleição - 26/11/11
Reflexão - 19/11/11
UFF Literatura - 05/11/11
Ponte liga Manaus e Iranduba - 05/11/11
30 vereadores mais votados: SG -07/10/11
Incêndio do circo - 07/10/11
Cristo Redentor: 80 anos - 06/10/11
Registro de partidos: TSE
Morre Steve Jobs - 06/10/11
Justin Bieber - 05/10/11
Faraós do Egito - 04/10/11
Coisas que gosto... 02/10/11
Batistas homenageiam jornalista - 30/09/11
Momento Musical: 4 anos - 27/09/11
Rock In Rio: 10 anos depois - 23/09/11
Rock In Rio: 1985 - 23/09/11
São Gonçalo: 121 anos - 22-09/11
II Encontro de Jornalistas - 21/09/11
Apóstolo Terra Nova - 18/09/11
Machado de Assis - 18/09/11
Ana de Assis e Dilermando - 15/09/11
Ambição - 10/09/11
São Gonçalo -121 anos - 10/09/11
World Trade Center: 10 anos -08/09/11
Hospital Antonio Pedro - 07/08/11
Uma poesia para quem ama São Gonçalo -06/08/11
Câmara Municipal de Niterói: 10 anos- 06/08/11
Elenice preside Rotary -SG- 05/08/11
Velhos e bons tempos: lembranças -04/08/11
Sérgio Caetano - compositor - -3/08/11
Homenagens na CMSG - 01/08/11
O dia em que o vulcão adormecido de São Gonçalo
quase despertou- 29/07/11
Amy Whinehouse - 26/07/11
Química em São Luís - 25/07/11
Marylin Monroe e Amy - 26/07/11
Ballet: Maria Olenewa - 20/07/11
Ipasg: novos serviços- 19/07/11
O Símbolo Perdido - 18/07/11
Tutankamon - Faraó Menino -18/07/11
Deuses Egípcios - 17/07/11
Deuses gregos e romanos - 17/07/11
Anúbis - o Deus da Morte - 17/07/11
SG: Marcha para Jesus -13/07/11
Theatro Municipal: 102 anos -11/07/11
Simpósio de Química - 09/07/11
Diversão na Night - 08/07/11
Espanhol para iniciantes - 08/07/11
Cantando na Chuva - 07/07/11
Literatura UFF-Itália - 06/07/11
Zeca do Tecido - + - 04/07/11
Itamar Franco - + - 02/07/11
Jair Marinho - Tamoio-+ -27/06/11
Momento Musical Salvatori - 26/06/11
Quem matou Dana de Tefé? -25/06/11
Viradouro: 65 anos - 24/06/11
Corpus Christi em SG - 24/06/11
Oração e Louvor em Manaus -    21/06/11
História em Manaus - 19/06/11
Marilda e Lavoura na UERJ-SG -19/06/11
Fera de Macabu - 18/06/11
Teatro Amazonas - 18/06/11
Crescer e Viver - 17/06/11
Cauby Peixoto: na ALERJ - 14/06/11
História em Manaus - 14/06/11
Espanhol para iniciantes - 14/06/11
Justiça solta bombeiros - 12/06/11
Dia dos Namorados - 12/06/11
Bombeiros se revoltam no Rio -04/06/11
SG tem um cientista físico - 02/06/11
Deus é bom... 01/06/11
Espanhol para iniciantes - 30/05/11
Frases - 30/05/11
Fazendo história em Manaus - 22/05/11
Meditação - 22/05/11
Como é bom;;; 22/05/11
Ouvir, cantar e recordar - 18/05/11
Ditadura militar no Brasil - 15/05/11
Papa João Paulo II é beatificado - 01/05/11
Hairson Monteiro + 18/04/11
SG tem Relógio de Sol - 26/12/10
UFF - Literatura - 23/12/11
Agradecimentos - 13/12/10
Rotarianos, engenheiros e arquitetos
promovem homenagens - 11/12/10
Obrigado - 18/11/10
Rancho dos Sonhos - 11/11/10
Dilma é eleita presidente -01/11/10
Igreja tem seis novos santos- 17/10/10
Frases para meditação -15/10/10
Passeio em Presidente Figueiredo -11/10/10
Sérgio Cabral é reeleito no RJ - 07/10/10
Deputados Federais eleitos no RJ - 04/10/10
Deputados Estaduais eleitos no RJ - 02/10/10
Jubileu de Ouro - Assueres - 29/09/10
Destruição das Torres Gêmeas - 10/09/10
Morre Bin Laden - 10/09/10
Independência do Brasil - 06/09/10
Floresta da Tijuca - 28/08/10
Hino Oficial de São Gonçalo - 28/08/10
Casa da Moeda - novas cédulas - 24/08/10
Vice-Prefeitos de São Gonçalo - 22/08/10
Prefeitos de São Gonçalo - 22/08/10
CSSEERJ - Noite de magia - 15/08/10
Cartão de visita: Assueres - 14/08/10
Fortaleza de Santa Cruz da Barra -13/08/10
Reflexões sobre a vida - 10/08/10
Carlinhos da Marmoraria - 30/07/10
Deusas Mães e divindades - 27/07/10
Mitologia: Deuses e divindades - 27/07/10
Unijor tem fundação oficial - 24/07/10
Trens do Mundo - 19/07/10
Divórcio mais rápido - 18/07/10
Museu dos Ex-Combatentes-SG- 17/07/10
A Grécia - Seus Deuses - 12/07/10
O goleiro Bruno - 11/07/10
Assueres: significado
José Saramago + 19/06/10
Casablanca - 12/06/10
Momento Musical Salvatori:
Tutancâmon - Último Segredo
A Maior Tragédia do RJ - 11/04/10
Salmo de Davi - 05/04/10
Búzios, sempre Búzios- 04/04/10
Mulher gonçalense ganha hospital - 04/04/10
Tribunal condena Alexandre Nardoni e
Ana Carolina - 27/03/10
Royalties: em defesa do Rio- 20/03/10
Bons e velhos filmes- 14/03/10
Livros que li, reli e releio- 12/03/10
Cantando na Chuva- 11/03/10
Dia Internacional da Mulher- 07/03/10
Geremias de Mattos Fontes +-06/03/10
Rancho do Tomate- 27/02/10
Nada se compara a Búzios- 25/02/10
Carnaval em Arraial do Cabo- 25/02/10
Carnaval em Búzios- 10/02/10
2ª Guerra Mundial (1939-1945)- 07/02/10
2ª Guerra Mundial - 2ª parte - 07/02/10
Palacete Provincial - Manaus- 22/01/10
A Cabana - 18/01/10
Maestro Italiano regeu Filarmônica
em Manaus. - 18/01/10
Frases e Frases - 17/01/10
Arte e cultura em Manaus - 15/01/10
As profecias de Nostradamus - 11/01/10
Manaus à noite - 12/01/10
Férias em Manaus - 30/12/09
Euclides, Ana e Dilermando: -13/12/09
Teatro Amazonas: cultura - 09/12/09
Momento Musical Salvatori- 07/12/09
Férias em Manaus - 18/11/09

Nota do Redator 
Esse modesto blog completou 375 publicações de artigos, diversificados.
Quando o criei, foi objetivando preencher um espaço de tempo, vazio. Depois, gostei. E, as suas visualizações, hoje, pelo Brasil e por outros países, fazem com que eu sinta que estava no caminho certo. 
Registrar fatos diversificados, momentos de história e momentos próprios. Como jornalista, sinto-me realizado, embora alguns digam que "um blog é forma de se satisfazer vaidades pessoais". Também concordo...

Importante: E, os administradores do Google informaram que uma pesquisa realizada, mostrou que esse blog é de "boa qualidade".

terça-feira, 14 de maio de 2013

CNJ autoriza casamento entre pessoas do mesmo sexo


os cartórios civis de todo o País, serão obrigados  A CELEBRAREM CASAMENTO CIVIL ENTRE PESSOAS DO MESMO SEXO. rESOLUÇÃO NESSE SENTIDO FOI APROVADA, HOJE, DIA 14 DE MAIO DE 2013, PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA - CNJ -
O ARTIGO 1º DA RESOLUÇÃO, DIZ QUE: "É VEDADA ÀS AUTORIDADES COMPETENTES A RECUSA DE HABILITAÇÃO, CELEBRAÇÃO DE CASAMENTO CIVIL OU DE CONVERSÃO DE UNIÃO ESTÁVEL EM CASAMENTO DE PESSOAS DO MESMO SEXO". cASO O CARTÓRIO SE RECUSE, O CASO SERÁ LEVADO AO JUIZ CORREGEDOR DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA.
ANTERIORMENTE, O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL HAVIA APROVADO ESSE TIPO DE UNIÃO. o MINISTRO JOAQUIM BARBOSA, AUTOR DA RESOLUÇÃO, PRESIDENTE DO STF E DO CNJ, DISSE QUE A MEDIDA VAI GARANTIR O PRINCÍPIO DE IGUALDADE ENTRE OS SEXOS.
A RESOLUÇÃO FOI APROVADA POR 14 X 1. O ÚNICO VOTO CONTRÁRIO FOI DA CONSELHEIRA MARIA CRISTINA PEDUZZI.




Rotary São Gonçalo festejou aniversário e empossou novos associados

O Rotary Club São Gonçalo realizou, ontem, segunda-feira, dia 13 de maio, Sessão Solene, a fim de comemorar a passagem do seu 52º aniversário de fundação, presidida pelo professor Helter Jerônimo Luiz Barcellos. Durante a solenidade, foram admitidos como sócios representativos, após a leitura da Ata de Posse, pelo vice-presidente Josias Ávila Junior, o escritor e poeta Oton José São Paio de Menezes; o vereador gonçalense Diego Romero São Paio de Menezes, filho de Oton; o coronel PM Antonio Osvaldo da Silva, atual Secretário Municipal de Segurança Pública de São Gonçalo; Agliberto Mendes, funcionário público e blogueiro (Blog do Vovôzinho); advogado Luiz Augusto Carriço da Conceição Pacheco; historiador e pesquisador Luciano Campos Tardock; e, Wilson dos Santos Vasconcelos, cientista social e mantenedor do blog, “Tafulhar”, que receberam diplomas e os pins (símbolo rotariano).
Após a homenagem aos Pavilhões Nacional, Estadual, Municipal e do Rotary, seguiram-se: o cântico do Hino Nacional Brasileiro; homenagem aos associados falecidos (chamada em nominata e toque de silêncio); relatos da história do clube, pelos mais antigos rotarianos: Pirajá Pires, Divaldo Cisneiros dos Santos, Josias Ávila Júnior e Jair Pontes de Almeida.
Comemorou-se, também, o Sesquicentenário (150 anos) de nascimento do pianista e compositor brasileiro Ernesto Nazareth, ocasião em que a maestrina Natália Gama, falou sobre a vida do homenageado e apresentou composições do artista, ao piano. 
Os novos rotarianos foram saudados em nome do clube, pelo associado Evanildo Barreto, com números musicais apresentados pelo rotariano, cantor e violonista José Onofre Esteves dos Santos. Em nome dos empossados, discursaram o escritor Oton São Paio de Menezes e o vereador Diego Romero São Paio de Menezes.
PRESENÇAS
Muito prestigiada a Sessão Solene do Rotary Club de São Gonçalo. Entre outros, compareceram:: o governador assistente, Paulo Afonso; Arthur Lacroux (presidente do Rotary Club Paraiso); rotarianos Elcio e Maria de Fátima, do Rotary-Alcântara; cirurgião-dentista Rosaclério Longo (Rotary Club de Cabo Frio) e esposa, Dalva; Coronel PM Miguel Mendonça -Subsecretário de Segurança Pública da PMSG- e esposa, Conceição;  Coronel PM José Luiz Malman e esposa, Talita; Dr. Marco Antonio Manhães (Agenda 21);Comunicadores Frederico Carvalho (Diretor), Analuz Antunes e o jornalista J.Sobrinho, da TV Ponto de Vista; advogados Mário Palma (Procurador Geral da CMSG), e André -subdiretor da CMSG); Adilson Barbosa, (subsecretário de Planejamento da PMSG); Antonio Souto (Diretor) e Flávia Guimarães (apresentadora) da TV Win; o jovem Matheus (Amigo do Clube), Artesã Lucidalva Vianna de Paula; sra, Airty Silva Almeida; professoras Renilda Nepomuceno Rosa e Elizabeth São Paio de Menezes

OS ROTARIANOS
Helter Barcellos, Josias Ávila Júnior, Ademir Nunes Corrêa, Divaldo Cisneiros dos Santos, Roberto Célio de Araújo Baptista, Altivo Aleixo da Silva, Frederico Mendonça Carvalho, Luiz Sérgio Cardoso Lima, Benito Corbal, Vânia Helena Ceia, Noé Hermano de Souza, Evanildo Barreto, Jair Pontes de Almeida, Antonio Batista da Fonseca, Alfredo Alves Maia, Carlos Augusto da Silva Ribeiro, José Onofre Esteves dos Santos, Antonio Pedro.
Os Associados Honorários: Pirajá Pires, Wilmar Reis Zarro, Assuéres Barbosa, Rosaclério Longo, o jovem Matheus (Amigo do Rotary), Flávia Guimarães (TV Win).

Nota do Redator
Agradecemos o envio do Boletim Informativo - muito bem editado - pelo rotariano Ademir Nunes Corrêa, 1º Tesoureiro.
Aguardamos as fotos da solenidade...


domingo, 12 de maio de 2013

Diplomados da ADESG se reunirão em confraternização

Os Diplomados da ADESG - Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra - seção São Gonçalo e Niterói, se reunirão em confraternização, durante um jantar, que está sendo coordenado por Márcia Valéria Nanci, Marina Martins de Souza, Assuéres Barbosa, Marco Antônio Chaco, José Bruno e José Guilherme Moreira.
Em princípio, a data do encontro está prevista para o dia 5 de junho, em local ainda a ser marcado. Aguardamos confirmações pelo Facebook, ou com os coordenadores do encontro.
Meu celular: 9621-6138.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

CONVOCAÇÃO NA ADESG-SG

Formandos da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra -ADESG- de São Gonçalo, estão sendo convidados para uma reunião, em data, horário e local, ainda a serem marcados.
O objetivo é reunir as diversas turmas em ritmo de confraternização, - porque após as suas respectivas formaturas se afastaram - a fim de reativarem uma amizade importante adquirida ao longo das diversas aulas.
Estão na coordenação do encontro, os adesguianos Márcia Valéria Nanci, Assuéres Barbosa, José Guilherme Moreira (ex-presidente), José Bruno Neto (ex-coordenador-geral), e Marco Antonio de Brito Chacon (ex-presidente).
Contatos poderão ser feitos através do telefone 9621-6138, com Assuéres, e no Facebook com Márcia Valéria e Chacon. Ou com outros adesguianos.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Mortes de PC Farias e de sua namorada Suzana estão sendo julgadas em Maceió

Dezessete anos depois, as mortes do empresário Paulo César Siqueira Cavalcante Farias, conhecido como PC Farias, e de sua namorada Suzana Marcolino, na praia de Guaxuma, em 23 de junho de 1996, inicialmente apontadas como crime passional, estão sendo julgadas desde ontem no Fórum do Barro Duro, em  Maceió, Alagoas, como assassinatos, sendo acusados os policiais militares Adeildo Costa dos Santos, Reinaldo Correia de Lima Filho, Josemar Faustino dos Santos e José Geraldo da Silva. 
Paulo César, que foi tesoureiro de campanha do presidente Fernando Collor de Mello nas eleições de 1990, e apontado como "testa de ferro" em diversos esquemas de corrupção, arrecadando R$ 15 milhões de reais, entre 1990 e 1992, em benefício do governo Collor, por Pedro Collor de Mello, irmão do ex-presidente, em entrevista à Revista Veja, em 1992, teria sido morto por sua namorada Suzana, que depois teria se suicidado. 
As primeiras investigações do legista Badan Palhares, apontaram Suzana como autora da morte de PC Farias, e seu suicídio posteriormente, mas depois ele foi acusado de ter recebido R$ 4 milhões do irmão de Paulo César para encobrir o caso. Já o médico legista alagoano George Sanguinette e o perito criminal Ricardo Molina de Figueiredo concluíram pelo assassinato do casal.
O promotor Luís Vasconcelos denunciou à Justiça os policiais militares, que eram seguranças de Paulo César Farias, que estão, agora, indo a Júri Popular, acusados das duas mortes.
TESTEMUNHAS
No segundo dia do julgamento, hoje, deverá prestar depoimento o irmão de PC Farias, o ex-deputado federal Augusto Farias, que vai defender a inocência dos réus. Deverão depor, também, a namorada de Augusto, Milane Valente de Melo, - ambos jantaram com PC e Suzana na véspera -, o vigia da casa, Manoel Alfredo da Silva e Cláudia Dantas, apontada como outra namorada do empresário, que poderia ter sido o pivot da tragédia.
Os peritos convocados pela acusação e a defesa, entre os quais Fortunato Badan Palhares, - que concluiu pelo homicídio, seguido de suicídio - devem depor amanhã ou na quinta-feira




Com a aceitação pelos jurados da tese de duplo homicídio, aumenta significativamente a possibilidade de o júri popular ser anulado na segunda instância. 









domingo, 5 de maio de 2013

Curriculum Vitae - Assueres Barbosa - 2013


                                                                      

                                             Título de Cavalheiro do Sri Lanka


Atualizado em 05 de maio de 2013

JUBILEU DE OURO (50 anos) - 1961 - 2011
DE ASSUERES BARBOSA DA SILVA

52 ANOS DE JORNALISMO E DE LOCUÇÃO NO
ESTADO DO RIO DE JANEIRO - 2013

42 anos de jornalismo em São Gonçalo - 2013
42 anos de locução em São Gonçalo - 2013

Segundo reportagem no Jornal O GLOBO-NITERÓI: “ASSUÉRES – A VOZ DE
SÃO GONÇALO”. Reportagem de Evaldo Nascimento


Natural do Estado do Rio de Janeiro – Nascimento: 20 de abril de 1936. Meier
Jornalista Profissional RG: DRT /RJ 428 L – 4/F.121 -Redator
Residência: Rua Ari Quintela, nº 84-sobrado -Boaçu – São Gonçalo. RJ.
Telefones: 9621-6138 (celular) – Funcionário Público aposentado
Secretaria Municipal de Comunicação Social, Esporte e Lazer e Cerimonial.
Subdiretor de Departamento (Cerimonial) da Prefeitura de São Gonçalo
Assessor especial de gabinete da prefeitura
Mestre de Cerimonial da Prefeitura de São Gonçalo - RJ

Filiações

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro
Federação Nacional de Jornalistas Profissionais.
Associação Fluminense de Jornalistas Profissionais
Associação dos Cronistas Carnavalescos Fluminenses
Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – 1999
União dos Jornalistas e Comunicadores de São Gonçalo – UNIJOR - Julho de 2010
Cerimonial da Prefeitura de São Gonçalo -
Facebook - assueres barbosa da silva
blogdojornalistaassueres.blogspot.com.br
saogoncaloturismo.com
Grupo Mestres de cerimônias - Linkedin
Grupo Vitrine Digital - Linkedin
Grupo Profissionais de Comunicação - Linkedin
Grupo Assessores de Imprensa - Linkedin
tvpontodevista.com.br

CONGRESSOS – CONFERÊNCIAS -PALESTRAS- ENTREVISTAS

Participação no IV Encontro Regional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa -São
João da Barra -1995
Participação no V Encontro Regional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa –
Teresópolis – 1996.
Participação no X Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa –
1996 – Campina Grande – Paraíba – 1996
Participação no XI Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa –
Porto Alegre – Rio Grande do Sul.
Participação no VI Encontro Regional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa –
Angra dos Reis -1997
Participação no XII Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa –
Rio de Janeiro.
Participação no Encontro Estadual de Assessoria de Imprensa - 2011
Palestra sobre a IMPRENSA – Curso Normal do Colégio São Gonçalo.
Palestra sobre a IMPRENSA – Curso Médio no Instituto de Educação Clélia Nanci.
Congresso Estadual de Jornalistas Profissionais do RJ. Maricá - 2012
Entrevista no Jornal O GLOBO - Niterói - Incêndio do Circo - 2011
Entrevista no Jornal O SÃO GONÇALO - Incêndio do Circo - 2011
Entrevista no Programa Cidinha Campos - Incêndio do Circo - 2011

ATIVIDADE PROFISSIONAL EM JORNAIS, REVISTAS E EMISSORAS DE
RÁDIO E DE TELEVISÃO.


Rádio Difusora Fluminense -1960
TV – Rio -Canal 13 -1961
Revista Atualidade – 1962/1963
Diário de Notícias -1963
Diário Carioca -1964/1965
Correio Fluminense -1964
Jornal A Tribuna de Niterói – 1965
Rádio Vera Cruz -1965
Revista Única – 1966/1967
Rádio Federal de Niterói (atual Manchete) -1966
Jornal Última Hora -1966
Revista A Gaivota – 1966/67/68/69/70/71/72/73/1981
Jornal O Dia – A Notícia - 1967/1968/69 –
Jornal O São Gonçalo -de 1971 a 2003 – chefe de redação – redator.
Jornal da Região -1976
Rádio Mauá -1977
Rádio Fluminense AM – Jornal O Fluminense – 1980/1981
Programa na Fluminense AM e Jornal Linha Direta – 1980/1982 – diretor.
Revista Evidência – 1985
Nosso Jornal de Notícias -2004/2005/2006 – chefe de redação.
Jornal O Povo – SG -2007 - colunista
Jornal Observador – 2008/2009/2010/2011/2012 – Diretor.
Revista da Associação Comercial e Industrial de Cachoeiras de Macacu – jornalista
responsável. 2008/2009
Jornal O GUARDA – Associação dos Guardas Municipais de São Gonçalo – jornalista
responsável – 2009/2010/2011
TV Ponto de Vista - Programa Sala de Bate Papo - 2013
TV Ponto de Vista - Programa Música Através dos Tempos - apresentador -


PRINCIPAIS REPORTAGENS

Incêndio do Circo – 1961 – depoimento em DVD, no Museu de Imagem e do Som da UERJ-
Patronato -Faculdade de História
Populares depredam e colocam fogo na Estação de Barcas do Grupo Carreteiro, em
Niterói -1963
Assalto ao Trem Pagador – Tião Medonho - 1965
Assassinato da vedete Luz Del Fuego – Gradim -1967
Leopoldo Heitor – Dana de Tefé - entrevista - 1967
Inauguração da Ponte-Rio Niterói -1974
Política : Cassação de mandato de prefeito em São Gonçalo - 1981/1982
“O Monstro da Amendoeira” – São Gonçalo - 1990.
Vulcão extinto há 50 milhões de anos em Itaúna.- 1997
Crimes políticos sem solução em São Gonçalo – a partir de 1975
Vice-Prefeito Romero Peres de Carvalho; Chefe de gabinete,Tião da Câmara; Vereadores Ivanir Côrtes da Silveira, José Benjamim Sobral (Beija), Luiz do Posto, Carlinhos da Marmoraria; jornalista
Reinaldo Silva.
Morte do palhaço Carequinha (George Savala Gomes) .

EDITORIAS

Sindical -1974
Social – colunas “Notícias e Promoções” e ASSUERES BARBOSA em diversos
jornais e revistas de 1963 a 2011
Esportes – 1973 -1974
Geral – 1961 a 2009
Política – coluna “Política em Foco” – 1973 a 2003 - Jornal  O SÃO GONÇALO .
Geral e Direção - Jornal Observador -
Blogdojornalistaassueres.blogspot.com.br - 2009/2013
www.turismo.com - Editor - 2010

ASSESSORIAS DE IMPRENSA E OUTRAS

Governo Paulo Torres - 1964/1966
Governo Geremias de Mattos Fontes -
Comitê de Imprensa da Assembléia Legislativa do Estado Rio de Janeiro
Sindicato dos Empregados no Comércio de Niterói e São Gonçalo
Prefeitura Municipal de São Gonçalo - a partir de 1971/2013
Câmara Municipal de São Gonçalo – Presidentes: Ruy Lopes Guimarães, Manoel de
Lima, Edíson Portela, Geraldo Cunha, Dilvam Aguiar, Carlinhos da Marmoraria,
José Roberto Cordeiro.
Delegado Oficial do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de
Janeiro à Convenção Nacional dos Jornalistas Profissionais em Campina Grande, no
Estado da Paraíba.- 1996
Suplente do Conselho Fiscal do RJ na FENAJ –Federação Nacional de Jornalistas
Profissionais
Deputado Estadual Ayrton Rachid
Deputado Estadual Aécio Nanci
Deputado Estadual Flávio Palmier da Veiga
Deputado Federal José Alves Torres
Deputado Estadual Oton São Paio
Cirurgião Plástico José Vieira Júnior
Cirurgião em Implantes Dentários Ronaldo de Carvalho Miguel
Cirurgião Plástico Wagner Moraes
Ginásio Icaraí
Caderneta de Poupança LETRA S/A.
Carioca F.C.
Tamoio F.C.
O Boticário
Vereador José Garcia
Vereador José Jorge Côrtes Freitas
Shera´s Night Club
Casa de Shows Capone´s.
Vereador Josias Muniz

LOCUTOR NOS GOVERNOS MUNICIPAIS EM SÃO GONÇALO: Inaugurações
de Obras, Desfiles carnavalescos e do Dia 22 de setembro (desfile cívico, colegial
militar).

Nicanor Ferreira Nunes -1971/1972
Joaquim Lavoura 1973/1975
Zeir de Souza Porto 1975/1976
Jayme Campos 1977/1982
Arismar Dias - 1980
Hairson Monteiro 1983/1988
Manoel de Lima - Dezembro/1988
Edson Ezequiel 1989/1992
João Bravo 1993/1996
Edson Ezequiel 1997/2000
Henry Charles Calvert -2001/2004
Aparecida Panisset 2005/2006/2007/2008
Aparecida Panisset /2009-2010 -2011-2012 (Cerimonial)
Neilton Mulim - 2013 - Cerimonial

RELAÇÕES PÚBLICAS

Colégio Nova Cidade



Colégio Nossa Senhora da Paz
Colégio N.S. Auxiliadora.
Colégio Califórnia
Colégio Independência
Colégio Edgardo Américo Machado
Colégio Pereira Rocha
Colégio Célia Peniche
Colégio Trindade
Colégio Rui Barbosa
Instituto Cultural Olavo Bilac
Silueta Clínica de Estética e Beleza
Rodoshopping


MESTRE DE CERIMÔNIAS

Cerimônia post-mortem -prefeito Joaquim Lavoura -1975
Entrega de títulos de Cidadão Gonçalense - Tamoio- 1975
Baile das Debutantes e shows artísticos – Tamoio F. C.-
Homenagem ao ex-governador do Estado do Rio, Almirante
Ernani do Amaral Peixoto, no Iate Clube Brasileiro -
coordenação do deputado federal Flávio Palmier da Veiga.
Mestre de Cerimonial da Câmara Municipal de São Gonçalo
Visita do saudoso lider comunista Luiz Carlos Prestes a
São Gonçalo. Tamoio.
Visita de Anita Leocádia - filha de Luiz \Prestes - CMSG
Formaturas da Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO.
Formaturas da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra -
ADESG-SG - ICBEU. 1998 - 1999 - 2000.
Posse da Prefeita Aparecida Panisset -2005
Solenidade de ingresso da prefeita Aparecida Panisset no PDT -2008
Cerimônias de Corpus Christi – São Gonçalo - 2005/ 2009
Diplomação da prefeita Aparecida Panisset e vereadores. São Gonçalo. Tribunal
Regional Eleitoral – 2009/2012.
Posse da prefeita Aparecida Panisset - 2009
Conferência sobre o Pólo Petroquímico de Itaboraí – São Gonçalo -SEST/SENAT –
PMSG. 2008
Conferência sobre “O Município de São Gonçalo” – Universidade Federal
Fluminense/ Prefeitura-SG-2008. SEST/SENAT.
Posse da Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil – secção São Gonçalo
Inauguração da nova sede do Clube de Diretores Lojistas de São Gonçalo
Cerimônia post-mortem -palhaço Carequinha – George Savalla Gomes
“Melhores do Ano “ -Vereador Capitão Nelson – SEST/SENAT.
Conferência da Universidade Federal Fluminense (UFF) no SEST/SENAT - 2009
Posse da Diretoria do Tamoio Futebol Clube – 2010.
Reinauguração da Praça dos Ex-Combatentes de SG – 2010.
Cerimônia post-mortem -ex-governador Geremias de Mattos Fontes -2010
Inauguração do Hospital da Mulher Gonçalense -2010
Bodas de Ouro -50 anos de casamento do Advogado Meraldo Velloso e da Professora
Ilma Velloso – Casa de Festas Colonial Garden -2010
Conferência sobre os Direitos das Mulheres - Movimento de Mulheres -UERJ-Patronato - 2010
Cerimônia post-mortem do ex-prefeito de SG, Hairson Monteiro dos Santos - 2011
Posse da diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RJ - 2012
Homenagem nos l00 anos de vida do jornalista Luís Antonio Pimentel - 2012
Mestre de Cerimonial do Abrigo Cristo Redentor - 1971/2013
Mestre de Cerimonial do Sindicato dos Jornalistas Profissionais - RJ. - 2012
Aniversário da Guarda Municipal de São Gonçalo - 2012
Convenção Municipal do Partido Social Cristão - PSC - 2012
Mestre de Cerimonial - Diplomação de vereadores, prefeito e vice-prefeita - TRE - SESC - 19/12/2012.
Mestre de Cerimonial - Posse de vereadores, prefeito Neilton Mulin e vice-prefeita Mariangela Valviesse - Clube Esportivo Mauá - 1º de janeiro de 2013.
Centenário do prefeito Joaquim  de Almeida Lavoura - Praça Estephânia de Carvalho - abril/2013
Centenário do prefeito Joaquim de Almeida Lavoura - Sessão solene da CMSG - sede da OAB - 2013
Apresentação do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil - 2013
Mestre de Cerimônias do Seminário de Língua Portuguesa - UERJ- Patronato - Palestrante: professor titular e Emérito da UERJ e da UFF, gramático e filólogo Evanildo Bechara - 2013.
Desfile cívico-colegial-militar - 22 de setembro de 2013 - 123 anos de emancipação de SG.
Mestre de Cerimônias da solenidade em homenagem ao Dia da Bandeira - 19 de novembro de 2013- PMSG.
Solenidade em homenagem ao Dia Interncional da Pessoa com Deficiência - 03 de dezembro - Teatro do SESC-SG e Centro Cultural Joaquim Lavoura.
Solenidade de inauguração do Centro de Regulação da PMSG. Dezembro de 2013
Solenidade de abertura dos Festejos de Natal de São Gonçalo, nas escadarias da PMSG. Dia 06 de dezembro de 2013
Solenidade de Diplomação dos cursos profissionalizantes do Polo Vista Alegre- SMDS - dia 12 de dezenbro de 2013.
Comemoração dos 25 anos de fundação do Movimento de Mulheres de São Gonçalo - Espaço Celebration - março de 2014
Apresentação dos desfiles carnavalescos de São Gonçalo - Patronato - 2014
Inauguração do Café Social na Praça Dr. Luiz Palmier - Rodo de São Gonçalo - março 2014.

TÍTULOS - Troféus e cartões de prata

Grau de Comendador do Sindicato dos Trabalhadores Cristãos de Volta Redonda - 1961
Título Amigo do 11º Batalhão de Polícia Militar -1970
Título Homenagem Sócio Remido – Ginásio Icaraí -1971
Título de Benemérito do G.R. Escola de Samba Unidos do Viradouro -1972
Título de Sócio Honorário do G.R. Escola de Samba Acadêmicos do Cubango. 1973
Título de Cidadão Gonçalense – 1974 – Autor: Vereador Orlando Domingues da Silva
Título de Amigo do 7º Batalhão de Polícia Militar -1975
Troféu Diploma e Caneta de Ouro –Embaixadores Social Clube – 1988 –
Amigo do 3º Batalhão de Infantaria – 1994.
Título Destaque Parlamentar – Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro 1998
Insígnia da Ordem do Mérito no Grau de Cavalheiro- The Open International –
University For Complementary Medicines – Colombo – Sri Lanka -1998
Troféu Estandarte Márcia Gomes – Carnaval 1998
Troféu Amigo do 7º BPM -CPI – 75 Anos -1999 - Indicação: Capitão PM Nelson Ruas
Troféu Árvore da Vida – UNIVERDE -2002
Título Assuéres Barbosa – A Voz de São Gonçalo – Jornal O Globo – Niterói -2002
Destaque Gospel de São Gonçalo e Região – 2004
Troféu Clube de Dirigentes Lojistas de São Gonçalo -2005
Título Legislativo Medalha Joaquim de Almeida Lavoura -2006 -
Título Legislativo e Medalha Jornalista Belarmino de Mattos – CMSG – 2006 - Autor: Vereador José Jorge Côrtes Freitas
Título Legislativo Personalidade Gonçalense -2007 - Autor: Vereador Edilson Gomes
Troféu Imprensa Folha do Povo -2007
Troféu Lions Clube São Gonçalo -2008
Troféu Maria Emília e Nilda e Os Trovadores -2008
Homenagem -Instituto de Educação Clélia Nanci – São Gonçalo – 2008/2009
Título Legislativo Governador Paulo Torres - Autor: Vereador José Carlos Vicente- 2010.
Título Legislativo Prefeito Nicanor Ferreira Nunes - Vereador Eduardo Gordo - 2010
Homenagem da TV WIN - (ww.tvwin.com.br) - retrospectiva de vida profissional. Dezembro de 2013. página no face book - Assueres Barbosa da Silva.
Homenagem do Jornal Extra - reportagem sobre vida profissional - 52 anos - dezembro de 2013.

DIPLOMAS

Honra ao Mérito -Jornal Folha Fluminense -1964
Honra ao Mérito -Clube Esportivo Mauá -1964
Intelectual da Imprensa -Oliveiras Atlético Clube -1964
Grande Colaborador -Associação Recreativa Q.G. 1964
Melhor do Ano -Barradas Social Clube -1964
Honra ao Mérito -Humaitá Atlético Clube -1965
Amigo do Conjunto Musical The Ticks -1966
Honra ao Mérito -Refrigerantes Niterói –Coca-Cola -1966
Melhor do Ano – Revista A Gaivota -1967
Honra ao Mérito -Casa Unidos de Portugal – 1967
Honra ao Mérito -Embaixadores Social Clube -1968
Honra ao Mérito – Canto do Rio Futebol Clube -1970
Melhor Mestre de Cerimônias -Associação Fluminense de Jornalistas – 1971
Melhor Relações – Públicas -Centro Niteroiense de Turismo (Cenitur) e Comissão de
Festas da Zona Norte de Niterói -1971
Grupo Financeiro Andrade Arnoud – Relações Humanas -1972
Melhor Mestre de Cerimônias – Centro Niteroiense de Turismo (CENITUR) e
Comissão de Festas da Zona Norte -1972
Carioca Futebol Clube – Sócio Honorário -1973
Miami Social Clube – Sócio Honorário -1973
Maiores do Futebol Fluminense – Federação Fluminense de Desportos -1973
Liga da Defesa Nacional –Corrida do Fogo Simbólico da Pátria – 1974
Homenagem – Clube dos Sub-Tenentes e Sargentos do Exército -1974
Amigo de São Gonçalo -Homenagem do jornalista Ruy de Sá e do deputado federal
Joel Lima -1975
Honra ao Mérito – G.R. Bloco Carnavalesco Império Gonçalense -1975
Honra ao Mérito – Prefeitura Municipal de Niterói -1975
Grande Amigo – Vila Lage Esporte Clube -1975
Destaque de Ouro – Homenagem do Jornalista Wilson Garios -1976
Homenagem – Associação Brasileira de Relações-Públicas e Esporte Clube
Metalúrgico -1976
Realce 77 – Jornal O Dominguinho -1977
Melhor do Ano no Estado do Rio de Janeiro – Revista A Gaivota -1977
Amigo da 2ª Companhia Independente da Polícia Militar -Queimados – Nova Iguaçu
-1978
Honra ao Mérito – G.R. Escola de Samba Camisolão -1982
Honra ao Mérito – G.R. Escola de Samba Unidos do Mutuá -1983
Honra ao Mérito -Associação dos Seresteiros do Estado Rio de Janeiro – 1984
Benemérito do Esporte Gonçalense – Liga Gonçalense de Desportos -1984
Membro da Nação Cruzmaltina – Vila Lage E. C. -1985
Menção Honrosa -Associação Fluminense de Jornalistas e Associação de Cronistas
Carnavalescos de Niterói -1985
Destaques do Estado do Rio de Janeiro – Troféu Ararigbóia – Grande Amigo – 1987
Destaques do Estado do Rio de Janeiro – Troféu Ararigbóia -Comenda – 1988
Amigo do Comércio Gonçalense – Sindicato do Comércio Varejista de SG -1988
Personalidade Única – Revista Única – 1989
Honra ao Mérito – Melhor do Ano – Correio do Grande Rio -1990
Diploma - 7º Batalhão de Polícia Militar - 1990
Membro da Nação Cruzmaltina – Vila Lage Esporte Clube -1991
Destaque do Ano – Mil Artes Publicidade e Eventos -1992
Amigo dos Lojistas – Clube de Diretores Lojistas de São Gonçalo -1993
Benemérito do Abrigo Cristo Redentor – São Gonçalo -1994
Maktube Eventos e Promoções – Personalidade do Ano – 1994
Destaque do Ano – Correio do Grande Rio -1994
Honra ao Mérito – Lions Clube São Gonçalo -1995
Honra ao Mérito -Tamoio Futebol Clube – Mil Artes Publicidade e Eventos -1995
Destaque da Secretaria Municipal de Saúde – SG -1995
Maktube Eventos e Promoções – Personalidade do Ano -1995
Homenagem da CEDAE – Superintendência Regional Leste -1995
Homenagem da Secretaria Municipal de Comunicação Social, Esporte e Lazer -1995
Ordem do Mérito João Havelange – Associação dos Cronistas Desportivos do Estado
do Rio de Janeiro -1996
Homenagem da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer –SG -1996
Menção Honrosa – Associação Fluminense de Propaganda -1997
Menção Honrosa – Associação Fluminense de Propaganda -1997
Moção de Louvor – Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro -1998
Homenagem do Rotary Club São Gonçalo – Alcântara -1999
Amigo do 7º Batalhão de Polícia Militar – 1999
Diploma de Reconhecimento e Mútua Fraternidade -Loja Maçônica Independência
nº 19. -2003
Moção de Congratulações – Câmara Municipal de São Gonçalo – 30 de março de 2004
Moção de Congratulações – Câmara Municipal de São Gonçalo – 22 de abril de 2004
O Comunicador – Homenagem do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro – 2004
Homenagem da Associação Comercial e Industrial de São Gonçalo -2005
Honra ao Mérito – 7º Batalhão de Polícia Militar -2006
Diploma - Instituto Histórico e Geográfico de São Gonçalo - 2006
Honra ao Mérito – Momento Musical Salvatori -2008
Diploma Os Melhores de 2009 -Jornal O POVO – São Gonçalo
Honrs ao Mérito - Sindicato dos Engenheiros e Arquitetos-SG - 2011
Moção de Congratulações da ALERJ- Deputado José Luiz Nanci- 2011
Moção de Aplausos no II Encontro Estadual de Assessores de Comunicação em
Niterói - Câmara de Vereadores - Prefeitura- Neltur- Sindicato de Jornalistas- 2011
Honra ao Mérito - Instituto Social e Esportivo Juventude Gonçalense - 2012
Sócio Honorário do Rotary Club de São Gonçalo - 2012
Homenagem - Academia Gonçalense de Letras, Artes e Ciências - 2012
Diploma de participação no IV Congresso de Jornalistas - Maricá - 2012
Diploma Honra ao Mérito - CEREI - 2012

Medalhas Legislativas – Cartões de Prata.

Câmara Municipal de São Gonçalo - 1978
Cartão de Prata -Incentivador do Esporte -Academia Silueta-1988
Cartão de Prata – Colégio Estadual Frederico Azevedo - 1992
Cartão de Prata – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – 1995
Cartão de Prata – 25 anos de jornalismo em São Gonçalo – 1995 – Associação dos
Servidores do Legislativo Gonçalense – Asleg -
Medalha Joaquim Lavoura - Câmara Municipal de São Gonçalo - 1995
Cartão de Prata – Homenagem do Povo de São Gonçalo pelos bons serviços prestados
à cidade. 1995
Cartão de Prata – Homenagem do radialista e comunicador Hugo Jorge- 1995.
Homenagem da Prefeitura de São Gonçalo – Governo João Barbosa Bravo – 25 anos
de jornalismo e locução em São Gonçalo – Abrigo Cristo Redentor – 1995.
Cinco (5) anos de Aero Dance Corporation - Academia Silueta - 1996.
Homenagem aos 35 anos de jornalismo e de locução em São Gonçalo – Mil Artes
Publicidade – Tamoio Futebol Clube – 2005.
Arte Francesa (Gravura) - Artista Plástica Nádia Restum - Homenagem do Instituto de Educação "Clélia Nanci" (São Gonçalo) - Desfile cívico, escolar e militar dos 120 anos da cidade. 2010.
Cartão de Prata - 50 anos de jornalismo e locução no RJ- Jubileu de Ouro - Homenagem: Prefeita Aparecida Panisset -Deputado Márcio Panisset - 2010
Cartão de Prata - Homenagem do Instituto de Educação Clélia Nanci - Personalidade Gonçalense - 10 de outubro de 2013.

CRIADOR -COORDENADOR – APRESENTADOR DE EVENTOS

Concurso Embaixatriz do Turismo do Estado do Rio de Janeiro - coordenação: Jornalista Ayrton Guimarães - 1961
Concurso de Quadrilhas da Roça do Estado do Rio de Janeiro -1963
Concurso Senhorita Encanto do Estado do Rio de Janeiro -1964/1988
Concurso A Mais Bela Estudante Gonçalense 1973/1988
Concurso Miss Estado do Rio de Janeiro – Petrópolis – Hotel Quitandinha -1971
Baile das Debutantes e shows artísticos – Tamoio. 1972
Desfiles Carnavalescos de Blocos e Escolas de Samba de São Gonçalo – 1972 a 2007.
Apresentador de shows da Boite Casarão - 1977
Concurso Senhorita Verão de Niterói -São Gonçalo -1978 - CSSEERJ
Concurso Modelo – Manequim São Gonçalo – 1978/1979 - Rodoshopping
Concurso Melhor Manequim Mirim
Concurso Miss São Gonçalo
Concurso Miss Angra dos Reis - Clube Vera Cruz
Concurso Miss Maricá
Concurso Miss Barra do Piraí
Desfile de Moda-Verão da Indústria de Maiôs POESI -Tamoio e Aboud Modas
Concurso Miss Piscina do Tamoio
Festivais da Canção e de Poesia dos Colégios Califórnia e Pereira Rocha
Festival de Poesia de São Gonçalo -poeta e escritor Oton São Paio – Colégio Castello
Branco e Uerj -Patronato.
Concurso Garota She-ra´s
Concurso Garota São Gonçalo - Tamoio F.C.
Concurso Rainha do Carnaval de São Gonçalo - Escola de Samba Unidos do Porto da Pedra
Concurso Rainha dos Trabalhadores de São Gonçalo - Tamoio F.C.
Concurso Os Melhores do Ano
Concurso Destaques do Ano
Desfile cívico-escolar no bairro Rocha - São Gonçalo - 1982/1992.
Desfile cívico-escolar em Santa Izabel – SG. 1983/2012
Festa de Queijos e Vinhos – Associação dos Funcionários do Legislativo Gonçalense.
Clube Mauá.
Desfile do Exército – Dia da Independência – Praia de Icaraí - Niterói
Desfile do Dia da Infantaria – 3º Batalhão de Infantaria – SG
Casamento Comunitário – SMDS
Baile de Debutantes de São Gonçalo – SMDS – Tamoio F.C.
Pousadas de Natal -Papai Noel – Clube de Diretores Lojistas de São Gonçalo,.
Projeto Cultural e Artístico “Momento Musical Salvatori”. - 2007/08/09/10/11/12/13
Lançamento de candidatura política do vereador Josias Muniz - 2010 - Clube Esportivo Mauá
Lançamento de candidatura política do vereador Josias Muniz - 2012 -
Conferência sobre o Trabalho - Desembargador Siro Darlan - Colégio Ernani Faria - 2012

INAUGURAÇÕES

Colégio Municipal Presidente Castello Branco
Colégio Municipal Ernani Faria
Centro Cultural Prefeito Joaquim Lavoura
Casas Pernambucanas
Super Mercado Nossa Senhora de Nazaré
Pneus Daflon - Zé Garoto
Hollywood Disco Clube - Mutondo
Cinema São Jorge –Nova Cidade.
Casa de Shows Mare Nostrum - Colubandê
Rodoshopping - Centro
Cinema Rodoshopping - Centro - SG
Silueta Clínica de Estética e Beleza
Churrascaria La Premiata - Centro SG.
Barril 2000 - Zé Garoto
Restaurante Você Q Kiss - Alcântara
Cemitério Parque da Paz - Pachecos
Casa de Shows Capone´s
Hospital da Mulher - Zé Garoto
Reínauguração do P.S. Alcântara - 2012
Colégios Municipais, Postos de Saúde e Obras de Asfaltamento.

APRESENTAÇÃO EM SHOWS

Roberto Carlos
Caubi Peixoto
Cy Manifold
Bill Halley e Seus Cometas
Conjunto MPB –4
Zé Ketti
Juliano Torres (argentino)
Conjunto “Samba-Show
Conjunto Oxford
Conjunto Serenade
Kátia
Perla (cantora paraguaia)
Nelson Gonçalves
Wanderley Cardoso
Sidney Magal
Marina Lima
Tim Maia
Wando
Elymar Santos
Emílio Santiago
Biafra
Zeca Pagodinho
Alcione
Dominguinhos do Estácio – Showmício.
Carequinha.
Élson do Forrogode –Showmício.
Rico Medeiros -Showmício
Mister Mu – Showmício.
Pepê e Neném – showmício.
Orquestra Pingos & Gotas
Mara
Marcelo Crivella
Cantora Marta Calmon e Luiz Cláudio
Conjunto Musical “Os Trovadores”
Cantor e compositor Dunga
Cantora Helena Kimmer