sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Palacete Provincial (Manaus)



Construído em 1861 para servir de residência ao então Comandante da Guarda Nacional de Manaus, o Palacete Provincial, sediado na Praça Heliodoro Balbi (centro da cidade) abriga obras do Patrimônio Histórico e Artístico da Humanidade. O valor monetário do seu acervo é incalculável. Sua arquitetura é européia. Suas dependências, suas portas em arco pleno, são cópias oficiais dos originais existentes no Museu d0 Louvre, em París, na França.
O governador Domingos Monteiro Peixoto (1873/1875) determinou a conclusão na época, das obras do Palacete, que depois passou a ser ocupado pela Polícia Militar por 100 anos. Recentemente, o atual governador do Estado do Amazonas, Eduardo Braga, autorizou as obras de reestruturação do Palacete Providencial, e das praças ao seu redor, Heliodoro Balbi, Roosevelt e Gonçalves Dias, que exibem bustos de Dom Pedro I, Diana, a Caçadora, Ninfa, Mercúrio, e chafarizes luminosos e sonoros.
Em suas diversas salas, o Palacete Providencial abriga: Pinacoteca (quadros de artistas famosos), Museu da Imagem e do Som, Atelier de Restauro, Exposição de esculturas (cito o busto de Voltaire e uma armadura Medieval), Museu Tiradentes (Polícia Militar), Exposição Arqueológica, Museu de Numismática (moedas e notas de diversos países e épocas que datam dos anos 20 (Dinastia Ming, Egito, Grécia, Itália, Japão, Inglaterra, Estados Unidos, Holanda, Brasil Imperial e República) até 2005).
Simplesmente maravilhoso e digno de ser visitado, o Palacete Provincial de Manaus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário