quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Nada se compara a Búzios. Nada mesmo...


Não consegui ficar mais de meia hora na Praia da Tartaruga, em Búzios. Saí convencido de que nada se compara a praia de Geribá. É a mais bonita da região, a mais procurada, frequência mais selecionada, mais limpa, melhor atendimento comercial (onde existe a melhor ostra, o melhor peixe e o melhor camarão). E,a melhor vida noturna...
Depois, vem João Fernandes, onde os iates de turismo atracam. Outras mais citadas: Tartaruguinha, Ossos, Macumba.
A noite, nada se iguala a Rua das Pedras, com o seu vai-e-vem incessante de turistas de todo o mundo, trazidos pela imagem criada na década de 60, pela atriz francesa Brigite Bardot, estrela principal do filme "E Deus criou a mulher" - 1956 - (e de mais de 50 filmes) , do diretor de cinema Roger Vadim (que casou-se com ela em 1954).
Brigite ganhou estátua de bronze, na orla maritima da cidade (Orla Bardot), obra da artista plástica Christina Motta.
Brigite Bardot (Brigitte Anne Marie Bardot), nascida em Paris, em 28 de setembro de 1934, foi simbolo sexual nos anos 60/70. Visitou Búzios em 1964, em companhia do seu namorado,o play boy e produtor marroquino Bob Zagury que vivia no Brasil, e gostou tanto, que passou a divulgá-lo no exterior e, até mesmo para os brasileiros. Empresta ainda seu nome ao cinema local e a pousada Brigitttta´s, onde se hospedou.
Abandonou a carreira em 1973 para se dedicar a defesa dos animais,como as baleias, focas,etc.

N.R. Comecei a frequentar Búzios no início de minha carreira como jornalista, em 1961, bem como Arraial do Cabo e Cabo Frio. Foi quando tive contato com Brigite Bardot e Bob Zagury. Não a achava uma grande beleza, mas possuidora de um enorme magnetismo. Um dos meus amigos na juventude, o cirurgião-plástico niteroiense José Vieira Júnior (ainda na faculdade) era um dos grandes e constantes parceiros nas noitadas.
Na minha modesta opinião, em termos de turismo, quando se fala em sol e mar, Búzios vem em primeito lugar no Estado do Rio de Janeiro. Depois, Angra dos Reis, Arraial do Cabo, Cabo Frio e Rio das Ostras. Não incluo aqui cidades geográficamente diferentes.
Guardo boas recordações de Búzios (que o tempo não poderá nunca apagar). De bons momentos...
Na Semana Santa, me aguarde, Búzios!
Foto: wikipédia - a enciclopédia livre

Carnaval em Arraial do Cabo


Atendendo a convite da minha amiga Ana Rosa, lá fui eu passar o carnaval em Arraial do Cabo. Localizamo-nos em dois flats, no Edíficio Loft, na Prainha, cujo construtor e síndico -para minha surpresa- é um antigo amigo, o arquiteto Antonio Carlos Pinto que foi secretário de Urbanismo, em São Gonçalo.
Os pais de Ana, Jaci e Rosa, seus tios Josias e Norma, suas filhas Mariana (com o namorado Ralph, que sabe tudo de música nacional e internacional) e Rosana (que acabou de se diplomar em Direito), a "Rainha do Funk", o irmão Eduardo, a esposa Thays e as belas filhas Eduarda (como fala e ri), e Fernanda, deram-me um tratamento carinhoso e estou muito agradecido.
Ainda conosco, o garotão Henrique (eleito o símbolo sexual do carnaval de Arraial de Cabo), Vanessa (a Bela Adormecida) parece que foi picada pela mosca africana Tsé Tsé e pegou a doença do sono; e, a elétrica, agitada, Amanda (Amanco, Amanco).
O programa incluiu, praia o dia todo, carnaval em Praia Grande à noite, uma ida a Pizzaria Michelângelo, onde uma Banda de rock nos brindou com músicas de James Browm, Elvis Presley, Rita Lee, Fagner, Zé Ramalho, desfile com a Banda da Alegria pelas ruas do Arraial e excursão a Praia do Forno por uma trilha (nessa saí fora).
Com Amanda e Vanessa fiz um passeio de escuna saindo da Praia dos Anjos, pelas prainhas do Arraial, entre as quais, Farol, Grande, Forno, Ilha dos Porcos, e a Gruta Azul. Agora, a próxima meta é a Semana Santa em Búzios...
Confesso que de tanto arrumar e desfazer malas nos últimos tempos, estou cansado dessa vida de turista. Mas, o que se há de fazer?. Ninguém é perfeito!

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Carnaval em Búzios (uma de minhas paixões)

Mal cheguei de Manaus (onde passei 30 dias maravilhosos) em São Gonçalo, já estou de malas prontas para seguir viagem. Desta vez, aproveitando os dias de carnaval, estarei em Búzios (comendo ostras na praia de Geribá e frutos do mar na Rua das Pedras), mas hospedado em um flat em Arraial do Cabo, com fugidas para Rio das Ostras e Cabo Frio, lugares onde curti bons momentos em um passado recente.
Retorno após o carnaval, a fim de editar o meu jornal Observador, trabalhar até o final do ano em campanhas políticas, e, resolver questões jurídicas pendentes. A partir de 2010, penso seriamente em terminar os meus dias em Manaus, junto aos meus filhos, noras e netos.

2010 será o ano-chave de minhas novas aspirações...

Para finalizar, um provérbio japonês: "Quando Deus fecha a porta, deixa sempre uma janela aberta".

domingo, 7 de fevereiro de 2010

2ª Guerra Mundial - 1939/1945

SEGUNDA PARTE

A Força Expedicionária Brasileira (FEB), com o símbolo "A Cobra está Fumando", esteve presente nos campos da Itália, participando com bravura, das conquistas de Monte Castelo (21/02/1945), Castelnuovo (05/03/1945), Montese (14-15/04/1945), Rossi Fornovo, Panaro, Fornovo de Taro, Turim. Muitos tombaram em defesa da soberania das Naçõe e da Democracia, combatendo o Nazi-Facismo de Hitler e Mussolini.

Fatos marcantes
Entre tantos acontecimentos importantes ocorridos na 2ª Guerra Mundial", que terminou em 08 de maio de 1945, com a rendição das Forças do Eixo, situam-se: 1 - o ataque a Pearl Harbour pelos japoneses, que levou os Estados Unidos a entrarem na Guerra; 2 - o extermínio nos Fornos e Câmaras de Gás de Auschiutz e Treblinka e entre outros campos de concentração, de 6 milhões de judeus, pelas tropas alemãs; 3 -As bombas atômicas lançadas pelos americanos sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, que forçaram a rendição do Japão; 4 - O suicídio de Adolpho Hitler ao sentir que tudo estava perdido. que a Alemanha havia sido derrotada. Que seus sonhos de conquistar o Mundo e de criar uma Raça Ariana haviam terminado; 5 - O Julgamento de Nuremberg onde os criminosos de guerra (nem todos) foram julgados por crimes hediondos contra a Humanidade; 6 - A reconstrução pós-guerra da Alemanha, Japão e da Itália e o surgimento de novos líderes envolvidos com a Democracia.

A Lição
As Nações devem ter aprendido bastante com as Guerras Mundiais (1ª e 2ª). Tudo leva a crer que tais fatos não se repetirão. Desejamos que o bom senso prevaleça entre todos.

2ª Guerra Mundial - 1939/1945

1º PARTE

Em 1º de setembro de 1939, a Alemanha,do ditador Adolpho Hitler, invadiu a Polônia. Daí originou-se o grande conflito bélico que envolveu tropas militares de mais de 70 países, onde até o seu término em 08 de maio de 1945, morreram aprximadamente 72 milhões de pessoas, sendo 26 milhões de soldados e 46 milhões de civis.
As Forças Inimigas (o Eixo) eram integradas pela Alemanha, Itália e Japão, enquanto as Forças Aliadas eram formadas inicialmente, entre outras, pela Grã-Bretanha, França, União Soviética, Estados Unidos e China. O Brasil só entrou na Guerra, em 26 de agosto de 1942, por decisão do então presidente Getúlio Varhas, face o torpedeamento em águas brasileiras, dos navios da Marinha Mercante (Lóide Brasileiro), Parnaiba, Rio Branco, Gonçalves Dias, Barbacena, Osório, Lage, entre outros. No total, 39 navios mercantes e 4 da Marinha de Guerra do Brasil.
A Força Expedicionária Brasileira (FEB), sob o comando do Marechal Mascarenhas de Moraes, era composta por integrantes do Exército (V Divisão, IV Exército e 6º R. I.), Marinha de Guerra e da Aeronáutica.O comando da Marinha estava a cargo do Contra-Almirante Durval de Oliveira, da náu capitânea, o Encouraçado Minas Gerais. A Força se compunha, do Encouraçado São Paulo, de Cruzadores, Contratorpedeiros e destróieres, submarinos.
A Força Aérea (FAB) -Aeronáutica - era comandada pelo Major Aviador Nero Mourado. O 1º Grupo de Caça, o "Senta a Pua". Os aviões de caça Thunderbolt tinham como emblema, um Avestruz, com quepe, escudo, pistola, nuvem, nas cores verde e amarelo e vermelho. O "Senta a Pua" foi condecorado pelo Governo dos Estados Unidos por atos de bravura.