sexta-feira, 13 de julho de 2012

A Química na História - CBQ


O Comitê Técnico Científico do Congresso Brasileiro de Química, que será realizado no período compreendido entre os dias 14 e 18 de outubro, na cidade de Recife, em Pernambuco, acaba de aprovar o trabalho "A Química na História", de autoria de Ana Caroline Araújo Duarte da Silva e Fabrício Rodrigues da Silva, para ser apresentado no conclave.
Na introdução do documento, Ana Caroline e Fabrício abordam a pré-história como um período anterior ao aparecimento da escrita cuneiforme, há 4.000 a,C., e falam das soluções encontradas pelo ser humano para desenvolver, aos poucos, as soluções práticas para os problemas da vida, inventando objetos e desenvolvendo a cultura em três fases: Paleolítico (ou Idade da Pedra Lascada), Mesolítico (rumo ao desenvolvimento e à sobrevivência) e Neolítico (ou Idade da Pedra Polida).
A evolução do Homem na Pré-História (principais espécies) é citada:
- Australopithecus - Pithecanthropus erectus - Homem de Neandertal - Homem de Cro-Magnon - Homo Sapiens.
A História da Química começa a ser contada, na Pré-História (a descoberta do fogo), Idade Antiga (no Antigo Egito, a mumificação de cadáveres e na Grécia, a defesa da constituição atômica da matéria); na Idade Média (quando recebe o nome de Alquimia), os árabes obtiveram substâncias, como o álcool, ferro, ácido nítrico, ácido sulfúrico, etc); na Idade Moderna, a química médica passou a descobrir substâncias (remédios) que curavam doenças.
No final do século XVIII, durante a Revolução francesa, a Química, a exemplo da Física, torna-se uma ciência exata. O químico Lavoisier descobriu que, durante as transformações químicas e físicas, ocorre a conservação da matéria (Lei da Conservação da matéria).
    Foi com Lavoisier que se iniciou, na Química, o método científico, que estuda os porquês e as causas dos fenômenos.

Idade Contemporânea
    Embora a ciência Química tenha surgido com o cientista Lavoisier, a Química tecnológica só vai ter lugar a partir da Primeira Guerra Mundial e ganhar impulso com a Segunda Guerra.
        Graças à Química tecnológica puderam ser construídos aparelhos que permitem a execução prática das teorias e também a descoberta de centenas de novas substâncias por dia, muitas das quais importantes para a humanidade.
7
.    Objetivos:
7
.1- Objetivo Geral
    Apresentar a química para alunos do ensino fundamental através da realização de exposições e experimentos contando um pouco sobre a história e o avanço desta ciência. Proporcionando o desenvolvimento e competências com os temas e conteúdos do ensino na área da química e da história, influenciando diretamente o aluno.
7.2 Objetivo Especifico
Direcionar o aluno para indagações sobre as pinturas rupestres, de como o homem preparava as tintas para suas pinturas? O que a química tem haver com as cores? Como preparar essas tintas?

8.    Justificativa
    O propósito do projeto é contribuir para formação de uma cultura cientifica que permita o individuo interpretar os acontecimentos a sua volta.
9.
9.Aula de Química: nessa parte, os autores do texto, explicam o que são tintas, falam sobre a tinta na pré-história (as tintas rupestres) e mostram a preparação das tintas (na prática).
a
a                                                 APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS



                                                     Ana Caroline Araújo Duarte da Silva
                                                            - Licenciada em Química -
                                                     Universidade do Norte -Uninorte- 
                                                      Manaus. AM.

                                               O diretor do Centro Integrado de Educação da 
                                                          Amazônia (CIEAM) Lorraynne
                                             O diretor Lorraynne, a pedagoga Ariadne,
                                               o professor Fabrício Rodrigues e alunos
                                                                           
                                                                           
                                                     O aluno Felipe Duarte do Nascimento
                                                 e os colegas de turma, Breno, Samuel Ricardo,
                                                 Keven e Gabriel Araújo Ferreira.
                                         

                                                   Os alunos Geovanni, Matheus e Camily

                                                     Ana Caroline, Licenciada em Química 
                                                 pela Universidade do Norte - UniNorte -
                                                                   Manaus. AM
                                                         e o aluno Gabriel Araújo Ferreira



Nenhum comentário:

Postar um comentário