domingo, 18 de setembro de 2011

Machado de Assis - o Bruxo do Cosme Velho

  Machado de Assis - foto Wikipédia - a enciclopédia livre -.

Escreveu 9 romances e peças teatrais; 200 contos; 5 coletâneas de poesias e sonetos; mais de 600 crônicas. Foi o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras (foto) - ABL.
Machado de Assis ( na infância, Machadinho) filho de família humilde, mulato, de saúde frágil, epiléptico, gago, perdeu muito cedo sua mãe, Maria Leopoldina Machado de Assis. Seu pai, Francisco José de Assis, um mestiço de negro e português, casou-se outra vez e com a sua morte, o menino passou a ser criado pela madrasta Maria Inês, que foi trabalhar como doceira em um escola pública em São Cristovão, com Machadinho ajudando na venda dos doces.
Nunca estudou em escolas regulares e nem cursou qualquer universidade. Aprendeu a ler sozinho. Mais tarde, autodidata, aprendeu a falar francês, inglês e alemão.
Entre as suas obras, mais conhecidas, incluem-se: seu primeiro livro de poesias, "Crisálida", em 1867; "A Mão e a Luva" (1874); "Memórias Póstumas de Brás Cubas" (1881); "Dom Casmurro" (1899); "Memorial de Áries"; "Quincas Borba".
Ganhou o apelido de "Bruxo do Cosme Velho", de seus vizinhos na rua onde morava, número 18, porque, no seu quintal, havia um caldeirão de bronze, onde queimava cartas, jornais e papéis velhos. Mais tarde, tornou-se assim conhecido, através de uma crônica a ele dedicada pelo poeta Carlos Drumond de Andrade, publicada no Jornal "O Globo".

"Pensamento" - "Cada qual sabe amar a seu modo; o modo pouco importa; o essencial é que saiba amar". (Machado de Assis).

Nota do Redator. O pensamento acima foi enviado pela minha amiga no Facebook, jornalista Andressa Dias, que trabalhou comigo no Jornal O POVO-SG. Eu disse que acrescentaria no trecho, "o modo pouco importa", a frase: desde que a sua ambição seja recompensada. Porque conheci alguém (que julgava conhecer bem) que seguiu à risca essa frase. 
Em relação a Machado de Assis: nunca foi um dos meus escritores preferidos. Mas, há que se fazer justiça à sua inteligência e ao seu trabalho admirado por todos, que até hoje incentiva os estudantes e, até mesmo, os doutos professores.
Justamente, por isso, é o mais importante nome da literatura brasileira...


BONS AMIGOS
Machado de Assis
Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
Amigo a gente sente!

Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.
Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.
Amigo a gente entende!

Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.
Porque amigo sofre e chora.
Amigo não tem hora pra consolar!

Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.
Porque amigo é a direção.
Amigo é a base quando falta o chão!

Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.
Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.
Ter amigos é a melhor cumplicidade!

Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinhos,
Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!

P.S - Para os meus verdadeiros e leais AMIGOS!

Republicado a pedido                         

Um comentário:

  1. Querido Assueres,
    Quis saber como Machado tinha recebido o apelido de Bruxo do Cosme Velho e advinha onde vim achar...
    Foi a primeira referência do Google! Como conseguiu essa proeza? A busca de palavras-chaves para figurar no topo do google é trabalho profissional!
    Parabéns pelo blog e por tudo o q vc representa para o jornalismo! Abraços!
    Marcello Benites

    ResponderExcluir