O Comitê Técnico Científico do Congresso Brasileiro de Química, que será realizado no período compreendido entre os dias 14 e 18 de outubro, na cidade de Recife, em Pernambuco, acaba de aprovar o trabalho "A
Química na História", de autoria de Ana Caroline Araújo Duarte da Silva e Fabrício Rodrigues da Silva, para ser apresentado no conclave.
Na introdução do documento, Ana Caroline e Fabrício abordam a pré-história como um período anterior ao aparecimento da escrita cuneiforme, há 4.000 a,C., e falam das soluções encontradas pelo ser humano para desenvolver, aos poucos, as soluções práticas para os problemas da vida, inventando objetos e desenvolvendo a cultura em três fases: Paleolítico (ou Idade da Pedra Lascada), Mesolítico (rumo ao desenvolvimento e à sobrevivência) e Neolítico (ou Idade da Pedra Polida).
A evolução do Homem na Pré-História (principais espécies) é citada:
- Australopithecus - Pithecanthropus erectus - Homem de Neandertal - Homem de Cro-Magnon - Homo Sapiens.
A História da Química começa a ser contada, na Pré-História (a descoberta do fogo), Idade Antiga (no Antigo Egito, a mumificação de cadáveres e na Grécia, a defesa da constituição atômica da matéria); na Idade Média (quando recebe o nome de Alquimia), os árabes obtiveram substâncias, como o álcool, ferro, ácido nítrico, ácido sulfúrico, etc); na Idade Moderna, a química médica passou a descobrir substâncias (remédios) que curavam doenças.
No final do século XVIII, durante a
Revolução francesa, a Química, a exemplo da Física, torna-se uma ciência exata.
O químico Lavoisier descobriu que, durante as transformações químicas e
físicas, ocorre a conservação da matéria (Lei da Conservação da matéria).
Foi com Lavoisier que se iniciou, na
Química, o método científico, que estuda os porquês e as causas dos fenômenos.
Idade Contemporânea
Embora a ciência Química tenha surgido com o cientista
Lavoisier, a Química
tecnológica só vai ter lugar
a partir da Primeira Guerra Mundial e ganhar impulso com a Segunda Guerra.
Graças à Química tecnológica puderam ser construídos aparelhos que
permitem a execução prática das teorias e também a descoberta de centenas de
novas substâncias por dia, muitas das quais importantes para a humanidade.
7
.
Objetivos:
7
.1- Objetivo Geral
Apresentar a química para
alunos do ensino fundamental através da realização de exposições e experimentos
contando um pouco sobre a história e o avanço desta ciência. Proporcionando o
desenvolvimento e competências com os temas e conteúdos do ensino na área da
química e da história, influenciando diretamente o aluno.
7.2 Objetivo Especifico
Direcionar
o aluno para indagações sobre as pinturas rupestres, de como o homem preparava
as tintas para suas pinturas? O que a química tem haver com as cores? Como
preparar essas tintas?
8.
Justificativa
O
propósito do projeto é contribuir para formação de uma cultura cientifica que
permita o individuo interpretar os acontecimentos a sua volta.
9.
9.Aula de
Química: nessa parte, os autores do texto, explicam o que são tintas, falam sobre a tinta na pré-história (as tintas rupestres) e mostram a preparação das tintas (na prática).
a
a APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
a
a APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
Ana Caroline Araújo Duarte da Silva
- Licenciada em Química -
Universidade do Norte -Uninorte-
Manaus. AM.
O diretor do Centro Integrado de Educação da
Amazônia (CIEAM) Lorraynne
O diretor Lorraynne, a pedagoga Ariadne,
o professor Fabrício Rodrigues e alunos
O aluno Felipe Duarte do Nascimento
e os colegas de turma, Breno, Samuel Ricardo,
Keven e Gabriel Araújo Ferreira.
Os alunos Geovanni, Matheus e Camily
Ana Caroline, Licenciada em Química
- Licenciada em Química -
Universidade do Norte -Uninorte-
Manaus. AM.
O diretor do Centro Integrado de Educação da
Amazônia (CIEAM) Lorraynne
O diretor Lorraynne, a pedagoga Ariadne,
o professor Fabrício Rodrigues e alunos
O aluno Felipe Duarte do Nascimento
e os colegas de turma, Breno, Samuel Ricardo,
Keven e Gabriel Araújo Ferreira.
Os alunos Geovanni, Matheus e Camily
Ana Caroline, Licenciada em Química
pela Universidade do Norte - UniNorte -
Manaus. AM
e o aluno Gabriel Araújo Ferreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário