segunda-feira, 12 de julho de 2010

A Grécia - Seus Deuses


A Grécia é o berço da democracia, literatura, cultura, da ciência política, da matemática, do teatro. Localiza-se na parte meridional dos Balcãs, entre a Europa, Ásia e África, tendo limites com a Macedônia, Bulgária, Albânia, Turquia. É banhada pelo Mar Egeu, Mar Mediterrâneo e o Mar Jônico (que a liga a Itália). Atenas é a capital, e são destaques entre as suas 1.400 ilhas, das quais, apenas 227 são habitadas, as belas Creta, Rodes, Miconos, Corfu, Lesbos, Cefalônia, Samos, Chibéia, Cárpato.
Na Grécia Antiga, no alto do Monte Olimpo, viviam os Deus Gregos, que dirigiam os destinos dos mortais. Uns eram bons. Outros maus. Mais tarde, quando os romanos invadiram e dominaram a Grécia, assimilaram a sua cultura, mas mudaram a denominação dos seus Deuses.
Os Deuses Gregos: ZEUS (foto) - Rei de todos os Deuses; ATENÁ - Deusa de Atenas, Guardiã da sabedoria e da consciência espiritual; AFRODITE - Deusa do Amor; ARES - Deus da Guerra; ADES - Deus do mundo dos mortos e do subterrâneo; HERA - Deusa protetora das mulheres, do casamento e do nascimento; POSEIDON - Deus dos mares e dos oceanos; EROS - Deus do amor e da paixão; HESTIA - Deusa do lar; APOLO - Deus da beleza masculina, da poesia, da música e da luz do sol; ÁRTEMIS - Deus da Caça, da castidade, dos animais selvagens e da luz; DEMÉTER - Deus da agricultura, da colheita; DIONISIO - Deus do vinho, das festas; HERMES- Mensageiro dos deuses e dos comerciantes; HEFESTO - Deus dos metais, do fogo e da metalurgia; CRONO- Deus do tempo; GAIA- Planeta Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário