domingo, 7 de fevereiro de 2010

2ª Guerra Mundial - 1939/1945

1º PARTE

Em 1º de setembro de 1939, a Alemanha,do ditador Adolpho Hitler, invadiu a Polônia. Daí originou-se o grande conflito bélico que envolveu tropas militares de mais de 70 países, onde até o seu término em 08 de maio de 1945, morreram aprximadamente 72 milhões de pessoas, sendo 26 milhões de soldados e 46 milhões de civis.
As Forças Inimigas (o Eixo) eram integradas pela Alemanha, Itália e Japão, enquanto as Forças Aliadas eram formadas inicialmente, entre outras, pela Grã-Bretanha, França, União Soviética, Estados Unidos e China. O Brasil só entrou na Guerra, em 26 de agosto de 1942, por decisão do então presidente Getúlio Varhas, face o torpedeamento em águas brasileiras, dos navios da Marinha Mercante (Lóide Brasileiro), Parnaiba, Rio Branco, Gonçalves Dias, Barbacena, Osório, Lage, entre outros. No total, 39 navios mercantes e 4 da Marinha de Guerra do Brasil.
A Força Expedicionária Brasileira (FEB), sob o comando do Marechal Mascarenhas de Moraes, era composta por integrantes do Exército (V Divisão, IV Exército e 6º R. I.), Marinha de Guerra e da Aeronáutica.O comando da Marinha estava a cargo do Contra-Almirante Durval de Oliveira, da náu capitânea, o Encouraçado Minas Gerais. A Força se compunha, do Encouraçado São Paulo, de Cruzadores, Contratorpedeiros e destróieres, submarinos.
A Força Aérea (FAB) -Aeronáutica - era comandada pelo Major Aviador Nero Mourado. O 1º Grupo de Caça, o "Senta a Pua". Os aviões de caça Thunderbolt tinham como emblema, um Avestruz, com quepe, escudo, pistola, nuvem, nas cores verde e amarelo e vermelho. O "Senta a Pua" foi condecorado pelo Governo dos Estados Unidos por atos de bravura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário