terça-feira, 3 de julho de 2012

Jornalistas fluminenses reuniram-se em Congresso em Maricá

Fotos: repórter fotográfico
Pedro Truda
Legendas: Assueres Barbosa


Continentino Porto instala
em Maricá, o IV Congresso
Estadual de Jornalistas
Profissionais

Biólogo Thiago de Paula
Secretário de Meio Ambiente
de Maricá 

Jornalistas Alba Valéria, Continentino Porto
Dulce Tupy e Sérgio Caldieri
Karina Pussenti, Assueres e Juliana Padilha
foto: Juliana 
                                                                           
Estudantes de Comunicação Social da Faculdade
Castello Branco, Karina Pussenti (E)
e Juliana Padilha (D)
o presidente Continentino e a lider sindical
Ivonete Truda



Jornalistas e estudantes de comunicação social de diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro, se reuniram no último fim de semana, no município de Maricá, a fim de participarem do IV Congresso Estadual de Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, uma iniciativa do Sindicato da categoria com o apoio da Prefeitura local  (governo Washington Quaquá), sob a coordenação geral do jornalista Continentino Porto (presidente) e da jornalista Alba Valéria (secretária municipal de Comunicação Social), sob o tema "O Jornalismo, o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável no Estado do Rio".
Os congressistas ficaram hospedados na aprazível pousada da Associação dos Servidores Fazendários (Assefaz), onde contaram com coquetel, café da manhã e da tarde, e almoço. A instalação dos trabalhos aconteceu na sexta-feira, dia 29, sob a presidência do jornalista Continentino Porto e com a participação do vice-presidente, professor e jornalista Álvaro Brito - que fez a leitura do Regimento, aprovado a seguir pelos convencionais, por unanimidade; jornalista Sérgio Caldieri - representando a ABI-; secretário de Turismo, Amaury Vicente -representante do prefeito Washington Quaquá -; secretária de Comunicação Social Alba Valéria. 
Na abertura do Painel 1, abordando o tema Meio Ambiente, sob a moderação da jornalista Dulce Tupy, apresentaram-se os conferencistas: jornalista, escritor e ambientalista Vilmar Berna; jornalista, escritor e ambientalista Ernesto Galiotto; jornalista Milena Almeida, da Agenda 21-Comperj; Subsecretário de Meio Ambiente de Marica, Biólogo Thiago de Paula. 
O Painel 2, discutindo o Marco Regulatório, Organização Sindical e Diploma, contou com a moderação do jornalista Sérgio Caldieri, e a participação dos conferencistas: jornalista e professor de Comunicação Social da UFRJ, Nilo Sergio Gomes; jornalista e professor da Universidade de Barra Mansa, Álvaro Brito; jornalista Mário de Souza -representante da categoria junto a FENAJ-.
O Painel 3, sob o tema Mídias Sociais e Direitos Humanos, teve a moderação do jornalista Mário Augusto Jacobskind, com as apreciações dos conferencistas: Gilney Vianna - titular da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República; Carlos Eugênio Paz - Rede Democrática, Jornal na Internet -; Márcio Kerbel - Movimento dos Blogueiros Progressistas -; jornalista Inaldo Batista - anistiado político.


CONVENCIONAIS
Compareceram ao IV Congresso de Jornalistas, representações dos seguintes municípios fluminenses: Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Saquarema, Resende, Araruama, Magé, Nova Iguaçu, Barra Mansa, Volta Redonda, Itatiaia e Maricá.
Registrando-se, ainda, a delegação oriunda do Sul-Fluminense, integrada pelos estudantes de Comunicação Social da Universidade de Barra Mansa: Raíssa Caroline, Renan Carlos Maia, Rianne Batista, Diego Bedra, Filipe Pereira, Larissa Flores, Brena Lacerda, Paolla Rodrigues, Juliana Neves (Volta Redonda), Joseane Ramos (Volta Redonda), Carla Rodrigues (Volta Redonda), Juliany Arantes (Resende), Edurne Miravete (Resende), Luana Vieira (Itatiaia), sob a coordenação do professor Álvaro Brito.
Da Faculdade Castello Branco, compareceram as estudantes de Comunicação Social, Juliana Padilha (Magé) e Karina Pussenti (Nova Iguaçu), que atuaram na recepção aos congressistas.
Muito comemorado, com direito a bolo, oferecido pelo presidente Continentino Porto e diretoria, e o clássico "Parabens Prá Você", o aniversário natalício da jornalista Dulce Tupy, vice-presidente do Sindicato de Jornalistas e diretora da Tupy Comunicações, que edita o jornal SAQUÁ, do município de Saquarema. As jornalistas Michele Maria, Monique Barcelos e Alessandra Calazans, de sua equipe, ofertaram-lhe rosas.
Na parte social, houve show artístico (violão e voz) com o cantor Ed Baiano, exposição "Dulcinéias Africanas", do artista plástico Eduino Vaz, de Maricá, e passeios na festa de São Pedro, em Araçatiba, e na área ambiental da região de Espraiado, região campestre de inúmeras cachoeiras. 


PRESENÇAS
Jornalista Osvaldo Maneschy, secretário de Trabalho de Niterói; Jornalista José Antonio (Barroco), sub-secretário de Ciência e Tecnologia de Niterói; jornalista Luiz Carlos Coelho (Folha Militar); jornalista Carlos Meritello Jornais em Bate Papo); jornalista Cláudio Monteiro (Brasil Já); jornalista Elen Genúncio, representante da deputada estadual Rejane de Almeida; jornalista Waléria de Carvalho, assessora de imprensa do Sindicato dos Artistas, representando o ator e cineasta Jorge Coutinho, presidente da entidade; Elbson de Ávila e Clarice Ávila, do SEPE de Barra Mansa, Ivonete Rodrigues Truda, representante do Sindicato de Processamento de Dados; jornalistas Everton Chemale. Edmilson Soares, Guilherme Stocchero; fotógrafo Pedro Truda; cinegrafistas Maurício Guimarães, Luiz Carlos Bougleux.
Conduzindo a delegação, com muita propriedade, Paulo Cesar de Jesus, da Viação 1.001. Agradecimentos do Sindicato à empresa e ao profissional em questão.


REPRESENTAÇÃO
Delegados do Sindicato que irão ao Congresso Nacional de Jornalistas, que será realizado em Rio Branco. no Acre, no período compreendido entre os dias 7 e 11 de novembro: Continentino Porto, Álvaro Brito, Dulce Tupy e Fernando Paulino.
A estudante Juliany Arantes, da Universidade de Barra Mansa, foi escolhida para representar a categoria. Sua suplente é a sua colega, Carla Rodrigues.


COORDENAÇÃO
A diretoria do Sindicato de Jornalistas Profissionais: Continentino Porto (presidente); Álvaro Brito (1º vice-presidente); Dulce Tupy (2º vice); Fernando Paulino (secretário-geral); Marco Aurelio Mendonça secretário); Ernesto Viana (1º tesoureiro); Salomão Santana (2º tesoureiro); Sérgio Caldieri (diretor jurídico); Inaldo Batista (suplente da diretoria).
Conselho Fiscal: Adilson Guimarães e Evaldo Nascimento; Conselho de Ética: Osvaldo Maneschy, José Marques e Nilo Sérgio Gomes; Representante junto à FENAJ; Mário de Souza; secretária: Lygia Magalhães.
Mestre de Cerimonial: Assueres Barbosa.


MARICÁ
Equipe de trabalho do município de Maricá: Alba Valéria (secretária de Comunicação Social); e sua equipe: Fernando Uchôa, Sérgio Renato Azevedo, Odemir Capistrano, Celso Soares, Clarildo Menezes, Ana Beatriz, Fernando Silva, Geraldo Júnior.
Amaury Vicente. secretário de Turismo e o funcionário Yolando.




Nenhum comentário:

Postar um comentário