domingo, 26 de dezembro de 2010

São Gonçalo tem Relógio do Sol


RELÓGIO DO SOL É REINAUGURADO

Após um dos dias mais quentes do ano, na última terça-feira (21/12), a Praça Ayrton Senna, localizada no bairro Parada 40, em São Gonçalo, ficou cheia de gente para prestigiar a reinauguração do Relógio do Sol. A solenidade teve apresentações de teatro e música e foi marcada pela presença de autoridades, como o presidente da Fundação de Artes de São Gonçalo (Fasg) e secretário municipal de Cultura e Turismo, Carlos Ney, além de artistas, como o fundador da obra, há 20 anos, Décio Machado.

Primeiro foi preciso esperar o sol e a temperatura baixar um pouco. E o tempo ajudou. Assim, por volta das 20h, alunos do Núcleo de Teatro da Fasg, coordenado pela professora Suani Armond, iniciaram o evento, ao apresentar esquetes da peça teatral “E nós criamos o mundo”.

Também foi apresentado ao público um minueto de violinos, com as músicas Pompas Circunstâncias (Johan Sebastian Bach) e as canções natalinas Glória e Deck the halls. O número teve a supervisão e participação do professor de violino da Escola Municipal de Música Pixinguinha (EMMP), Rafael Machado. O centro de ensino musical também enviou alunos do minicoral, que surpreenderam ao cantar Como é grande o meu amor por você, de Roberto Carlos, além de uma canção natalina – sob a regência da professora Kenya Campos. Nos teclados, o professor Leandro Campanate.

A iniciativa reuniu políticos e empresários, mas, sobretudo, ressaltou a preocupação dos órgãos municipais de cultura e turismo de valorizar o que é de São Gonçalo.

Da Fasg, estiveram presentes o presidente da entidade, também secretário de Cultura e Turismo, Carlos Ney, a diretora da Casa das Artes Villa Real, Denise Velasco, o diretor da EMMP, Nilson Santiago, o superintendente de Letras, Marcos Vinícius Varela, e o superintendente de Operações Culturais – fundador do relógio do sol de São Gonçalo, Décio Machado.

A coordenadora dos clubes de astronomia de Magé e de Niterói, Noeli Piedade de Almenida, também prestigiou o evento. O cerimonial foi realizado pelo jornalista Assueres Barbosa.


HISTÓRIA – Pouca gente sabe, mas São Gonçalo possui o único relógio do sol vertical, com duas faces, do mundo. Inaugurado em 30 de setembro de 1990, o monumento acabou sendo depredado. Segundo revela o autor do projeto, o historiador e escritor Décio Machado, o relógio do sol de São Gonçalo é único no planeta e foi construído em homenagem ao centenário da emancipação política administrativa do município. Desta forma, no dia 30 de setembro de 1990, a iniciativa se concretizou.

“Estou muito feliz com essa conquista, que não é só minha, mas de todo povo gonçalense. Agradeço ao apoio de muitas pessoas, como o amigo da empresa Mundo do Acrílico, que forneceu o material usado na reforma, e a prefeitura da cidade”, disse Décio Machado, bastante emocionado por ver novamente sua criação em estado de nova.

Construído ao ar livre, o relógio foi inspirado em uma criação chinesa, exposta há cinco mil anos. A ideia foi homenagear o centenário de emancipação política de São Gonçalo, datada em 1990.

São Gonçalo, 22/12/2010
Fonte: Secretaria de Cultura e Turismo
Autor: Patrick Guimarães

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Prêmio UFF de Literatura

Festa no anúncio dos vencedores

do Prêmio UFF de Literatura 2010

Os paulistas abocanharam os primeiros lugares do Prêmio UFF de Literaturadeste ano, em todas as categorias: Rosana Banharoli, vencedora em Poesia, mora em Santo André, e Afonso Caramano, que levou o Troféu Itapuca na modalidade Crônica, em Jaú, enquanto Luiz Fernando Bolognesi, que teve o conto “50 Anos...classificado em primeiro, veio de Itu especialmente para a cerimônia de entrega do prêmio, realizada no dia 17 de dezembro, no campus do Gragoatá.

A festa contou com a encenação dos textos premiados, entrega de troféu e de um notebook aos primeiros colocados, além do lançamento da coletânea com os 20 textos selecionados em cada gênero. Em sua quarta edição, o prêmio, promovido pela Editora da UFF com o patrocínio da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, integrou as comemorações pelos 50 anos da Universidade Federal Fluminense.

Ter a minha crônica publicada no ano do Jubileu da UFF é uma honra”, declarou Afonso Caramano, durante o coquetel servido após o anúncio do resultado do concurso. Para Rosana Banharoli, o Prêmio UFF representa “o respeito aos escritores ainda anônimos”. Para Luiz Fernando Bolognesi, cujo conto encenado pelos ex-alunos do Curso de Atores UFF, sob a direção de Leonardo Simões, que recebeu aplausos entusiasmados da platéia, a boa classificação serve de incentivo ao seu trabalho como escritor: "A gente sempre tem aquela dúvida se o que estamos escrevendo é bom, se alguém vai querer ler... Este prêmio é um estímulo para os escritores. Ele me trouxe um retorno positivo sobre o que escrevo."

O incentivo aos novos autores é o principal objetivo do prêmio, segundo o diretor da Editora da UFF, professor Mauro Romero Leal Passos. A escritora Sônia Peçanha, coordenadora do projeto, acredita que o prêmio se fortaleceu ao longo de suas edições, motivo pelo qual atualmente o júri recebe textos de todo o Brasil e até mesmo do exterior. Confira, abaixo, o resultado do Prêmio UFF de Literatura 2010.



Poesia

1° Lugar . Rosana Banharoli

2° Lugar . Thiago Oliveira de Carvalho

3° Lugar . Sebastião Bonifácio Junior

Menção Honrosa

Alfredo Dolcino Motta

Carlos Pessoa Rosa

Daline Rodrigues Gerber

Daniela Biason Gomes Diana

Danilo Gustavo Asp

Diana Moreira de Souza Assis Vieira

Eliete Costa

Isabel Florinda Furini

Ivy Gomide

Jivago Medeiros

José Carlos Aragão

Marcio Dison da Silva

Marco Antonio Sloboda Cortez

Nathan Menezes Amarante Teixeira

Nilson de Carvalho Lattari

Rogerio Luz 223

Valéria Mares Alvares

Crônica

1° Lugar . Afonso Caramano

2° Lugar . Jean Marcel Silveira Gomes

3° Lugar . Alvaro Luiz Lutterback Dutra Dias

Menção Honrosa

Adelaide Maria Assunção de Miranda

Alberto Leôncio Martins Neto

Alfredo Dolcino Motta

André Kondo

Carlos Augusto Decúpero

Carlos Benites de Azevedo

Celso Lopes

Claudete A. Segalin de Andrade

Daline Rodrigues Gerber

Elias Antunes

Gloria Maria Chimenti Leão

Jorge Luiz Rodrigues

Luiz Gondim de Araujo Lins

Maria Apparecida S. Coquemala

Maria Elisa Souto Bessa

Valéria Áureo Cerqueira de Souza Lima da Fonseca

Valter Morigi

Conto

1° Lugar . Luiz Fernando Bolognesi

2° lugar . Henrique Bon

3° Lugar . Paulo Eduardo Mauá

Menção Honrosa

Alfeu Valença

Bethânia Pires Amaro

Carlos Pessoa Rosa

Celso Lopes

Claudete A. Segalin de Andrade

Eduardo Junqueira

Elias Ferreira Gomes

Fernanda Marra

Filipe Ferreira Galvão

Jean Marcel Silveira Gomes

Margareth de Oliveira Timoteo

Maria Apparecida S. Coquemale

Maria de Fátima Pinheiro Costa

Mônica Leite Costa

Paulo Virgilio D’Auria

Raimundo Nonato Albuquerque Silveira

Walther Moreira Santos


N.R. Release enviado pela assessora de Comunicação Social da Editora - UFF - jornalista Ana Paula Campos.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Incêndio do Circo completa 49 anos dia 17 (sexta-feira).


O dia 17 de dezembro de 1961 era um dia muito quente. A temperatura rondava os 40 graus. Eu, curtia o domingo assistindo uma partida de futebol no campo do Fonseca Atlético Clube, quando fui alertado por uma emissora de rádio, que o Grand Circus Norte Americano instalado na Praça do Expedicionário, em Niterói -onde hoje funciona um Centro Médico do Exército - estava pegando fogo. Ele, que havia sido inaugurado dois dias antes (15/12/1961).
O incêndio começou no momento em que os trapezistas iriam iniciar o perigoso salto triplo. Ao grito de "incêndio", todos começaram a correr em diversas direções. Ainda cheguei a tempo de ver as labaredas, a fumaça, a correria e o desespero das pessoas, a maior parte com queimaduras, que saiam aos gritos, por um buraco aberto por um elefante, que salvou muita gente, mas que também matou, pisoteando-as. Também vi corpos e mais corpos estendidos no interior do circo e, até mesmo sentados nas cadeiras. Todos que haviam ido se divertir com os palhaços, os trapezistas e os animais, na base da pipoca e do sorvete.
Foi iniciado o rescaldo pelo Corpo de Bombeiros, e o atendimento aos sobreviventes que eram conduzidos aos Hospitais Antônio Pedro, Santa Cruz, Azevedo Lima, Maritimos e para a Santa Casa de Misericórdia, enquanto os corpos dos que morreram eram levados em caminhões para o Ginásio Caio Martins e para o IML a fim de serem reconhecidos e depois sepultados. Muitos foram colocados nos frigoríficos da Indústria Maveroy (que produzia a geladeira Kelvinator), para serem conservados até o sepultamento.
Ás lágrimas escorriam por todos os rostos. Os cirurgiões plásticos Ivo Pitangui e Carlos Caldas, diversos médicos, enfermeiros e voluntários desdobravam-se nos atendimentos. Fui voluntário durante 15 dias no Azevedo Lima, cujo diretor era o saudoso médico Carlos Guida Risso.
A solidariedade do nosso povo e até mesmo internacional, foi enorme. A todo instante chegavam medicamentos,ataduras, alimentos, água. As pessoas corriam de um lado para o outro tentando ajudar de alguma forma. Decorridos tantos anos, ainda não se chegou ao número exato dos que perderam as suas vidas. Dizem que "na maior tragédia em circuito fechado" o número estimado de mortos oscila entre 350 e 400, dos quais 70% eram crianças.
Os culpados foram descobertos: Adilson Marcelino Alves, o Dequinha - condenado a 16 anos e mais seis em manicômio judiciário, que terminou assassinado mais tarde quando fugiu da cadeia - o mentor do crime, porque havia sido despedido do circo; José dos Santos, o Pardal -16 anos e mais um ano em colônia agrícola - e Walter Rosa dos Santos, o Bigode -14 anos e mais um ano em colônia agrícola -. Bigode comprou a gasolina e a jogou sob a lona e Dequinha ateou fogo.
Em São Gonçalo, o então prefeito Geremias de Mattos Fontes desapropriou parte das terras de propriedade do Palacete do Mimi, no bairro Estrela do Norte, e mandou construir o Cemitério de São Miguel, onde foram sepultadas vitimas do incêndio.Uma tragédia que nunca será esquecida!
Durante muitos anos o trauma impediu que crianças e adultos assistissem qualquer espetáculo circense em Niterói e São Gonçalo. Decorridos 49 anos, minha memória ainda está bem nítida em relação à tragédia. Ainda recordo do corpo de uma criancinha, de aproximadamente, dois ou três anos de idade, que morreu pisoteado por um elefante.
N.R. Recentemente, o Departamento de História da UERJ - Patronato - editou um documentário sobre o assunto e fui um dos entrevistados, bem como os médicos Ivo Pitangui, Carlos Caldas, e, os jornalistas Carlos Ruas e Mário Dias.

Texto da foto: Os trapezistas se preparam para a apresentação do salto triplo - a maior atração, mas a mais perigosa -. Nesse instante, alguém gritou: "o circo está pegando fogo". Estabeleceu-se então o pânico. Era o início da tragédia...

Foto: Departamento de Imagem Oral da Universidade Federal Fluminense - UFF -.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Rotarianos e Engenheiros premiam personalidades

O Rotary Clube Paraiso, presidido pelo advogado Mário Henrique Gonçalves Palma, e a Associação Gonçalense de Engenheiros e Arquitetos, presidida pelo engenheiro Luiz Carlos Silva, realizaram na última quarta-feira, dia 08 de dezembro, nos salões da Casa de Festas 40 Graus, uma solenidade (com coquetel e música a cargo do cantor Luiz Cláudio, que atuou nos conjuntos "Lafaiete" e "Os Lobos" e na Orquestra de Waldyr Calmon), destinado a homenagear personalidades que trabalham em prol do desenvolvimento do município de São Gonçalo.
Tive a honra de ser o homenageado principal da festividade. O Rotary e a AGEA entregaram-me Diplomas, nos quais, são citadas as frases: "por sua excelência profissional ao longo dos seus 50 anos (Jubileu de Ouro) de jornalismo". Confesso que fiquei muito feliz, por estar no meio de profissionais da mais alta qualidade, sendo por eles lembrado.
Entre os demais homenageados, estavam os geógrafos Francisco Lopes de Araújo e Jorge Azeredo Coutinho; engenheiros Edson Ezequiel de Matos (que foi prefeito de São Gonçalo por duas vezes e é deputado federal, representado pelo engenheiro Marco Aurélio Chacon), Olímpio (presidente do Sindicato dos Engenheiros e Arquitetos), José Chacon (presidente da Associação Fluminense de Engenheiros e Arquitetos - AFEA-), Agostinho Guerreiro (presidente do Conselho Regional de Engenheiros e Arquitetos - CREA-) e, Aluízio Belarmino de Mattos (homenagem póstuma).
Entre os presentes, estavam o governador assistente do Rotary, Distrito 4750, Miguel Mendonça; o secretário municipal de Planejamento, Luiz Paiva -representando a prefeita Aparecida Panisset-; advogado Claudio (OAB-SG); Arquiteta Roberta (Uerj-Patronato); advogada Lecilda; jornalistas Renata Idalgo (assessora de Imprensa do CREA) e João Simões; professor, rotariano e adesguiano Altivo Aleixo.
No meu discurso, em agradecimento, fiz questão de enfatizar o orgulho de ser homenageado, citando o fato de que na minha carreira profissional, sempre fiz questão de fazer amizades, mas entendendo sempre que o mais importante é preservá-las.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Obrigado, prefeita Aparecida Panisset!


A professora de História, Aparecida Panisset desde que assumiu a Prefeitura Municipal de São Gonçalo, tem dado mostras de uma enorme consideração com esse modesto jornalista. Assim que foi eleita em outubro de 2004, em primeiro turno, convidou-me a participar do seu governo e, pediu-me que ajudasse a organizar a solenidade de sua posse. E, foi o que fiz no dia 1º de janeiro de 2005, como Mestre de Cerimonial da PMSG.
Mas, o que mais emocionou-me foram suas palavras: "não estou convidando-o pelo nosso antigo conhecimento!. Por nossa antiga amizade! Mas, sim, pela sua credibilidade como jornalista em nossa cidade". O professor Eugênio Abreu, atual secretário-chefe de Gabinete, foi testemunha do fato.
Mais tarde, já prefeita, Aparecida Panisset nomearia meu filho Fabrício Rodrigues da Silva para o Departamento de Fiscalização Urbana (DFU), ele, filho de sua antiga colega (e minha ex-esposa) no Curso Normal do Colégio Paraiso, Maria da Conceição (falecida). Fabrício, hoje, reside em Manaus, onde trabalha e cursa História na Universidade do Norte (UNINORTE).
Em outubro de 2007, Aparecida foi reeleita prefeita de São Gonçalo, em outubro, em primeiro noturno, com uma votação de mais de 240 mil votos. Mais, uma vez, em 1º de janeiro de 2009, voltei a apresentar a sua solenidade de posse.
Recentemente, em 23 de setembro de 2010, a prefeita Aparecida Panisset mandou o Cerimonial organizar uma festa em comemoração aos meus 50 anos de jornalismo e locução no Estado do Rio de Janeiro, dos quais, 40 anos em SG. Uma fina recepção oferecida por ela e seu irmão, o deputado estadual Márcio Panisset, com direito a coquetel, apresentação da Orquestra Municipal e entrega de um belissimo Cartão de Prata, com os dizeres: "Assueres Barbosa da Silva: "Com o seu trabalho, a notícia rompe barreiras e voa pelo mundo levando a todos o bem mais precioso da atualidade: a informação".
No último dia 12 de novembro, quando a prefeita Aparecida Panisset comemorou mais uma data natalícia, determinou que eu fosse a sua festa, embora o evento fosse reservado para secretários, vereadores e subsecretários. E recebeu-me carinhosamente! Foto: Sandro Seixas.

Lembrança
A minha amizade com a prefeita Aparecida Panisset data de muito tempo. Ao longo dos anos, sempre estivemos juntos, trabalhando: quando coordenadora no Colégio Célia Peniche; quando chefe de gabinete da Presidência da Câmara Municipal de São Gonçalo; subsecretária de Educação; vereadora por dois mandatos legislativos; deputada estadual; prefeita por dois mandatos consecutivos.
Sinto-me honrado por essa amizade e muito grato por tudo que fez (e, faz) por mim!

domingo, 14 de novembro de 2010

Rancho dos Sonhos










O Rancho dos Sonhos, localizado em Rio do Ouro, São Gonçalo, na antiga Estrada de Ferro, atual Rodovia Amaral Peixoto, pertence à família do proprietário, Dr. Jarbas Câmara Pache de Faria, desde 1958, tendo como objetivos: oferecer área de lazer para eventos, criar cabras e produzir queijos. Com 70.000m² e espaço para reunir até 250 pessoas, o Rancho tem ainda uma grande piscina, campo de futebol, sauna, vestiário, churrasqueira, cozinha e salão coberto.

Novidade! Para quem gosta de aventura, a tirolesa do Rancho dos Sonhos já foi inaugurada. Ela conta com uma equipe de três bombeiros capacitados a dar suporte e segurança aos praticantes.

Um dos seus pontos altos é a criação de cabras que produz leite para venda, do qual são feitos também queijos, cujos benefícios são os seguintes: contendo pequenos glóbulos de lipídios e a ausência de aglutinina, substância que une as partículas gordurosas, o leite caprino facilita o processo digestivo de crianças e idosos.Os glóbulos de lipídios do leite caprino têm em sua composição duas vezes mais ácidos capróico, caprílico e cáprico do que o leite bovino. Estes ácidos são eficazes nos tratamentos de pacientes com síndrome de má-absorção de alimentos e distúrbios intestinais.

Diabetes: À presença da substância bio-ativa, IGF-1, no leite caprino, é um estimulante natural de produção de insulina (hormônio responsável pela metabolização do áçucar no organismo).Intolerância: Nos casos de crianças sensíveis ao consumo do leite bovino, o leite caprino é indicado devido a sua estrutura diferenciada, pois possui caseína-b, caseína alfa-s2.

Alergia: Um satisfatório substituto do leite bovino, o leite de cabra é indicado em casos de crianças e adultos alérgicos às proteínas do leite de vaca. Pois possui baixíssimas taxas de caseína alfa-s1 e lacto-albumina em sua composição.ulos de lipídios e a ausência de aglutinina, substância que une as partículas gordurosas, o leite caprino facilita o processo digestivo.

Os glóbulos de lipídios do leite caprino têm em sua composição duas vezes mais ácidos capróico, caprílico e cáprico do que o leite bovino. Estes ácidos são eficazes nos tratamentos de pacientes com síndrome de má-absorção de alimentos e distúrbios intestinais.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Uma mulher na presidência do Brasil: Dilma

Dilma Rousseff (PT) é a primeira mulher eleita presidente do Brasil. A candidata do presidente Lula, na eleição do último dia 31, em segundo turno, obteve nas urnas 55 milhões, 752 mil e 529 votos (56,0%), e derrotou José Serra (PSDB), que recebeu 43 milhões, 711 mil e 388 votos (44,0%). 106 milhões, 572 mil e 829 eleitores foram às urnas, enquanto 29 milhões, 181 mil e 634 (21,49%) deixaram de votar. No primeiro turno, abstiveram-se de votar, 18,12%.
Dilma, nascida em 14 de dezembro de 1947, em Belo Horizonte, Minas Gerais, na década de 70, foi presa por combater a ditadura militar e ficou três anos presa, sendo torturada. Na carreira pública: secretária municipal de Fazenda, de Porto Alegre (1986/1988); presidente da Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul (1991/1993); secretária de Energia, Minas e Comunicação do Rio Grande do Sul (1993/1994 e (1999/2002).
No Governo Lula, foi ministra da Casa Civil, até sair para se candidatar à presidência.

Transição
Dilma Rousseff, após a sua vitória, já definiu a equipe de transição de governo: o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci e o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, cuidarão da parte institucional; o presidente do PT, José Eduardo Dutra e o deputado José Eduardo Cardozo (PT/SP) vão coversar com os partidos da coligação que apoiou Dilma; e, o assessor especial da presidência, Marco Aurélio Garcia, se incumbirá da área internacional, com Clara Ant, responsável pelo banco de dados da campanha.




domingo, 17 de outubro de 2010

Igreja Católica tem seis novos santos

Cidade do Vaticano, 17 out (EFE).- O papa Bento XVI proclamou hoje seis novos santos, entre eles a australiana Mary Hellen Mackillop (1842-1909) e o canadense Alfred Bessette (1845-1937), os primeiros de seus países, em cerimônia na qual ressaltou a necessidade de rezar sempre, "sem se cansar".
Os outros santos são a freira espanhola Cándida María de Jesús (1845-1912), fundadora das Filhas de Jesus, o polonês Stanislaw Soltys Kazimierczyk (1433-1489), sacerdote dos Canônicos Regulares Lateranenses, e as freiras Giulia Salzano (1846-1929), fundadora da Congregação das Irmãs Catequistas do Sagrado Coração, e Camilla Battista da Varano (1458-1524), da Ordem de Santa Clara.
Diante de aproximadamente 100 mil pessoas, Bento XVI celebrou a oitava cerimônia de canonizações em seus cinco anos de Pontificado, das quais sete foram no Vaticano e uma no Brasil, em maio de 2007, quando Frei Galvão foi proclamado santo.
Com os seis de hoje, já são 34 os santos canonizados desde 2005, período no qual o papa também beatificou 600 fiéis, em sua maioria, espanhóis.
O papa Ratzinger disse que hoje foi renovada a festa da santidade e que os seis novos santos lembram que, diante de uma ofensa "deve haver justiça, mas sobretudo rezar, sempre, sem se cansar".
"Muitas vezes nos cansamos de rezar, temos a impressão de que prece não ser útil para a vida, que é pouco eficaz. Por isso, muitas vezes estamos tentados a empregar todos os meios humanos para alcançar nossos objetivos e não recorremos a Deus. Jesus, pelo contrário, afirma que é necessário rezar sempre", afirmou.
Bento XVI ressaltou, ainda: "Deus é a generosidade personificada e é misericordioso, sempre está disposto a escutar as preces, e não é preciso se desesperar. Temos de insistir sempre na reza".
Sobre os novos santos, o pontífice os pôs como modelo a seguir. Sobre Cándida María de Jesús, destacou sua vida voltada somente para Deus e destacou a criação das Filhas de Jesus, presentes em 17 países e que contam com 1.500 irmãs.
De Mary Hellen Mackillop, exaltou sua dedicação à educação das jovens pobres em uma Austrália rural. A nova santa chegou a enfrentar a hierarquia católica de seu país e foi excomungada, embora apenas temporariamente, pelo bispo de Adelaide por denunciar um padre pedófilo. O papa não citou esse episódio, mas ressaltou os inúmeros desafios que as freiras têm que enfrentar.
Do primeiro santo canadense, da Congregação da Santa Cruz, que foi porteiro do colégio Notre Dame, em Montreal, destacou que conheceu o sofrimento e a fome, manifestou uma caridade ilimitada e se dedicou a aliviar o sofrimento de pessoas que se aproximavam dele.
Por fim, sobre o santo polonês, salientou que toda sua vida esteve ligada à eucaristia, enquanto, das santas italianas, exaltou a união da preparação pedagógica ao fervor espiritual de Giulia Salzano e o trabalho para reformar a espiritualidade feminina de Camilla Battista de Varano.
A missa teve a presença de 185 prelados do Oriente Médio que assistem no Vaticano ao Sínodo de Bispos para essa região do mundo, onde os cristãos são 1,6 % da população.
A delegação da Polônia foi liderada pelo presidente do país, Bronislaw Komorowski; a espanhola, pelo Secretário de Estado de Justiça, Juan Carlos Campo Moreno; a do Canadá, pelo ministro de Assuntos Exteriores, Lawrence Cannon; a da Austrália, também pelo titular de Exteriores, Kevind Rudd, e a italiana, pelo subsecretário da Presidência do Governo, Gianni Letta.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Frases para se meditar

"Surpreende-nos encontrar no coração de algumas mulheres, um sentimento mais ardente do que o amor: a ambição. Por ela, no afã de buscar conquistas, coisas até então impossíveis, faz-se de tudo. Até mesmo renegar sentimentos verdadeiros". (autor desconhecido).

"Vencer em alguma coisa, seja no que for, é ambição sórdida. É lógico, portanto, se recorrer aos meios mais sórdidos, para conseguir o seu intento". (autor desconhecido).

"Devido à sua ambição e egoísmo, o homem e a mulher fazem de sua vida um verdadeiro naufrágio". (frase budista).

"Nosso caráter é o resultado da nossa conduta" - Aristóteles (filósofo grego).

"O importante na vida é saber voltar". (autor desconhecido).

"A verdade é como o sol, que um eclipse pode turvar, mas não pode apagar". (autor desconhecido).

"Nunca devemos julgar as pessoas que amamos. O amor que não é cego, não é amor". Honoré de Balzac - Escritor

"A vida seria maravilhosa se soubessemos o que fazer com ela". (autor desconhecido).

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Passeio em Presidente Figueiredo - AM


Nada como um fim de semana para se curtir com a família. Meu filho Fabrício, minha nora, Carol, meus netos Felipe e Clarinha, seus priminhos Bia e Biel (com os pais, Luiz e Neila), no Rio Urubuí, afluente do Rio Amazonas, em Presidente Figueiredo, cidade amazonense (107 kms da capital Manaus).
Quando eu viajar para Manaus no final do ano, pretendo ir à Venezuela. De Presidente Figueiredo até Boa Vista, capital de Roraima, são 12 horas de carro, e até a fronteira da Venezuela, são mais 10 horas. As distâncias entre as cidades da região amazônica, são muito grandes. Até mesmo de avião...

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Sergio Cabral é reeleito no RJ - Senadores eleitos

O governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), apoiado por uma forte coligação, reelegeu-se para mais quatro anos de mandato. Cabral obteve 5.217.972 votos, contra Fernando Gabeira (PV) que conquistou nas urnas, 1.632.671 votos. Fernando Peregrino ((PR) recebeu 853.220, ficando na terceira colocação.
As duas vagas para o Senado ficaram para Lindberg (PT), com 4.213.749 votos e Marcelo Crivella (PRB), com 3.332.886 votos. Jorge Picciani (PMDB) obteve 3.048.034 votos e foi o terceiro colocado, enquanto Cesar Maia (DEM ) recebeu 1.627.050 votos, ficando em quarto lugar. Waguinho (PR) foi o quinto colocado, com 1.295.946 votos e, Milton Temer (PSOL), o sexto, com 536.946 votos.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Deputados federais eleitos no RJ/2011/2014

DEPUTADOS FEDERAIS

Garotinho – PR – 694.862

Chico Alencar – PSOL – 240.724

Leonardo Picciani – PMDB – 165.630

Vitor Paulo – PRB – 157.580

Eduardo Cunha – PMDB – 150.616

Romário – PSB – 146.859

Jandira Feghali – PC do B – 146.26

Alexandre Cardoso – PSB – 146.260

Washington Reis – PMDB – 138.811

Alessandro Molon – PT – 129.515

Jair Bolsonaro – PP – 120.646

Pedro Paulo – PMDB – 105.406

Arolde de Oliveira – DEM – 99.457

Filipe Pereira – PSC – 98.280

Hugo Leal – PSC – 98.164

Dr Aluizio – PV – 95.412

Rodrigo Maia – DEM – 86.162

Luiz Sérgio – PT – 85.660

Julio Lopes – PP – 85.358

Otávio Leite – PSDB – 84.452

Stepan Nercessian – PPS – 84.006

Andreia Zito – PSDB – 82.832

Marcelo Matos – PDT – 80.862

Simão Sessim – PP – 77.800

Rodrigo Bethlem – PMDB – 74.312

Sirkis - PV - 73.185

Adrian – PMDB – 72.824

Alexandre Santos – PMDB – 72.822

Ezequiel - PMDB - 72.589

Benedita – PT – 71.036

Sérgio Zveiter – PDT – 65.826

Miro Teixeira - PDT - 63.119

Glauber – PSB – 57.549

Francisco Floriano – PR – 57.018

Edson Santos – PT – 52.123

Bittar - PT - 51.933

Walney Rocha – PTB – 51.203

Dr Adilson Soares – PR – 51.011

Zoinho – PR – 44.355

Felipe Bornier – PHS – 44.236

Neilton Mulim – PR – 41.480

Dr Paulo Cesar – PR – 33.856

Liliam Sá - PR - 29.248

Aureo – PRTB – 29.009

Paulo Feijó - PR - 22.619

Jean Willys - PSOL - 13.018

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Deputados estaduais eleitos no RJ - 2010/2014

WAGNER MONTES
PDT - 528.628

MARCELO FREIXO
PSOL - 177.253

SAMUEL MALAFAIA
PR - 134.515

PAULO MELO
PMDB - 121.684

CLARISSA GAROTINHO
PR - 118.863

ALEXANDRE CORREA
PRB - 112.676

PEDRO AUGUSTO
PMDB - 111.407

RAFAEL PICCIANI
PMDB - 96.034

DOMINGOS BRAZÃO
PMDB - 91.774

CIDINHA CAMPOS
PDT - 89.553

CARLOS MINC
PT - 87.210

EDSON ALBERTASSI
PMDB - 83.254

EDINO FONSECA
PR - 77.061

DIONISIO LINS
PP - 75.707

CHRISTINO ÁUREO
PMN – PMN / PSB -74.336

PEDRO FERNANDES
PMDB - 69.571

LUCINHA
PSDB – PPS / DEM / PSDB -67.035

ANDREIA DO CHARLINHO
PDT - 62.599

SABINO
PSC - 62.522

GRAÇA
PMDB - 61.294

DICA
PMDB - 59.220

FLAVIO BOLSONARO
PP - 58.322

RAFAEL DO GORDO
PSB – PMN / PSB - 55.831

ANDRE CORREA
PPS – PPS / DEM / PSDB -55.484

MARCIO PANISSET
PDT - 55.027

MARCOS ABRAHÃO
PT do B - 52.525

MARCOS SOARES
PDT - 52.099

ANDRÉ LAZARONI
PMDB - 49.839

FABIO SILVA
PR - 47.939

COMTE
PPS – PPS / DEM / PSDB -45.541

MARCELO SIMÃO
PSB – PMN / PSB -45.046

ALESSANDRO CALAZANS
PMN – PMN / PSB -44.549

MIGUEL JEOVANI
PR - 44.135

GUSTAVO TUTUCA
PSB – PMN / PSB -44.015

BERNARDO ROSSI
PMDB - 43.607

ROGERIO CABRAL
PSB – PMN / PSB -43.215

IRANILDO CAMPOS
PR - 42.398

CHIQUINHO DA MANGUEIRA
PMDB - 39.740

ROBERTO DINAMITE
PMDB - 39.730

MARCIO PACHECO
PSC -39.537

PAULO RAMOS
PDT - 39.023

RODRIGO NEVES
PT - 38.856

CORONEL JAIRO
PSC -38.791

GRACA PEREIRA
DEM – PPS / DEM / PSDB -38.746

RICARDO ABRÃO
PDT
37.742

GILBERTO PALMARES
PT
36.519

MARCUS VINICIUS – NESKAU
PTB – PTB / PSDC -35.508

ALTINEU CORTES
PR - 35.176

GERSON BERGHER
PSDB – PPS / DEM / PSDB -35.069

WAGUINHO SEMPRE JUNTOS
PRTB – PSL / PRTB -34.820

ASPASIA
PV - 34.733

LUIZ PAULO
PSDB – PPS / DEM / PSDB -34.502

CLAISE MARIA ZITO
PSDB – PPS / DEM / PSDB -33.664

JOAO PEIXOTO
PSDC – PTB / PSDC -33.203

FELIPE PEIXOTO
PDT -32.855

SAMUQUINHA
PR - 32.563

ROBERTO HENRIQUES
PR -M32.369

SALOMÃO
PT - 31.249

ZAQUEU
PT - 30.583

JOSE LUIZ NANCI
PPS – PPS / DEM / PSDB
28.798

INÊS PANDELÓ
PT - 28.798

BEBETO TETRA
PDT - 28.328

LUIZ MARTINS
PDT - 26.002

MYRIAN RIOS
PDT - 22.169

GERALDO MOREIRA
PTN – PTN / PHS
21.987

ENFª REJANE
PC do B - 21.033

THIAGO PAMPOLHA
PRP - 19.329

XANDRINHO
PV - 16.151

ROSANGELA GOMES
PRB - 10.586

JANIRA ROCHA
PSOL - 6.442





segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Deputados federais e estaduais eleitos de São Gonçalo

O município de São Gonçalo é o segundo colégio eleitoral do Estado do Rio de Janeiro e, o terceiro entre as cidades brasileiras (excluindo-se as capitais), com 652.973 eleitores. Justamente por isso, durante os períodos eleitorais, surgem candidatos de todos os municípios, visando a conquista dos seus votos.
Na última eleição - dia 03 de outubro de 2010 - não foi diferente. Tanto assim, que candidatos eleitos com grande votação, como o governador reeleito Sérgio Cabral, Wagner Montes (estadual), Romário (federal), Leonardo Picciani (federal), entre outros, aqui aportaram. Os candidatos à presidência, Dilma Roussef e José Serra, os candidatos ao Senado, Marcelo Crivella, Lindberg, Cesar Maia e Jorge Picciani, e os candidatos ao governo do Estado, Sérgio Cabral e Fernando Gabeira, também aqui estiveram.
Assim é que mais uma vez, os gonçalenses perderam a oportunidade de aumentarem as suas bancadas na Câmara Federal e na Assembléia Legislativa. Foram eleitos apenas dois deputados federais e seis deputados estaduais.

Deputados federais eleitos por São Gonçalo: Edson Ezequiel (PMDB), com 72.589 votos; Neilton Mulim (PR), com 41.480 votos.

Deputados estaduais eleitos por São Gonçalo: Alexandre Corrêa (PRB), com 112.676, Édino Fonseca (PR), com 77.061 votos; Graça Matos (PMDB), com 61.294 votos; Rafael do Gordo (PSB), com 55.831 votos; Márcio Panisset (PDT), com 55.027 votos; Altineu Côrtes (PR), com 35.176 votos; José Luiz Nanci (PPS), com 28.798 votos.

Não se elegeram para a Câmara Federal: Dilson Drumond (PDT), com 51.979 votos; Adolpho Konder (DEM), com 35.800 votos; Josias Muniz (PSC), com 20.110 votos; Augusto Senna (PV), com 6.238 votos; Marcelo Amendoim (PRB), com 1.716 votos; professor Natalino Gomes (PT), com 781 votos.

Não se elegeram para a Assembléia Legislativa: Capitão Nelson (PSC), com 15.026 votos; Jorge Mariola (PDT), com 13.000 votos; Mota da Coopasa (PSL), com 6.282 votos; Beatriz Santos (PRB), com 5.742 votos; Josimar (PSB), com 4.585 votos, Dr. Rodrigo Cantini (PMN), com 3.947 votos, Randal Farah (PCdoB), com 2.786 votos; Patrícia Silva (PRTB), com 1.269 votos; Assuer Júnior (PSC), com 959 votos, Natalino Gomes (PT), com 786 votos.



quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Jubileu de Ouro - 50 anos de jornalismo e locução no RJ

A emoção tomou conta de mim na última quinta-feira, dia 23 de setembro de 2010. No Salão DI FESTAS, no bairro Rocha, muitos amigos compareceram ao coquetel oferecido a mim, pela prefeita Aparecida Panisset, na comemoração dos meus 50 anos de jornalismo e locução no Estado do Rio de Janeiro, e 40 de jornalismo e locução no município de São Gonçalo.
A festa contou com a apresentação especial da Orquestra Municipal de São Gonçalo, regida pelos maestros Dudão e Natinho Batera, que na minha chegada brindou-me com a minha música especial "New York, New York. E, dancei, ainda, Night And Day, In The Mood, Besame Mucho e outras mais. Então, antigas recordações levaram-me ao passado...
Pronunciamentos de amigos como o jornalista Rujany Martins, o ex-deputado estadual Francisco Lomelino, os ex-prefeitos Osmar Leitão Rosa e Hairson Monteiro, do meu "irmão", jornalista Luiz Carlos Azevedo e da prefeita Aparecida Panisset ao oferecer-me uma enorme placa de prata, onde está escrito "Assuéres Barbosa da Silva: com o seu trabalho, a notícia rompe barreiras e voa pelo mundo, levando a todos, o bem mais precioso da atualidade: a informação".
Como registrar presenças em um momento como este, sem esquecer alguém. Mas, entre tantos, ali estavam: meus padrinhos Alcides de Souza e Marina Martins de Souza; ex-prefeito Zeir Porto e Marlene; Eduardo de Carvalho (representante do governador Sérgio Cabral), Dra. Lucinda Marques Corrêa (representante da deputada Beatriz Santos; escritor Homero Guião; os amigos do dia-a-dia: Laí e Dita; Jorge Cabral e Marisi, Cristina Raposo, Márcia Valéria Nanci e o esposo Dr. Thomaz Nanci, Dra. Enilcéa Alho, Dr. Evaldo Palmar, Dr. Joelson Gonçalves, Dr. Jorge Penna, Dr. Wilson Castro de Oliveira, ; os jornalistas Paulo Roberto Araújo, Renata Idalgo, Dayana de Paula, Andrea Cursino, Hosana Sauerbron e o esposo Lúcio; Arnaldo Nascimento, Jesuino Dias, José Carlos Rocha, Valéria Aguiar, Dayse Alvarenga, Dom Amaro (radialista), Claro (presidente da Associação Fluminense de Jornalistas), J. Sobrinho, Jorge Goulart, Erick Rodrigues, Rubem Billet, Mauro Sérgio Barros (UNIJOR), Cezar Vianna de Mattos, Jonas Guimarães, Roberto Maurício.

N. R. Tenho que dar continuídade em outro artigo...

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Homenagens na Câmara de Vereadores - SG

A Câmara Municipal de São Gonçalo aprovou, e no próximo dia 27 de setembro, durante Sessão Solene pela passagem dos 120 anos de emancipação político-administrativa da cidade, estarei recebendo em Plenário, dois importantes títulos legislativos, justamente quando completo 50 anos de jornalismo e locução no Estado do Rio de Janeiro e, 40 anos de jornalismo e de locução no município de São Gonçalo.
Inicialmente, receberei o título legislativo "Governador Paulo Torres", por indicação do vereador-jornalista José Carlos Vicente.
Depois, receberei o título legislativo "Prefeito Nicanor Ferreira Nunes", por indicação do vereador Eduardo Gordo, atual presidente do Poder Legislativo Gonçalense.
Ressalte-se que trabalhei com o saudoso Governador do Estado Rio de Janeiro, Marechal Paulo Torres, que também foi Senador e Deputado Federal. E, também, com o saudoso prefeito de São Gonçalo, Nicanor Ferreira Nunes (1971/1972.

HONRARIAS
Os dois títulos legislativos irão se incorporar à outras homenagens que recebi da Câmara Municipal de São Gonçalo, como:

a) "Cidadão Gonçalense" - 1974 - Indicação do saudoso vereador Orlando Domingues da Silva.

b) "Personalidade Gonçalense" - 2. 000 - Indicação do vereador Paulo César Ramos Neto.

c) "Jornalista Belarmino de Mattos" - 2.000 - Indicação do vereador José Jorge Côrtes Freitas

d) "Jornalista Roberto Marinho" - 2.006 - Indicação do vereador capitão Nelson Ruas

e) Título e Medalha Legislativa "Prefeito Joaquim de Almeida Lavoura" - C. M. S. G.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Destruição das Torres Gêmeas - Morte de Bin Laden - 04 de maio de 2011

Foto: Wikipédia - a enciclopédia livre.

Bin Laden é morto no Paquistão

Às vésperas de completar 10 anos da destruição das Torres Gêmeas - 11 de setembro de 2001 - no World Trade Center, no centro financeiro de Nova Yorque, e de outro atentado contra o Pentágono, em Washingon, nos Estados Unidos, durante um dos maiores atos de terrorismo, perpetrado pelo terrorista Khalid Cheicker, do grupo Al-Qaeda, liderado pelo terrorista Osama Bin Laden, os Estados Unidos anunciaram, ontem, dia 1º de maio, a morte de Bin Laden, durante uma ação do exército americano em parceria com forças militares do Paquistão.
O anúncio foi feito pela Rede CNN de TV, pelo presidente Barack Obama, adiantando que Bin Laden foi morto durante uma troca de tiros, numa mansão nos arredores de Islamabad, capital do Paquistão. Segundo o presidente americano, "podemos dizer que a justiça foi feita". Os americanos sairam às ruas comemorando o acontecimento.

RELEMBRANDO

No dia 11 de setembro de 2001, às 8h46minutos, o mundo assistiu, abismado, um dos maiores atos terroristas de todos os tempos. A destruição por um grupo de fanáticos, liderados pelo terrorista Khalid Cheiker (autor intelectual), das Torres Gêmeas do World Trade Center, um prédio com 110 andares, no centro financeiro de Nova Yorque, nos Estados Unidos.
Quatro aviões comerciais a jato, da American Air Lines foram seqüestrados em pleno vôo, com seus passageiros.
O American Air Line 11 foi arremessado contra a Torre Norte e o American Air Lines 175, contra a Torre Sul. As duas Torres, incendiadas, desabaram após duas horas (10h20minutos). Um terceiro avião projetou-se contra o prédio do Pentágono, localizado em Arlington, Virgínia, enquanto o quarto avião caiu em um campo de futebol. Na tragédia, morreram 2.996 pessoas (muitas se jogaram pelas janelas) incluindo-se os 19 terroristas que participaram do atentado, e 6.291 pessoas ficaram feridas. O grupo terrorista Al-Qaeda, de Osama Bin Laden, assumiu a responsabilidade do ato.
Hoje, o local abriga o Marco Zero, um dos memoriais mais reverenciados pelo povo americano. Um novo prédio, ainda maior, está sendo reconstruído, com uma maior altura (541 metros de altura) e imponência do que as antigas Torres do WTC, e deve ser inaugurado em 2013. O Memorial do Pentágono - também alvo dos terroristas - foi concluído em 11 de setembro de 2008, e está aberto à visitação popular.

N.R. À época, eu trabalhava na redação do Jornal O SÃO GONÇALO, quando as primeiras imagens do atentado começaram a aparecer na tela da TV. Inicialmente, custei a acreditar (tal qual, quando das imagens veículadas na época em que o homem pisou na Lua pela primeira vez, em que julguei tratar-se de mensagem publicitária). Logo, constatei a veracidade dos fatos. E, o mundo assistiu, estarrecido, uma das maiores barbáries da especie humana.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Independência do Brasil: 7 DE SETEMBRO - 1822 -2011



Independência do Brasil - (republicado)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



Denomina-se Independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política
desse país do reino de Portugal, no início doséculo XIX. Oficialmente, a data comemorada é a
de 7 de setembro de 1822, quando ocorreu o episódio do chamado "Grito do Ipiranga". De acordo
com a história oficial, nesta data, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo),
o Príncipe Regente D. Pedro bradou perante a sua comitiva: Independência ou Morte!.
Determinados aspectos dessa versão, no entanto, são contestados por alguns historiadores.
A moderna historiografia em História do Brasil remete o início do processo de independência
a partir de 1808.

Nota do Redator
Há mais de 20 anos, apresento o desfile escolar que é realizado no bairro Santa Izabel,
no município de São Gonçalo. Infelizmente, pela primeira vez, por problemas de saúde,
não poderei comparecer esse ano.
Mas, Deus me ajudará a apresentar os 121 anos de Emancipação Político Administrativa
 de São Gonçalo, no próximo dia 22 de setembro.