sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Noite de arte e cultura no Teatro Amazonas

O cantor pernambucano Marconi Araújo é um artista de capacidades únicas, do gênero Barroco, que se apresenta, hoje, sexta-feira, dia 15, à noite, acompanhado pela Orquestra de Câmara do Amazonas, regenciada pelo maestro Marcelo de Jesus, no Teatro Amazonas, em Manaus. Segundo os críticos especializados "não existe no Brasil, outro contratenor que misture virtuosismo - notas rápidas - e lirismo - lento e dramático - em seu repertório".
No programa, Marconi Araújo que acaba de retornar dos Estados Unidos onde completou o mestrado, estudando Handel, apresenta 11 árias de óperas do periodo Barroco, dos compositores George Frederich HANDEL (1685-1759) e Antonio VIVALDI (1678-1741), entre as quais, as Árias 'Venti, turbini, prestate' e 'Cara Sposade', da ópera "Rinaldo"; 'VolcheUdite' e 'Come Nubbe', da ópera "Agripina"; 'Gelido in ognivena' da ópera "Farnace", essa copiada e editada da partitura original de Vivaldi.
As músicas foram escritas originalmente para os "cantores castrados". Do século 16 até o final do século 19, "cantores eram castrados para que, por um distúrbio hormonal, suas vozes permanecessem agudas, como de crianças".

N.R. Estarei na primneira fila, aplaudindo essa belissima programação que integra a 'Série Guaraná 6'. O próximo concerto será no próximo domingo com a Amazonas Filarmônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário