segunda-feira, 30 de julho de 2012

Os Caminhos de Santiago de Compostela


A Basílica de Santiago
de Compostela

Desde o século IX, os "Caminhos de Santiago" vem sendo percorridos por milhões de peregrinos - assim chamados, porque segundo o latim "per aegros" significa "os que atravessam os campos". Eles são oriundos de todas as partes do mundo e tem como símbolo uma concha (viveira) chamada pelos locais de "venera". Destinam-se à Basílica de Santiago de Compostela.
Os itinerários são muitos, mas o mais conhecido é o Caminho Francês, que traz viajantes do continente europeu, a pé ou a cavalo, em direção à cidade de São Tiago de Compostela, atravessando o nordeste da Espanha, há doze séculos, onde foram encontrados os restos mortais do Apóstolo São Tiago. 
As diversas rotas, são: o Caminho Francês - Que recebe entre outros a Via Podiensis e antes a Via Gebennensis, a partir de Saint-Jean-Pied-de-Port, entra na Espanha porRoncesvalles, no sopé dos Pirenéus, e de lá segue por cerca de 800 quilómetros até Compostela.
A este liga-se o Caminho Aragonês ("Tramo Aragonés") com saída em Somport, com cerca de 980 quilómetros.
  • Caminho da Prata ("Via de la Plata") - com saída em Sevilha (Espanha), passando por Chaves e Ourense, é o mais longo e segue uma antiga estrada romana a que os árabes chamaram algo que foneticamente soava a 'plata' e assim ficou o nome
  • Caminho Primitivo - com saída em Oviedo.
  • Caminho do Norte - sai de Ribadeo e segue por cerca de 220 quilómetros.
  • Caminho Português, com várias alternativas.
  • Importante: Apenas os Caminhos InglêsFrancês e Português chegam a Santiago de Compostela.
    Os outros caminhos vão se incorporando a estes três, durante o percurso. O Caminho de Finisterra une Santiago de Compostela e o Cabo Finisterra.

Facilidades: Os caminhantes não encontram dificuldades em se localizarem, porque todos os percursos são sinalizados com  setas de cor amarela, no chão, muros, pedras, postes, árvores, estradas, marcos de granito ou concreto. E, todos passam em frente à Igreja mais importante ou mais antiga de cada cidade.

Bibliografia
  • ALMADA, Lourenço JoséA Caminho de Santiago, Roteiro do Peregrino, Lello Editores, Porto, jan. 2000.
  • MORENO, Humberto BaqueroAs Peregrinações a Santiago e as Relações Entre o Norte de Portugal e a Galiza, I Congresso dos Caminhos Portugueses a Santiago de Compostela, Edições Távola Redonda, 1992.
  • MORENO, Humberto Baquero, Vias portuguesas de Peregrinação a Santiago de Compostela na Idade Média, Revista da Faculdade de Letras, Porto, 1986.


Texto: Assueres Barbosa
Fonte: pesquisas bibliográficas e Wikipédia, a Enciclopédia Livre e  fotos: 
Nota do Redator: tenho como lembrança em meu acervo, uma concha (Viveira), a "Venera".





Nenhum comentário:

Postar um comentário